Eis o Arquivo Nirez para 30 de julho na História de Fortaleza:
- 1884 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho intitulado "O Bond".
- 1911 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 34 anos de idade, José Nava, médico. Foi membro da Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de Gil Navarra. Pai de Pedro Nava.
- 1922 - Fundado em Fortaleza, às 13 horas, no Salão de Honra do Liceu do Ceará, na Praça dos Voluntários, a Associação dos Estudantes Cearenses, tendo na presidência Joaquim Hélio Caracas. Na época o Liceu do Ceará ficava na Rua do Rosário.
- 1923 - Falece, aos 67 anos de idade, o conhecido Manuel Cavalcante Rocha (Manezinho do Bispo), que foi porteiro do Palácio do Bispo por muitos anos. Era popular por suas “tiradas” e livretos que publicava no Correio do Ceará e em livretos. Nascera em Pernambuco, em 12 de maio de 1856.
- 1925 - Vítima de infecção paratífica, morre, às 18h30, aos 41 anos de idade, o engenheiro civil Otávio Bonfim, chefe de tráfego da Rede de Viação Cearense-RVC. Nascera em 1884. É hoje nome de bairro e foi de Estação Ferroviária.
- 1932 - Criado, por decreto, o Gabinete Médico-Legal do Estado, hoje Instituto Médico-Legal-IML.
- 1938 - Recital, no Theatro José de Alencar (TJA), do cantor Francisco de Moraes Alves, cognominado "O Rei da Voz".
- 1939 - Lançamento, às 10 horas, da pedra fundamental do prédio sede do Ideal Clube, Projeto de Sílvio Jaguaribe Ekman, na Avenida Monsenhor Tabosa, 1381, Praia de Iracema.
- 1942 - Iniciam-se, em Fortaleza, os exercícios de defesa passiva antiaérea. Por esta época proliferam as “pirâmides de metal”, nos principais pontos do Centro de Fortaleza, onde as pessoas colocam peças de Alumínio, Cobre e Zinco que servirão de ajuda na fabricação de artefatos de guerra, como capacetes, armamentos, navios. Os simpatizantes do nazismo, chamados quinta-coluna, jogavam penicos (urinóis) nas “pirâmides” no intuito de desmoralizá-las. As Pirâmides de Metal já existiam antes como ajuda para a construção de navios da Armada, porém em pouquíssimos números.
- 1945 - Morre, em Fortaleza, Francisco Alfredo Pinheiro, escrivão da Justiça Federal e pai do médico Ocelo Pinheiro.
- 1952 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza inicia os trabalhos de construção da Usina Termoelétrica do Mucuripe, destinada a fornecer Energia Elétrica para Fortaleza.
- 1966 - A Martin, Representações e Comércio S.A.-Marcosa inaugura Oficina Termomecânica, no bairro da Aerolândia.
- 1970 - Deixa a direção da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce o escritor e administrador Amarílio Cavalcante, que havia assumido, em dois de julho de 1963.
- 1980 - Jornaleiros de Fortaleza manifestam-se apavorados, com ameaças terroristas de direitistas que dizem fazer explodir bancas que vendam jornais esquerdistas.
- 1980 - Assume o novo superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps no Ceará), Evaldo Pinto Diógenes.
- 2011 - Morre, em Fortaleza, vítima de Câncer cerebral, Antônio Júlio de Jesus Trindade (foto Alex Costa-Diário do Nordeste), fundado do Pirata Bar. Chegou no Brasil em 1981, após ter estado em vários países como França, Estados Unidos, Canadá e Caribe. No Brasil ele chegou pela Bahia, chegando ao Ceará em 1985, criando o Pirata Bar, em 1986. O estabelecimento ficou conhecido entre outras coisas por abrir às segundas-feiras. Nascera em Lisboa, Portugal, em 10 de março de 1946.
Comentários
Postar um comentário