Na manhã deste domingo (20 de fevereiro), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com Instituto Federal do Crato (IFCE-Crato), promove a expansão do Ecomapps no Parque Estadual Botânico do Ceará (Pebce).
- O aplicativo de Mapeamento Ambiental, desenvolvido por professores e alunos do Instituto Federal de Educação do Ceará-IFCE, armazena informações relevantes sobre a flora local, equipamentos históricos e outros pontos importantes”, explica a bióloga Roberta Rocha, do Pebce.
Participam do evento o titular da Sema, Artur Bruno; o reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes; os professores do IFCE-Crato, João Alberto Brito de Abreu e Brisa do Svadeshi Cabral; e o gestor do Parque, George Feijão.
No Botânico, já existem 60 pontos instalados desde dezembro de 2020. Cada um dos pontos mapeados recebe uma placa de identificação com informações em braile, sonorização de libras e um código QR.
Aos poucos, o Ecomapps está sendo implantado nas unidades de conservação (UCs) estaduais do Ceará. Além do Botânico, o Ecomapps está no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato; na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Águas Emendadas, em Tauá; no Sítio Curió e no Parque Estadual do Cocó, ambos em Fortaleza.
Na atual expansão, também serão instaladas placas inclusivas na trilha dos sentidos do Parque Botânico, com descritivo em braile e em linguagem de sinais.
- Trata-se de uma trilha inclusiva adaptada para receber pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida”, explica o gestor Feijão. A trilha possui piso podotátil e estruturas para que sejam desenvolvidas atividades de educação ambiental voltada para público mais específico.
Comentários
Postar um comentário