A Jornada Teológica da Faculdade Católica de Fortaleza apresenta o perfil e o processo dos quatro religiosos candidatos aos altares, nesta sexta-feira (10 de junho de 2022), a partir das 7h30, na sede da Instituição de Ensino (Seminário da Prainha). A Jornada Teológica conta com a conferência do arcebispo de Fortaleza dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
O capuchinho frei João Pedro, o segundo arcebispo de Fortaleza dom Antônio de Almeida Lustosa e as religiosas Irmã Clemência, Filha da Caridade e Rosita Paiva, fundadora das Josefinas são as personalidades que estão com processo aberto de Canonização.
Na Programação da Jornada, os autores da causa serão ouvidos e serão apresentadas as fases deste processo, além de uma conferência sobre a santidade na perspectiva do papa Francisco.
Conheça os servos de Deus
- Frei João Pedro de Sexto - Frei João Pedro fez-se frade capuchinho para ser missionário. Cristo e seu Reino eram o centro de sua vida. Impulsionado pelo ideal missionário, enfrentou florestas, sertões, áreas pantanosas, viagens perigosas e enfadonhas; a fé e o amor a Deus eram sua alegria. Quando se referia a essas viagens dizia: ”as duras, mas gostosas fadigas das missões”… Sobre os ideais e fundamentos da Missão fundou a CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS para ocupar-se da Educação da Juventude feminina em Prata (PA). A Positio já foi entregue às Comissões no Vaticano para que deem seu parecer à Congregação dos Santos. O resultado destes pareceres será, posteriormente, apresentado ao Santo Padre, a fim de que este declare frei João Pedro como Venerável por sua prática heroica das virtudes. Precisa-se, agora, de um milagre para que o Servo de Deus seja beatificado.
- Dom Antônio de Almeida Lustosa - O processo de Dom Lustosa começou com a fama de santidade, em Belém do Pará e Fortaleza. Nessas igrejas, Dom Lustosa adquiriu fama de santidade e quando ele morreu as pessoas começaram a rezar, a pedir graças e essas reações de pedidos, com o comportamento das pessoas fez com que as igrejas abrissem o processo.
- Irmã Clemência - Uma Filha da Caridade, brasileira, cearense, rumo aos altares. A Serva de Deus Ir,ã Clemência de Oliveira (Francisca Benícia de Oliveira), mais conhecida como Ir. Clemência, nasceu em 23 de agosto de 1896. Veio de uma família humilde de Redenção, região serrana do Ceará. É a filha mais velha de 13 irmãos, sendo seus pais José Joaquim de Oliveira e Francisca Saraiva do Nascimento. Benicinha, como era carinhosamente chamada pelos familiares, alimenta sua fé e intimidade com Deus através de suas devoções marianas e eucarísticas, desde sua adolescência. Inesperadamente fica órfã aos 18 anos e tem a responsabilidade de cuidar da casa e dos seus 12 irmãos. O processo de Canonização da Irmã Clemência começou em abril de 1995, com o então arcebispo de Fortaleza dom Aloísio Lorscheider. E em 10 de agosto de 2001 encerra-se o processo diocesano com a presença de dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. O processo encaminhado à Roma ficou paralisado por 19 anos e em 2020 foi criada uma Associação dos Devostos da Irmã Clemência–ADIC que retomou o processo e que atualmente é responsável pelo Memorial Irmã Clemência, escola de música e distribuição de sopa para famílias carentes.
- Irmã Rosita Paiva - A Irmã Rosita Paiva nasceu em 13 de março de 1909, em Lábrea, Amazonas. Ela fundou com Monsenhor Luís de Carvalho Rocha e Dom Antônio de Almeida Lustosa, no dia 4 de janeiro de 1933, o Instituto Josefino na Catedral de Fortaleza.
SERVIÇO
- Jornada Teológica ( Causa de Beatificação e Canonização na Arquidiocese de Fortaleza).
- Sexta (10 de junho de 2022), das 7h30 às 12 horas.
- Faculdade Católica de Fortaleza (Rua Tenente Benévolo, 201, Centro )
- Gratuito.
- Mais informações: @catolicadefortaleza / (85) 3453.2150 / (85) 99855.0056
Comentários
Postar um comentário