O Brasil alcança 28 anos de erradicação da Poliomielite, por isso, a Prefeitura de Fortaleza reforça, nesta segunda-feira (24), Dia Mundial do Combate a Poliomielite, a importância da vacinação, principal ferramenta de prevenção. A Doença atinge crianças e adultos, podendo atacar o sistema nervoso e provocar, inicialmente, paralisia dos membros inferiores.
Nesta data, as equipes de Saúde dos 116 postos de saúde de Fortaleza estão mobilizadas para alertar pais e responsáveis sobre a necessidade do Esquema Vacinal Completo contra a doença, incluindo a dose extra da Pólio Oral (Gotinha - VOP), ofertada na campanha que segue até 31 de outubro. O intuito é vacinar as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de maneira indiscriminada, desde que já tenham recebido as três doses da vacina inativada contra pólio (VIP).
- A conquista da erradicação se deve as vacinas, por isso, não podemos nos descuidar, pois o vírus ainda circula no Paquistão e Afeganistão, considerados países endêmicos. Recebemos no Brasil certificado de eliminação da Pólio em 1994 e devemos lutar para seguir sem a doença. A dose extra, ofertada atualmente na campanha, é de extrema importância, assim como as demais que compõem o esquema vacinal completo contra a Paralisia Infantil”, afirma a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.
Na Capital, 130 mil crianças devem ser imunizadas com a dose extra e destas 67.517 foram vacinadas até a última quinta-feira (20), o equivalente a 52% do público. A meta definida pelo Ministério da Saúde de 95% trata-se da vacina de rotina para Poliomielite, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade. Até setembro deste ano, o índice de vacinação em Fortaleza da referida vacina estava em torno de 85%.
Entenda o esquema vacinal
1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP)
2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP)
3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP)
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)
Fique ligado: a dose extra da vacina é destinada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias que já completaram o esquema completo da vacina de rotina, aos 2, 4 e 6 meses de idade.
Comentários
Postar um comentário