Morreu, neste Sábado de Aleluia (8 de abril de 2023), aos 89 anos, o ex-superintendente do Centro Internacional de Negócios (CNI), ex-superintendente do Trade Point da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), professor, escritor, advogado e economista Eduardo de Castro Bezerra Neto.
Nascido, em 16 de dezembro de 1934, Eduardo Bezerra Neto formou-se em:
- 1957 - Direito-Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
- 1957 - Aperfeicoamento em Administração Pública pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV).
- 1961 - Aperfeicoamento em Agricultural Economics International Seminar pelo Ohio State University-Estados Unidos.
- 1963 a 1966 - Presidente da Fundação do Bem Estar do Menor do Ceará (Febemce), no 1º Governo Virgílio Távora.
- 1964 - Ciências Econômicas-Universidade Federal do Ceará (UFC).
- 1971 - Mestrado em Agricultural Economics pela University of Arizona-Estados Unidos.
- 1979 a 1982 - Secretário cearense de Ação Social, no 2º Governo Virgílio Távora.
- 1980 a 2023 - 43 anos na Cadeira 11 do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico. Eleito em 4 de fevereiro e empossado em 22 de maio de 1980.
- 1980 a 2022 - Articulista por 42 anos do Jornal da Fiec, Revista da Fiec, O Povo, O Estado, Tribuna do Ceará e Diário do Nordeste.
- 1999 - Aperfeicoamento em Globalizing Brazilian Corporation 21st Century pela International Institute for Management Development-Estados Unidos.
- 2000 a 2020 - 20 anos diretor do Instituto Brasil-Estados Unidos-Ceará (Ibeu-CE).
- Jornalista Lauriberto Braga - Trabalhei, na Fiec, com professor Eduardo de Castro Bezerra Neto na Gestão Fernando Cirino Gurgel (1993-1996). Sempre muito atencioso com a imprensa. Fazia questão de repassar seus conhecimentos econômicos, sociais e do Direito nas suas entrevistas. Ultamente, sempre, que ia a Fiec para cobertura, o encontrava para conversas humaritárias".
- Jornalista César Espíndola - Triste notícia. A partida lamentável do querido Eduardo Bezerra, que foi meu gestor à época, em que estive à frente da Assessoria de Comunicação da Fiec. Sempre educado, gentil e prestativo. Que Deus o receba na Sua Infinita Misericórdia e console a família nesse momento de dor".
- Jornalista Marise Pontes - Por muitos anos, acredito que por mais de uma década, comemoramos nosso aniversário juntos: Eu, Sebastião Alves, meu fotógrafo preferido; e o Doutor Eduardo Bezerra. Era o Protocolo de todo dia 16 de dezembro na Fiec: sairmos em busca uns dos outros para os abraços, felicitações e troca de afeto. Dos três, só eu continuo por aqui. Hoje Doutor Eduardo subiu pro andar de cima. Acredito, que com a leveza, que foi sua característica em vida. Fica a saudade de nossas conversas; dos seus causos sempre bem-vindos; do acolhimento sempre presente; e do exemplo do líder servidor, humano, gentil e do bem. Missão cumprida meu querido Doutor Eduardo. Siga em Paz".
- Pesquisador Miguel Nirez Azevedo - Retrato muito fiel. Eduardo era assim simpático, sempre alegre, respeitador, aducadíssimo e cordial. Isso sem se falar na inteligência, capacidade e conhecimentos".
O Corpo de Eduardo de Castro Bezerra Neto é velado desde às oito da manhã, deste Sábado de Aleluia (8 de abril de 2023), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255-Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde, às duas da tarde ocorre Benção; seguida de Sepultamento, às quatro da tarde, no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza).
Siga na Santa Paz, primo querido.
ResponderExcluir