Algumas das maiores referências da Literatura Brasileira da atualidade vêm a Fortaleza para pensar o contemporâneo a partir de suas obras literárias.
São autores convidados para o Projeto Literário Diálogos Contemporâneos, que a Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) realiza entre segunda-feira (18 de abril) e terça-feira (17 de maio), no Cineteatro São Luiz.
Serão encontros semanais, oito ao todo, sempre às 19 horas, com acesso gratuito, por ordem de chegada. Todas as conferências serão transmitidas ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.
PRIMEIRA SEMANA-Na semana de abertura serão duas conferências. Quem abre a programação é a escritora Mary Del Priore (foto), nesta segunda-feira (18 de abril), com o tema “Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil”, em conversa mediada por Isabel Costa.
Nesta terça-feira (19), o convidado é o escritor Fernando Morais (foto), que conversa sobre “Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”, com mediação de Sávio Alencar.
Historiadora, com pós-doutorado pela EHESS, Paris, Mary Del Priore é autora de mais de 50 livros, entre eles "Uma breve história do Brasil”, “Histórias da gente brasileira”, “Uma breve história da mulher no Brasil de 1.500 a 2.000” e “Dona Maria I”. É vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis.
Fernando Morais é escritor e jornalista. Entre as obras de sua autoria estão “Olga”, “Chatô, o rei do Brasil”, “Corações Sujos”, “Os últimos soldados da Guerra Fria”, adaptados para o cinema, “A Ilha” e “Lula”. Fernando Morais foi agraciado três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo.
NAS ESCOLAS-Como uma ação de formação de leitores do projeto Diálogos Contemporâneos, grupos de alunos de oito escolas públicas estão estudando um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. São 30 alunos de cada escola. Juntos, conhecem a obra do escritor e se aprofundam em um de seus livros.
O grupo de alunos do Liceu do Conjunto Ceará está envolvido no estudo de Histórias da gente brasileira Volumes I a IV, de Mary Del Priore. Na manhã seguinte à conferência (na terça-feira-19 de abril, às 10 horas), a autora tem um bate-papo com o grupo de alunos na própria Escola. “Olga”, de Fernando Morais, é a obra estudada pelo grupo de alunos da EEM Presidente Roosevelt, que irá ao Cineteatro para o encontro com o autor.
O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE).
PROGRAMAÇÃO NO CINETEATRO SÃO LUIZ
- Segunda-feira (18 de abril), às 19 horas com Mary Del Priore e mediação de Isabel Costa. Tema: Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil
- Terça-feira (19 de abril), às 19 horas com Fernando Morais e mediação de Sávio Alencar. Tema: Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade
- Terça-feira (26 de abril), às 19 horas com Tony Bellotto e mediação de Élcio Batista. Tema: Segurança e violência policial na Literatura Brasileira.
- Quarta-feira (27 de abril), às 19 horas com Preta Ferreira e mediação de Nina Rizzi. Tema: Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na História.
- Terça-feira (3 de maio), às 19 horas com Viviane Mosé e mediação de Lia Sanders. Tema: O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver.
- Segunda (9 de maio), às 19 horas com Sérgio Vaz e mediação de Tuyra Andrade. Tema: Literatura e Realidade.
- Segunda-feira (16 de maio), às 19 horas com Fabrício Carpinejar e mediação de Anna K. Lima. Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens.
- Terça-feira (17 de maio), às 19 horas com Ailton Krenak e mediação de Talles Azigon. Tema: A Cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade.
PROTOCOLO DE ACESSO - Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. A ocupação da capacidade máxima, de 1032 lugares, é permitida. Há disponibilidade de álcool em gel no hall de entrada e o uso de máscara é indispensável durante a permanência no equipamento.
- Projeto Literário Diálogos Contemporâneos.
- De 18 de abril e 17 de maio de 2022, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500-Centro-Fortaleza-Ceará).
- Acesso gratuito, por ordem de chegada (sem retirada de ingresso).
Comentários
Postar um comentário