A Enel marca presença no Dragão Fashion Brasil (DFB Festival 2022) até este sábado (28 de maio) com três ações que reforçam o compromisso da empresa com a criação de valor para as comunidades onde atua e com o ideal de um progresso mais plural, com igualdade de gênero e com geração de renda.
O grande destaque deste ano será um desfile de moda upcycling, com a exposição de peças feitas a partir do reaproveitamento de uniformes descartados pela Enel. A “Coleção Energia”, que traz como conceito a imaginação de um universo inovador no campo da moda, é assinada pelos designers Bruno Olly e Marcelo Belizário, conta com curadoria e direção criativa de Claudio Silveira, diretor do DFB, e com o trabalho manufaturada das costureiras do Giro Social, apoiado pelo programa Enel Compartilha Empreendedorismo. O acervo que será exposto propõe múltiplas formas a partir de uma única base, operando as concepções de tendências reutilizáveis na moda e as de economia circular.
- A participação da Enel no DFB Festival reforça nosso compromisso e sinergia com um conceito de sustentabilidade e empreendedorismo, que faz parte de todo o evento. Esse ano participaremos com um grande desfile upcycling, denominado “Coleção Energia”, onde as peças foram constituídas com estilistas e costureiras que apoiamos no nosso projeto de empreendedorismo a partir do reaproveitamento de uniformes descartados pela distribuidora”, reforça Patrícia Varela, responsável de Comunicação da Enel Distribuição Ceará.
O desfile realizado no DFB contará com 40 peças (masculinas e femininas) confeccionadas por meio da reciclagem de uniformes de eletricistas e de leituristas da Enel. O desfile, programado para acontecer no dia 25 de maio às 21h, encerrará as atividades do primeiro dia do Festival. Na sequência, as peças serão expostas nos manequins num estande exclusivo da Enel.
Além disso, o Ecoenel, programa da empresa que concede bônus na conta de luz dos clientes por meio da troca de materiais recicláveis, atuará na garantia da limpeza dos arredores do evento, durante os quatro dias de duração. Para assegurar a limpeza da Praia de Iracema, atividades de coleta seletiva de materiais recicláveis serão realizadas em parceria com a ONG Poço da Draga. Os resíduos recicláveis recolhidos pelo Ecoenel serão convertidos em créditos, no formato de descontos na fatura de energia, para os clientes da comunidade Poço da Draga. Em 2019, a iniciativa recolheu cerca de duas toneladas de resíduos sólidos do DFB Festival, que foram destinadas à reciclagem.
As artesãs do Giro Social, apoiadas pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, também participarão da campanha Estação Enel, que propõe o funcionamento de um showroom móvel para exibição do trabalho das artesãs. O veículo ficará estacionado na Rua dos Tabajaras, integrando a ação Street Design DFB. A exposição contará com diversas peças de trabalho artesanal, como bordados, crochês, bijuterias e marcenarias que ficarão disponíveis para comercialização.
Desde 2012, a Enel Brasil é uma das principais apoiadoras do evento, por intermédio de Leis de Incentivo. A participação da Enel no festival reitera a visão do DFB como uma multiplataforma da sinergia entre moda, sustentabilidade, empreendedorismo e as diversas facetas do ser cultural. O evento, tido como um dos grandes acontecimentos de moda autoral da América Latina, retoma ao presencial, após o controle da pandemia de Covid-19, com o apoio da Enel, que também contará com um espaço para visitação no formato de estande, aberto todos os dias do evento.
Projeto Enel Compartilha Empreendedorismo-O Enel Compartilha Empreendedorismo existe há mais de 15 anos dentro da empresa e acompanha grupos de artesãos em diversos municípios do Estado, como Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Pacatuba, Aracati e Aquiraz. O objetivo do programa Enel Compartilha Empreendedorismo, criado em 2007, é contribuir para a profissionalização de grupos produtivos de comunidades com alto índice de vulnerabilidade social.
A iniciativa permite aos grupos atendidos o aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas produtivas, além do acesso a conhecimentos nas áreas de gestão, vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção. O programa também contribui para a profissionalização desses empreendimentos solidários por meio da metodologia de Incubação de Grupos Produtivos.
DFB Festival-Considerado o maior evento de moda autoral do Brasil, o DFB Festival retoma as atividades após a normalização do cenário pandêmico de Covid-19. O evento celebra essa retomada, novamente na Praia de Iracema com o tema “Ocupe seu espaço” e uma programação 100% gratuita que conversa com os diversos eixos culturais para além da moda. O convite é feito para o público geral e colaboradores intencionando comemorar a inclusão de Fortaleza no rol das cidades criativas na categoria Design pela Unesco. O line-up do festival é composto por desfiles, shows musicais, exposições workshops de conhecimentos em empreendedorismo e mercado e mostras nas áreas de gastronomia, audiovisual, design e empreendedorismo.
SERVIÇO
DFB Festival
Até sábado (28 de maio)
Aterro da Praia de Iracema
Programação e mais informações: https://www.dfbfestival.com.
Comentários
Postar um comentário