Morreu, neste sábado (11 de março de 2023), prestes a completar 69 anos o jornalista e radialista Jader Augusto de Moraes Júnior. Grande repórter da Federação Cearense de Futebol (FCF), onde chegou a ser diretor e ouvidor. Trabalhou na FCF por 35 anos. Trabalho também:
- Rádio Verdes Mares.
- Rádio Uirapuru.
- Rádio Assunção Cearense.
- Ceará Rádio Clube.
- Rádio Iracema.
- Jornal Tribuna do Ceará.
- Jornal da Rua.
- Monteiro Refrigerantes (fabricante do Guaraná Wilson, Pepsi Cola e Miranda).
Jader Moraes nasceu, em 28 de março de 1954 e morreu neste sábado (11 de março de 2023), vítima de Infarto Agudo no Miocárdio, devido a um agravamento de Erisipela (Processo Infeccioso da Pele, que pode atingir a gordura do Tecido Celular, causado por uma Bactéria que se propaga pelos Vasos Linfáticos).
A FCF decretou luto oficial de sete dias no Futebol Cearense e dedicará a Jader Moares um minuto de silêncio nos jogos do Cearensão Séries A e B neste domingo (12 de março).
- VELÓRIO - O Velório de Jader Moraes começará às oito e meia da manhã deste domingo (12), na Funerária Alvorada (Rua Senador Pompeu, 2080-Centro de Fortaleza).
- SEPULTAMENTO - O Sepultamento será neste domingo (11), às 14 horas, no Cemitério João Batista-Centro de Fortaleza.
- Jornalista Lauriberto Carneiro Braga - Trabalhei com Jader de Moraes, na Rádio Iracema AM 1.300-Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. Não conto as vezes, que papeamos sobre o Futebol e a Vida. A partida de Jader Moraes deixa uma lacuna profunda no Futebol Cearense e no Rádio Brasileiro. Depois, que a Equipe Verde Amarela foi extinta, sempre nos encontravámos nas Festas Natalinas da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e nos corredores da FCF. Ele só me chamava carinhosamente de 'Branquinho'...
- Jornalista e radialista Fernando Barbosa - Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do colega Jader de Moraes. Eu o conhecia há mais de 40 anos e trabalhamos juntos, no final dos anos 1980, na Rádio Iracema, Tribuna do Ceará e Jornal da Rua. Em 1996, quando ainda estávamos na Tribuna do Ceará, o problema de saúde do Jader se agravou. O Paulo Karam e o Demitri Túlio pediram que eu ficasse no lugar dele porque a Licença Médica seria demorada. Eu era da Editoria de Polícia, pela manhã. No final da tarde, retornava à Redação pra fazer a Página de Esporte Cearense. Tive de mudar minha rotina, pois em vez de para casa, às 13 horas, ia pra casa de minha mãe, no Rodolfo Teófilo, visto que era mais. Fiquei um ano nas duas editorias e visitei o Jader no hospital e posteriormente na residência dele, pois morávamos perto, na Serrinha. Companheiro Lauriberto Braga (LB), eu assino minhas matérias como Fernando Barbosa. Ninguém sabe quem é Fernando Antônio Constantino. Sem contar que não gosto do meu nome do meio. Isso de me chamar de Fernando Antônio foi coisa do Miguel Messias, mas que consegui derrubar. Os bons da Crônica Esportiva (trabalhamos, felizmente, com muitos deles) estão indo. Uma pena. Descanse em paz, companheiro, que Deus lhe receba de braços abertos".
- Jornalista e radialista Amando Lima Júnior - Estou muito triste com a partida do Jader, um excelente profissional e um ser humano excepcional. Uma pessoa prestativa. Um amigo que vai fazer muita falta. Que Deus o receba e conforte a família".
- Jornalista e radialista Rogerio Gomes - Grande amigo, Jader Morais. Que pena. Sempre muito solícito a todos os amigos no tempo de FCF. Que Deus o tenha!
- Radialista Didi Vieira - Meu amigo, Jader, desde ontem (11) fiquei sem saber o que dizer. Lembrei-me das tardes na Federação Cearense de Futebol-FCF, de você dando entrada no Registro dos Jogadores e nós só resenhando e tome Resenha. Sempre foi muito solicito com todos, era muito Trabalho e Responsabilidade. Fique em Paz, meu amigo ponta esquerda".
- Radialista Assis Pereira - O amigo Jader teve um bom relacionamento com a Classe com Classe. Meu sentimento.
- Jornalista e secretário executivo de Esporte e Lazer de Fortaleza, Beto Almeida - Um excelente caráter e profissional espetacular. Trabalhei com Jader na Tribuna do Ceará e em outros Jobs no Jornalismo. Meus pêsames à família.
- Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio Júnior - Futebol Cearense perdeu um grande profissional e eu perdi um grande amigo/irmão. Partiu Jader de Moraes, jornalista e ouvidor da Federação Cearense de Futebol. Obrigado amigo Jader Moraes".
- Nota de Pesar da Federação Cearense de Futebol (FCF) - É com grande pesar que a Federação Cearense de Futebol (FCF) comunica e lamenta o falecimento de Jader Augusto de Moraes Júnior, ouvidor do Futebol Cearense que dedicou mais de 35 anos de sua vida a FCF. Jader faleceu neste sábado (11) em decorrência de um Infarto Agudo do Miocárdio. Jader começou a frequentar a Federação em 1980 como repórter de Rádio e depois seguiu carreira no jornal onde trabalhou nos principais veículos de Comunicação do Estado. Nosso ouvidor era um grande amigo, querido por todos os funcionários da casa e por aqueles que fazem o futebol diariamente. Todos os dias, Jader subia as escadas da Federação naquele seu passo calmo e ia de porta em porta cumprimentando a todos os colegas e desejando um ótimo trabalho. Ficará em nossa memória toda a sua dedicação a esta casa que você tanto amava. Receba os nossos singelos Muito Obrigado! Profundamente consternado, o presidente Mauro Carmélio decretou luto de sete dias com bandeira hasteada a meio mastro e um minuto de silêncio em todos os jogos deste domingo pelo Campeonato Cearense. Descanse em paz, amigo!
- Vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF) e vereador Eudes Bringel (PSB-Fortaleza) - É com grande pesar que informo e lamento o falecimento do amigo Jader de Moraes, ouvidor da Federação Cearense de Futebol (FCF). Jader era um dos funcionários mais antigos, afinal foram 36 anos dedicados a Casa do Futebol. Neste momento de grande dor, me solidarizo à família e aos amigos enlutados. Peço a Deus que possa confortar a todos que tiveram a chance de conviver com o inesquecível Jader de Moraes".
- Radialista Cláudio Teran - MORRE JADER DE MORAES-O Futebol Cearense perde um apaixonado. Um dos caras que melhor entendia e conhecia os bastidores do Futebol local se foi aos 69. Ele estava internado devido o agravamento de uma Erisipela, que vinha debilitando a sua Saúde, a nunca lhe tirou o bom humor. Jader trabalhou em várias rádios de Fortalezal. Eu o conheci, em 1986 na Verdes Mares. Em 1993 fomos demitidos juntos. Em 1994 trabalhamos na Radio Iracema, e Jader foi um parceiro fiel e decisivo quando fiz minha estreia em cargo de Chefia. Há anos trabalhava na Federação Cearense de Futebol, na Sala dos Clubes. Lá ajudava todos os times a inscrever jogadores. Jader de Moraes era discreto e dono de um senso de humor especial. Um contador de boas Histórias cuja trajetória findou. Ficam boas lembranças do cara que ele foi, de sua dedicação ao trabalho, humildade, conhecimento e as melhores risadas...1954 - 2023.
- Jornalista Beth Fontenelle - O Futebol Cearense está de luto. Perdemos o grande amigo Jader de Moraes, infelizmente faleceu neste sábado, 11/3, em Fortaleza. Com meu pai Airton Fontenele, tivemos a honra de fazer parte do seu vasto círculos de amigos. Nossos sentimentos ao presidente Mauro Carmelio Júnior, familiares e amigos. Deixa um legado grandioso no futebol cearense e especial na FCF_Oficial (Federação Cearense de Futebol ) na função de Ouvidor. Descanse em Paz, Jader de Moraes".
- Presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia - Acabamos de perder nosso amigo Jader de Moraes. Meu amigo Jader de Moraes você só plantou boas amizades e deixou excelentes recordações... Obrigado por ter participado ativamente da nossa Apcdec. Eternas Saudades...".
- Nota de Pesar da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) - A Diretoria da Apcdec decreta luto oficial de três dias pelo passamento do seu honrado e digno associado, Jader Moraes. Ainda consternados, enviamos votos de pesar aos seus familiares. Que Deus o acolha em sua infinita bondade".
- Radialista Jota Lacerda - Amigo, amigo, amigo, infinitamente amigo...Assim era Jader de Moraes, colega cronista esportiva, servidor da Federação Cearense de Futebol-FCF por 35 anos. Leal, conselheiro... Deus o recebe na mansidão dos justos.
- Radialista Olavo Sales - Jader Moraes foi meu companheiro de trabalho no Guaraná Wilson e Pepsi Coca".
- Radialista Jurani Parente - Puxa Vida. Jader gente boa demais. Que Deus conforte a todos seus amigos".
- Radialista Miguel Júnior - Lamentável. Perdemos uma pessoa espetacular. Perdemos um grande amigo. Que Deus conforte seus familiares".
- Radialista Alex Oliveira - Que Deus receba sua Alma. Lembro bem dele no jornal Tribuna do Ceará".
- Jornalista e radialista Paulo Cezar Karam - Grande amigo Jader de Moraes partiu e meu mano Narcélio Karam vem sofrendo há dias e pouco melhor. Deus ao lado dele e vai se recuperar, se Deus quiser".
Eu conheci o jadern na rádio Assunção na travessa travessa Irauçuba 55, foi um grande Amigo e um companheiro responsável, Amigo vá em paz, Que o nosso Deus pai possa re energia com muita paz.
ResponderExcluirO futebol cearense perdeu um grande homem que conhecia todos os clubes e atletas filiados a FCF, sábia resolver todos os problemas com tanta clareza e nunca deixava de solucionar qualquer dificuldade que aparecia dos atletas inscritos.
ResponderExcluirTrabalhei com Jader na Tribuna do Ceará, eu ainda estudante de jornalismo. Mesmo com sua experiência, dividia sua rotina no mesmo patamar de igualdade com
ResponderExcluirtodos. Grande figura humana. Meus pêsames à família!
Martins Andrade - Mais um amigo desencarna para continuar sua vida em outro patamar existencial.
ResponderExcluirAgora foi Jader de Morais.
A carne que fica, liberou o espírito de uma pessoa extraordinária, que viveu entre nós.
Posso dizer que fomos amigos desde quando nos encontramos pela primeira vez na equipe esportiva Verde Amarela, aquela mesma citada pelo Lauriberto Braga.
Era o redator do programa, juntamente com Flavio Moreira.
Jader de Morais era um amigo de verdade.
Como jornalista era o amigo paciente, cordato com os novatos e estagiários que militavam ao seu redor.
Era também o radialista que sabia dar as dicas para evitar barrigadas de colegas mais precipitados, e com pouca informação sobre os assuntos em evidência. Repassava aos colegas informações privilegiadas, as famosas “bombas” que colegas guardavam a sete chaves para ter a exclusividade da informação, Jader Morais as repassava com a simplicidade de uma conversa entre duas pessoas comuns.
Entre nós, nos tratávamos sempre com brincadeiras.
Jader de Morais já está em outro patamar da vida, onde já se encontram parentes, amigos e por eles abraçado, consolado é orientado para a nova vida que terá.
Abraço, amigo Jader de Morais.
Um dia continuaremos as mesmas brincadeiras que aqui fizemos.
Até breve!
Deus o tenha na glória eterna e conforte a família nesta hora difícil.🙏🏻
ResponderExcluir