Toinha Rocha sempre foi militante e lutou pelas minorias. Como vereadora, em 2013, fez uma audiência pública e pediu a construção de um Hospital Público Veterinário, pois no da Universidade Estadual do Ceará (Uece) era tudo pago. Foi feito um encaminhamento e Toinha passou os quatro anos trabalhando para que esse projeto saísse do papel.
- Não fui para reeleição e em janeiro de 2017, fui convidada para assumir a Coordenadoria de Bem-Estar Animal para que eu pudesse implantar as políticas públicas de Fortaleza. Em 18 de outubro de 2017, no Paço Municipal, tomei posse na presença da comunidade que trata de animais”, relembra.
Toinha juntou sua equipe, formada por quatro pessoas, e foi trabalhar na construção da Clínica Pública Veterinária. No começo seria no Abrigo São Lázaro, mas mudou para o Passaré. Ela participou de todo o planejamento, inclusive a planta feita com todos os órgãos e secretarias envolvidas com a questão do bem-estar animal. Na época, Toinha pertencia à Secretária de Serviços Públicos e junto com sua equipe fizeram o esboço de uma pequena clínica e levaram para os engenheiros. Feito isso, deram continuidade para saber quanto custaria. Total: 1 milhão e 200 mil reais. Assim a clínica começou a entrar no papel e o sonho começou a nascer. Passaram o ano de 2019 todo trabalhando no projeto e, em agosto de 2019, foi dado a ordem de serviço.
Segundo Toinha Rocha, muitos da Causa Animal não acreditavam. Foi preciso mostrar a publicação no Diário Oficial. Feito isso, começou a construção da clínica e toda semana Toinha acompanhava tudo de perto. Durante esse tempo, ela fez todo o processo licitatório de comprar o material da clínica - tudo de primeiro mundo e primeira linha para oferecer o melhor aos animais. No entanto, Toinha entrou como candidata a vereadora e em julho de 2020, saiu da Coepa, mas deixou a clínica pronta para ser inaugurada. A Clínica foi construída com orçamento público e recursos do Tesouro Municipal da cidade de Fortaleza, bem como todo o material comprado.
Toinha Rocha é candidata a deputada federal com grande luta pelos animais, público LGBTQIA+, pelas mulheres e pela grande Messejana.
Comentários
Postar um comentário