A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quinta-feira (9/2), para a outorga da Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha ao advogado Igor Leitão Chaves Cruz. A comenda foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (União Brasil), por intermédio do requerimento 5296/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Mesquita, em nome do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim.
O vereador Marcelo Lemos ao se pronunciar, destacou que Igor é mais que merecedor dessa homenagem, “um jovem de 28 anos que defende o direito dos jovens, dos mais humildes e é um brilhante advogado. Creio que você merece essa homenagem e peço para falar em nome dos seus amigos o ex-deputado Heitor Freire.
Em sua fala, Heitor Freire disse que Igor é uma pessoa que merece essa honraria por todo seu trabalho, esforço, dedicação. “Quem o conhece, sabe que pode procurá-lo a qualquer hora. Tenho acompanhado seu trabalho, seu empenho. A essência da advocacia é a defesa dos direitos das pessoas, vejo Igor sempre se empenhando para defender os mais humildes, os que precisam da força do direito e não o direito a força,” frisou.
Ele observou que Igor se destaca em tudo que faz e os jovens se inspiram na sua trajetória. “Poderia falar de todos os seus feitos, mas o mais importante é falar do ser humano, que atende muito bem a todos com muita dignidade. Esse plenário cheio mostra como você é uma pessoa muito querida. Está no início da carreira e já é brilhante. Para você céu é o limite,” frisou. Em seguida, o vereador Carlos Mesquita, convidou familiares e os sócios para prestarem homenagens ao advogado.
Após a entrega da Medalha e do diploma da mesma, o homenageado fez uso da palavra. “Mérito Jurídico é o valoroso nome dado a essa comenda, complementado com o nome do grande jurista José de Albuquerque Rocha, mas o verdadeiro mérito é conseguir absolver alguém no tribunal do juri, conseguir pensão ao filho desamparado ou conseguir visitas do pai a sua filha; defender o direito trabalhista alheio como se fosse o meu; defender o cidadão das armadilhas do cotidiano e a cada dia fazer o exercício de empatia, se colocando no lugar da pessoa assistida. Esse é o maior mérito jurídico, assistir os que precisam. Essa comenda funcionará como farol para que eu prossiga minha caminhada. Mas o mérito mais precioso é a gratidão,” disse.
Mesa de honra foi composta pelo autor da homenagem, vereador Marcelo Lemos; pelo presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Ribeiro; Capitão Dantas representando o 16º Batalhão da Polícia Militar; vereador Pedro Matos; ex-deputado federal Heitor Freire.
Perfil - Igor Leitão Chaves Cruz, tem 28 anos, é graduado em Direito pelo Centro Universitário Farias Brito (FB Uni) e cursa especialização em Direito Eleitoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É sócio Fundador do Escritório Morais, Leitão & Máximo Advocacia juntamente com os advogados José Edigar Belém Morais e Fábio Máximo Leite Bezerra. Tem atuação em outros estados e mais de 90 municípios do Ceará. Procurador adjunto do município de Milagres.
Na Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará, já desempenhou o cargo de Conselheiro Jovem durante a gestão (2019/2021), oportunidade em que lutou e apresentou pautas para melhoria da Advocacia. Fez parte também das seguintes comissões: Comissão de Direito Militar, Comissão de de Apoio ao Advogado em Início de Carreira e ocupou o cargo de Secretário-Geral Adjunto da Comissão de Mercados de Capitais, Criptomoedas e Blockchains.
No cenário nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, no ano de 2021, por indicação do Presidente Estadual da OAB-CE, Erinaldo Dantas juntamente com o Presidente Nacional da OAB Felipe Santa Cruz, foi designado como Membro Consultor da Comissão Nacional da Jovem Advocacia.
Na Academia Cearense de Direito foi nomeado, em 2020, pelo presidente Roberto Victor Pereira Ribeiro como Coordenador de Juventude da Academia Cearense de Direito Jovem e responsável por conduzir o processo que daria forma a primeira turma de acadêmicos jovens da ACED. No evento de posse que ocorreu em 2021 tomou posse como acadêmico jovem da Academia Cearense de Direito e foi também empossado Acadêmico Honorário da ACED em reconhecimento aos seus serviços em prol da concretização da ACED Jovem.
O Jovem Advogado Igor Leitão é responsável por organizar eventos que auxiliam no atendimento de pessoas socialmente vulneráveis. Desempenha trabalho voluntário em dois Conselhos importantíssimos para a segurança pública do Estado do Ceará, o Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função – CDPEF e o Conselho de Defesa dos Agentes Penitenciários no Exercício da Função – CDAEF, auxiliando na retaguarda jurídica dos profissionais da segurança pública.
Com informações de Marcelo Raulino e fotos de André Lima, do cmfor.fe.gov.br
Comentários
Postar um comentário