A Prefeitura de Fortaleza mobilizou, nesta segunda-feira (9/1), uma força-tarefa com diversos órgãos municipais para revitalizar a Praça Caio Prado, localizada ao lado da 10ª Região Militar, no Centro da Capital. Equipes de limpeza iniciaram, no início da tarde, os serviços de higienização, retirada de resíduos sólidos, capina e manutenção do paisagismo, além da lavagem completa do piso. Logo mais à noite, a praça também receberá pintura do meio-fio e dos degraus da praça, popularmente conhecida como a Praça da Sé.
A operação reuniu equipes da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Secretaria Executiva Regional 12 (SER 12), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) e Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O serviço de limpeza do espaço público foi coordenado por um supervisor e uma equipe de 12 garis, um motorista da caçamba e um operador do veículo. No início, foram removidos resíduos sólidos que ficaram espalhados pela praça. Em seguida, foi feita a varredura do piso e a capina da vegetação. Para completar a higienização do espaço, foi necessário lavar o piso da praça. No início da noite, os degraus e o meio-fio serão pintados.
Nesta terça-feira (10/1), equipes de Infraestrutura da Seger serão enviadas para avaliar a necessidade de reparos no piso intertravado, no piso tátil, nas rampas de acesso, nas grades metálicas que circundam o monumento do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo, além de possíveis danos causados à vegetação.
Sobre a operação da Prefeitura, uma vendedora que trabalha em uma loja em frente à Praça elogiou a eficiência dos trabalhos de limpeza na praça. Ela detalhou que a praça tinha muitas lonas, caixas, isopores, água suja sendo derramada, bebidas, redes e barracas.
“Particularmente, estou achando ótimo, pois agora vamos poder voltar a funcionar normalmente. Que bom que a Prefeitura teve a iniciativa de tirar as coisas que sobraram, até porque não adiantaria muito as pessoas terem saído e continuar a bagunça como estava. Agora, nós temos a praça de volta, e os turistas e clientes que passam por aqui também”, disse.
Além disso, ela explica que a ocupação na praça trazia um clima tenso ao local e afastava a freguesia. “Acabou afetando muito a gente, principalmente nós lojistas e vendedores, porque como estamos ao lado do comando militar, os clientes tinham medo de entrar. Todos os dias, no meio da tarde, a praça começava a lotar, havia bloqueio do trânsito e quem vinha pra cá não tinha nem como seguir”, afirmou.
Trânsito-Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) monitoraram, ao longo de todo o dia, o tráfego na Av. Alberto Nepomuceno, nas proximidades do Mercado Central e da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza.
Não foi registrada nenhuma intercorrência. A medida teve como objetivo controlar o trânsito, reforçando a segurança viária e garantindo fluidez no trecho. O local continuará sendo monitorado por equipe que atuará em rota e se comunicará com os órgãos de segurança pública, se verificada alguma ocorrência.
Patrimônio-Sobre a obra “Ballet Gráfico”, uma escultura-fonte composta por três cones em aço inox que giram em sentidos contrários, de autoria do artista Sérvulo Esmeraldo, foi vistoriada por técnicos da Coordenação do Patrimônio Histórico Cultural (CPHC) da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) logo após a retirada da ocupação, para averiguar se houve qualquer depredação.
Na avaliação, constatou-se que a peça não foi danificada. No entanto, foi encontrado muito lixo entre as plantas do jardim que circunda a escultura, o qual se encontra bastante deteriorado. A fonte da escultura não está em funcionamento, o espelho d'água se encontra seco, a escultura em si apresenta pontos de ferrugem e o totem informativo necessita de reparo.
Um parecer melhor detalhado está sendo elaborado pelos técnicos da CPHC. A limpeza e a capina especificamente no entorno da obra já foram executadas pelas equipes da força-tarefa.
Sobre a Praça Caio Prado-Provavelmente a mais antiga de Fortaleza, a Praça Caio Prado e está localizada em frente à Catedral Metropolitana, entre as ruas Castro e Silva e Doutor João Moreira. O equipamento recebeu este nome em 1889, em homenagem póstuma ao ex-presidente do Ceará nos anos de 1888 e 1889. No século XVIII, foi chamada de Praça do Conselho, Praça do Largo da Matriz e Praça da Sé. Popularmente, ela também é conhecida como Praça Dom Pedro II, em alusão a estátua do imperador Dom Pedro II.
A fonte Ballet Gráfico, do artista Sérvulo Esmeraldo, fica em um cercado no meio da Praça Caio Prado, que neste momento está entregue ao Governo do Estado do Ceará devido a obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.
Com o objetivo de fornecer dados e estudos técnicos para a elaboração de políticas públicas de proteção e salvaguarda dos bens, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) está elaborando licitação para a contratação de uma empresa com a finalidade de prestação de serviços de catalogação de monumentos e esculturas em vias e praças públicas da Cidade.
Comentários
Postar um comentário