Neste final de semana, a Praia do Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, se transforma em uma verdadeira galeria a céu aberto. Na ocasião, moradores e visitantes vão ter a oportunidade de conferir a criatividade e o talento de 11 artistas do Brasil (Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) e de países como Argentina, França e Etiópia, que customizaram 16 velas de jangadeiros da região, como parte da programação do Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana (foto Lorena Armoud).
No domingo (18), durante a 17ª edição da Regata do Pecém, a maior parte das 16 jangadas com velas pintadas serão exibidas na extensão da praia, levando cores, traços, formas e texturas ao Litoral Cearense. A largada do evento, com a participação de algumas dessas embarcações repletas de arte e cor, está prevista para 9 horas. Este evento é uma realização da Colônia dos Pescadores e Marisqueiras da Z-06, com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e que em 2022 tem parceria com o Além da Rua.
O Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana acontece desde 2010 no Ceará, com a participação de diversos artistas, linguagens e formatos, tendo sempre como eixo a arte urbana e suas conexões com a cidade. Desde 2019 tem ações ainda mais conectadas com as comunidades litorâneas, tendo realizado no Pecém a primeira exposição internacional de velas, ocasião em que também fez intervenções artísticas em muros da localidade, pinturas estas que podem ser vistas até hoje.
Em 2022, o evento retornou a São Gonçalo do Amarante com o objetivo de contribuir ainda mais para a conexão da arte urbana com a comunidade, transformando a relação entre as novas gerações e suas tradições. Além das velas de jangadas, o Festival também contemplou espaços públicos, entre ruas, praças e muros do distrito, com a participação dos artistas Amanda Nunes, que assina suas obras como Crimes Passionais (Ceará), Zé Victor (Ceará), Narah Adjane (Ceará), Charles Lessa (Crato/Ceará), Gen Duarte (São Paulo), Gugie (Santa Catarina), Piá (Rio de Janeiro), Solomon Kifle (Etiópia), Loraine Motti (França) e DROM, uma dupla de muralistas integrada por Jamaira Pacheco (Bahia) e Santiago Panichelli (Argentina).
Iniciada em 5 de dezembro, esta é a segunda vez que o Festival Além da Rua é realizado na Praia do Pecém. Para as pinturas, foram utilizados 279 litros de tinta, que coloriram 12 muros no entorno da Avenida São Luiz de Gonzaga e da Rua Júlio Viana, no Calçadão da Praia, totalizando aproximadamente 110 m² de extensão, além de 200 metros de velas, que foram distribuídas em 16 jangadas. Para este trabalho especificamente, o Além da Rua contou com o apoio de quatro costureiras e dois artesãos locais para o corte das velas, de acordo com as especificidades de cada embarcação.
- O Festival tem como objetivo promover uma nova forma de troca da população com o espaço público. Por isso, a gente sempre procura trabalhar o impacto visual para proporcionar uma nova forma de olhar para aquilo que é já faz parte do cotidiano”, destaca Ivina Passos, diretora da Ato Marketing Cultural, realizadora do Além da Rua.
Nesse sentido, o Além da Rua também abre espaço para artistas locais como o Mayk, pescador e surfista do Pecém, que participou da programação oficial esse ano pintando duas velas. Em 2019, no entanto, esteve presente como voluntário. A partir dessa experiência, passou a pintar os muros da própria comunidade. “Sempre gostei de desenhar, mas tive a oportunidade de começar aqui, e depois a cada dia me inspirando mais. Quanto mais eu risco, mais vontade dá de continuar. O Além da Rua me abraçou”, ressalta.
Outro diferencial do Festival é o de abrir possibilidades criativas para os artistas mostrarem seus talentos em outras múltiplas plataformas. Jamaira Pacheco, do Somos DROM, artista de Jundiaí, São Paulo, destaca a experiência inédita “surreal” de criar uma arte em uma vela de jangada. “Quando vimos a jangada mar, foi como se a pintura feita em terra tivesse mudado. Houve essa mudança de perspectiva, a embarcação entrou de jeito e saiu de outro, mas ao mesmo tempo se complementando. Foi uma experiência incrível”, explica.
Ricardo Sabadia, diretor da AECIPP - Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, também destaca a relevância do projeto não só para a região. “Queremos levar a imagem do Pecém para o mundo, a partir da conexão entre os moradores, as empresas que fazem parte da associação e os artistas que fazem parte desta iniciativa que impactou o coração das pessoas”, reforça.
O Projeto Além da Rua é apresentado pelo Ministério do Turismo e a AECIPP – Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Aço Cearense, EDP, Tecer, DSM e DASS. Apoio: Cimento Apodi, NST e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Tem a Suvinil como tinta oficial. Realização: Ato Marketing Cultural, Acidum Project, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário