Eis o Arquivo Nirez para 4 de março na História de Fortaleza:
- 1823 - O padre Francisco Pinheiro Landim assume o Governo Provisório da Província.
- 1883 - Desembarca em Fortaleza o 11º Batalhão de Infantaria, vindo de Belém do Pará, para substituir o 15º BI, que estava de viagem para Belém. Seu comandante era o coronel Joaquim José de Magalhães.
- 1887 - Assumiram os 12 sócios fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico): Paulino Nogueira Borges da Fonseca - 45 anos, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) - 31 anos, Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda), Padre João Augusto da Frota, João Batista Perdigão de Oliveira - 33 anos, Antônio Augusto de Vasconcelos, Antônio Bezerra de Sousa Menezes, Júlio César da Fonseca Filho, Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva - 50 anos, José Sombra, Virgílio Brígido e Virgílio Augusto de Moraes. Na Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) fica Paulino Nogueira Borges da Fonseca.
- 1895 - Prédio da sociedade anônima União Cearense é alugado para o Correio, por contrato e muda-se, do térreo do prédio da Assembleia, no dia nove de março do mesmo ano. Ficava na Rua da Misericórdia (atual Rua Doutor João Moreira), em frente ao Passeio Público. Depois o prédio foi sede da “Light”, Serviluz, Conefor, Coelce. Seu endereço atual é Rua João Moreira, 143. Em abril de 2001 desmoronou-se parcialmente e no final do ano foi adquirido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec e hoje abriga o Museu da Indústria. A construção do prédio data de 1872.
- 1896 - São inaugurados os trilhos que vão da estação de bondes até a fábrica de tijolos do Cocó, da firma Moura & Companhia, para uso exclusivamente por troleys daquela companhia.
- 1897 - Reassume a Presidência da República José Prudente de Moraes Barros, que estivera doente, substituído por Manuel Vitoriano Pereira.
- 1922 - A Associação dos Merceeiros do Ceará inicia a publicação de "O Merceeiro", órgão oficial da entidade.
- 1927 - Ocorre o primeiro sorteio da Loteria do Ceará, com a presença da imprensa, convidada pelos concessionários Frederico Pontes, Cândido Azevedo e José Tomé.
- 1928 - Funda-se a Escola de Música Carlos Gomes, iniciativa dos maestros Edgar Nunes Freire, e Luigi Maria Smido, na Rua Senador Pompeu, 202 (antigo, atual 954) Gilberto Câmara fez o discurso inaugural.
- 1930 - No bairro da Vila Monteiro, o ladrão Manuel Correia Lucas, conhecido como Rafaelzinho, recebe a tiros a polícia que o foi prender e é morto pela mesma.
- 1933 - Surge em Fortaleza o periódico "O Legionário", órgão da Legião Cearense do Trabalho, fundado por Severino Sombra de Albuquerque.
- 1934 - Na Praça do Ferreira, em frente ao bar da Brahma, o tenente da Força Pública, Antônio José dos Santos, agride, a tiros, seu colega de farda, tenente José Gonçalves Bezerra, e é morto por este, a golpes de punhal. Posteriormente o major José Gonçalves Bezerra seria morto no episódio da invasão do reduto de Beato Lourenço.
- 1935 - À noite, na Praça do Ferreira um tiroteio no qual saem muitos feridos e alguns mortos. O Bloco Galinha Verde, sátira aos integralistas, organizado pelo capitão Newton, da Força Pública (Polícia Militar) tinha vários militares que faziam sua segurança e ao desfilar naquela praça os mesmos ficaram “marcados” por integralistas que à noite, quando os seguranças estavam misturados à multidão, atacaram. Morre o subinspetor da Guarda Cívica Raimundo Correia Lima, o guarda Eldair Correia Lima, seu primo, e o guarda da Inspetoria de Veículos Marcos Ribeiro de Magalhães. Outros foram baleados e levados para o Pronto Socorro ou para enfermarias militares. Crime que ficou impune.
- 1940 - O jornal Correio do Ceará publica reportagem do jornalista João Luciano da Mota Carneiro (Luciano Carneiro) intitulada “Praia do Futuro - Ainda não tem nome; os aviadores chamam-na de Praia por trás do Farol”. Prenunciava o nome da atual Praia do Futuro.
- 1948 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores-23BC, assumindo o coronel Alfredo Soares Santos.
- 1948 - Correm notícias de boas chuvas em todo o interior do Estado.
- 1954 - Morre em Parangaba, o vulto José Braga Brasil (Dedé Brasil), um dos fundadores do distrito de Porangaba. Residiu por muitos anos na Estrada da Serrinha que depois recebeu o nome de Avenida Dedé Brasil onde ele tinha um terreno. Participava da vida da cidade tendo fundado o Iracema F. C. e tinha cavalos que corriam no Prado. Foi sub prefeito de Porangaba. Era nascido em 13/6/1895. A Avenida Dedé Brasil em sua homenagem hoje tem outro nome.
- 1956 - O presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira nomeia, para as funções de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, cearense, irmão do deputado Euclides Wicar Parente Pessoa.
- 1961 - Inaugurado pelo governador José Parsifal Barroso, o Ginásio Carolino Sucupira, da CNEG.
- 1964 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.978, a Lei 2.569 de 28/2/1964 concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao artista plástico, músico e escritor Jean Pierre Chabloz, atendendo mensagem do prefeito Murilo Borges Moreira.
- 1966 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Ivan Teixeira Leite, em substituição ao coronel aviador Walter Felin Tavares.
- 1968 - Incêndio destrói o escritório da firma J. Aquino de Alencar, na Rua Floriano Peixoto, 1004.
- 1969 - Morre o gráfico Antônio Vitoriano Pinheiro, funcionário da Imprensa Oficial do Ceará-IOCE.
- 1978 - Faz escala técnica em Fortaleza, demorando alguns minutos no Aeroporto Pinto Martins, o presidente Ernesto Geisel a caminho da República Federal da Alemanha.
- 1982 - Criada em Fortaleza a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará.
- 1983 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, em substituição a Mozart Soriano Aderaldo.
- 1985 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Antônio Martins Filho, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira.
- 1990 - Morre, com a idade de 89 anos, o músico João Inácio da Fonseca, ex-maestro da Banda de música do 23º Batalhão de Caçadores-23BC e da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge.
- 1991 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Geraldo da Silva Nobre, em substituição a Mozart Soriano Aderaldo.
- 1992 - Forte tempestade açoita, pela manhã, Fortaleza, com ventos de até 100 quilômetros horários, principalmente no Mucuripe, arrancando telhados e derrubando placas, árvores e muros.
- 1995 - Assume pela segunda vez a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o historiador e Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira, substituindo Geraldo da Silva Nobre..
- 1997 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o coronel Paulo Ayrton Araújo, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira.
- 1998 - Irrompe violento incêndio que destrói a loja RG Móveis, na Avenida Tristão Gonçalves.
- 2005 - Posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da diretoria composta por: Presidente de Honra: Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre); Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice-presidente - José Aroldo Cavalcanti Mota (Aroldo Mota); secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos (Elmo Vasconcelos); 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara); 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo. Na ocasião, foram entregues títulos de Sócios Beneméritos do Instituto do Ceará a Newton Freitas, Ednilo Gomes de Porto Soárez (Ednilo Soárez) e José Augusto Bezerra. Também foram agraciados o general Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, no grau de Comendador; e o coronel Paulo Ayrton Araújo, no grau de Cavaleiro.
- 2009 - Falecimento, aos 79 anos de idade, da escritora e historiadora Maria Noélia Rodrigues da Cunha, autora do livro “Praças de Fortaleza”, imprescindível no estudo de nossa cidade. Nascera em 24/12/1929.
- 2013 - Morre, às 23h30, vítima de falência múltipla de órgãos, aos 86 anos, o poeta cearense Francisco de Oliveira Carvalho, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. O velório ocorre no Cemitério Jardim Metropolitano, no município do Eusébio (Região Metropolitana e Fortaleza), onde o corpo é cremado no dia seis. Francisco Carvalho era professor da Universidade Federal do Ceará-UFC. Nascera em Russas, Ceará, em 11/6/1927.
Comentários
Postar um comentário