Artistas do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes-instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – apresentam a Mostra de Processo “Investigações em Dança do Ventre”, seguida de Roda de Conversa. A atividade faz parte das Rotas de Criação do Projeto “Através da Miragem” e ocorre na sexta-feira (13), às 19 horas, na Sala de Dança Wládia Torres, na Porto Iracema das Artes. A Programação é gratuita e aberta ao público.
As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Através da Miragem–Investigações em Dança do Ventre” está sendo desenvolvido pelas artistas Mel Rayzel, Laris Biano e Tatiana Dourado com tutoria de Márcia Mignac.
O Projeto “Através da Miragem” investiga a trajetória da dança do ventre entre as linhas imaginárias das fronteiras e dos territórios traçados nos/ dos corpos femininos que a compõem.
O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
ATRAVÉS DA MIRAGEM-Quais miragens nos recusamos a transpor na dança? A pesquisa investiga as fronteiras e territórios desenhados na trajetória da dança do ventre entre as linhas imaginárias dos corpos que a compõem, traçando um paralelo entre a realidade e os atravessamentos imagéticos das mulheres deste nosso tempo. Uma busca em instigar novos e futuros espaços criativos dentro da dança do ventre.
MÁRCIA MIGNAC-Márcia Mignac é doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Dança PPGDANÇA/UFBA e Licenciada em Dança/UFBA. É professora Associada I, da Escola de Dança da UFBA (Graduação e Pós-graduação (PPGDANÇA) e investiga as interfaces entre biopolítica, danças orientais (danças do Ventre/K-pop), orientalismo, gênero e feminismos. Responsável pelo Grupo de Pesquisa Ágora: modos de ser em dança (CNPQ/UFBA), no qual desenvolve os seguintes projetos: “Sintomas do corpo: materialidades biopolíticas e regimes de afeto” e “Oriente-se: Danças do Ventre, Orientalismo e Decolonialidade”.
LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO-São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.
ESCOLA-A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO-Mostra de Processo “Investigações em Dança do Ventre”, seguida de roda de conversa com artistas do Projeto
- Sexta-feira (13/1), às 19 horas
- Sala de Dança Wládia Torres da Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará).
- Gratuito e aberto ao público
Comentários
Postar um comentário