O professor Lutero Carmo de Lima, coordenador do Laboratório de Energias Renováveis (LER) e docente do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi convidado pela Pesquisa de Reputação Acadêmica Global da Times Higher Education (THEs Global Academic Reputation Survey) para avaliar universidades do mundo.
O professor foi convidado com base em suas pesquisas e publicações sobre hidrogênio verde. Na pesquisa THE, representará o Brasil nesta área. Estudioso do tema há mais de três décadas, ele lembra que desenvolveu, em 1990, na Universidade de Miami, um modelo de hidrogênio verde para a preservação da Floresta Amazônica, trabalho que obteve grande repercussão nos Estados Unidos.
Na Uece desde 2003, desenvolveu o modelo de energia para o Ceará, formando cerca de dez mestres e doutores na área de hidrogênio verde, alguns sendo professores da área atualmente. Formou pesquisadores no Ceará e Brasil, incluindo um pesquisador da Espanha e outro da Argentina.
Nas pesquisas, professor Lutero desenvolve modelo de sistema energético à base de hidrogênio advindo da Energia Solar. Conforme evidencia em suas publicações, desde a sua criação, em 1975, o modelo computacional foi aplicado para diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Em 2007, o modelo foi adaptado para o estado do Ceará, devido ao seu potencial de energias renováveis, principalmente as energias solar e eólica. O modelo considera população, demanda energética e Produto Interno Bruto per capita da região onde é aplicado. Além disso, faz estimativas em longo prazo da produção de hidrogênio via energia solar.
Entre os anos de estudo do tema, o professor publicou, ao lado de outros pesquisadores, 15 trabalhos sobre hidrogênio verde, com destaque para publicação no International Journal of Hydrogen Energy, periódico número 1 da Capes.
- Talvez por isso o mundo começou a olhar para o Ceará e seu altíssimo potencial em hidrogênio verde. Desde 2003, vem realçando a importância do Ceará sobre a produção do Hidrogênio Verde”, ressalta o professor.
Pesquisa de Reputação da THE - O professor Lutero recebeu convite para participar da Pesquisa de Reputação Acadêmica da THE via e-mail, sendo necessário preencher formulário com todas as indicações importantes sobre as áreas de pesquisa, ensino e extensão das universidades avaliadas. A pesquisa está disponível em 12 idiomas.
Os principais resultados da pesquisa serão publicados pela primeira vez na forma da influente Classificação Mundial de Reputação da THE em 2022 e informarão o resultado da Classificação Mundial de Universidades da THE de 2023, publicado em outubro de 2022.
A pesquisa também fornece uma imagem da mudança da reputação acadêmica global das instituições, para informar as análises editoriais da THE e as ferramentas de dados e análises.
ENI Award 2022 - Por suas contribuições acadêmicas, o professor Lutero Carmo de Lima está novamente concorrendo ao ENI Award 2022, prêmio internacional de pesquisa e inovação tecnológica no setor de energia.
O ENI Award é uma premiação anual criada em 2008, na Itália, para destacar os melhores estudos e pesquisas de referência internacional em energia e meio ambiente.
- É considerado o prêmio Nobel da energia”, destaca o professor Lutero. A divulgação do resultado está prevista para maio, com entrega da premiação em julho, na Itália. Lutero do Carmo já foi indicado ao prêmio nos anos de 2016 e 2019.
Grupo de trabalho estratégico - Em 10 de fevereiro, o professor Lutero foi nomeado, por ato do governador Camilo Santana, como membro do Grupo de Trabalho Estratégico do Governo do Ceará, que visa, entre outros objetivos, elaborar plano de ação para o desenvolvimento e apresentação de políticas públicas de energias renováveis voltadas ao desenvolvimento sustentável e à futura implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.
Lutero Carmo de Lima é graduado em Física pela Universidade de Santo Amaro (SP), mestre (UFSC) e doutor (USP) em Engenharia Mecânica. Tem pós-doutorado no Clean Energy Research Institute da Universidade de Miami. Foi bolsista Fulbright. Recebeu Medalha e foi vice-presidente da Phi Beta Delta, chapter Beta Theta, Honor Society for International Scholars. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq em 1988-1996, 1998-2000, 2007-2009. Em fev. 2020, #1, artigo mais citado na revista Elsevier – Energy for Sustainable Development.
Com informações e foto da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.
Comentários
Postar um comentário