Sobre a crise no Vôlei de Praia, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançou Nota:
- Desde o encerramento das inscrições para a etapa de Saquarema do novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, a CBV recebeu mensagens e telefonemas de diversos atletas e técnicos solicitando conversas sobre o formato da competição.
Como não seria possível realizar esses encontros durante a etapa, já que toda a equipe da CBV estava mobilizada para o evento, informamos que as conversas ocorreriam quando a competição acabasse. Assim foi feito e, logo na segunda-feira, a CBV entrou em contato com esses atletas sugerindo uma conversa já nesta terça-feira.
A CBV quer manter o diálogo aberto, como sempre esteve, e atender a todos os grupos. É importante deixar claro que esta reunião com os atletas que procuraram a CBV seria apenas o primeiro passo pós-etapa de Saquarema, e de maneira alguma inviabilizaria o contato com outros grupos, como técnicos, parceiros, representantes da mídia e comissões. Isso inclusive foi informado aos atletas convidados, e a Comissão de Atletas tinha conhecimento do fato, já que estava copiada na conversa entre a CBV e a atleta Ágatha.
- Para nossa surpresa, os atletas convidados - Ágatha, Bárbara Seixas, Carol Solberg, Maria Elisa e Oscar, que receberam o convite e confirmaram presença sabendo o formato e o teor da reunião – chegaram à CBV acompanhados por outros atletas e integrantes da Comissão de Atletas.
- Embora informado previamente de que esta seria uma conversa entre CBV e atletas, e que uma reunião com a Comissão seria agendada para um outro momento, o grupo exigia a participação de todos, uma postura autoritária e totalmente incompatível com o diálogo democrático no qual a CBV acredita.
- A CBV preza pela transparência nas trocas e conversas, e lamenta profundamente que essa tentativa de diálogo não tenha sido aceita pelos atletas, já que a maioria solicitou conversas individuais, sem mencionar a obrigatoriedade da presença de qualquer outra pessoa. Na equipe da CBV, temos também ex-atletas que trabalham todos os dias para o desenvolvimento e o crescimento do esporte.
- Estamos abertos ao diálogo, mas sempre de maneira profissional, sem retaliações ou imposições, e tendo o respeito e a confiança como bases".
O Top 8 do novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia tem seus primeiros campeões. Com a arena lotada na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), Rebecca/Talita e Arthur Mariano/Adrielson conquistaram o título na primeira etapa da temporada 2022.
Além da medalha de ouro, da premiação em dinheiro e de 800 pontos no ranking, a final do Top 8 vale mais um benefício para as duplas: os vencedores de cada etapa Top 8 e seu técnico vão receber da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para disputar uma etapa do Circuito Mundial como bônus pela performance.
- Estamos muito animados para esta temporada e confiantes no sucesso do novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Tivemos finais muito disputadas, o público encheu a arena, e esse foi só o início. As duplas já começaram a somar pontos importantes para o ranking e para a corrida pelo título. Além disso, os campeões do Aberto garantiram vaga para o próximo Top 8, e os campeões do Top 8 terão todas as despesas para disputar uma etapa do Circuito Mundial custeada pela CBV”, afirmou Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol.
Arthur e Adrielson venceram Nicolas/Samuel por 2 sets a 0 (21/19 e 21/19) na final e conquistaram o segundo título da dupla no ano – eles haviam vencido a etapa de San Juan (ARG) do Circuito Sul-Americano em janeiro. Gabriel Zuliani e Mateus Dultra ficaram com o bronze em Saquarema e completaram o pódio.
- Vencer essa etapa foi muito importante. Além do título, garantimos uma etapa do Circuito Mundial com todas as despesas pagas, o que é uma ajuda muito grande para a gente. Vamos trabalhar mais ainda, porque a cada etapa o Circuito fica mais difícil e disputado”, destacou Adrielson, eleito o craque da partida.
Campeãs da última etapa no ano passado, Rebecca e Talita mantiveram o ritmo e abriram 2022 também com título. Na decisão, elas venceram Josi Alves/Carol Goerl por 2 sets a 0 (21/13 e 21/16). Karol/Aninha ganharam a medalha de bronze.
"Esse torneio foi muito importante para a gente ver como está o time, sentir o que está faltando e o que pode melhorar. E a gente ficou feliz. Mais um título para a Talita, mais um título para mim. A gente sabe o quanto é difícil cada torneio, o quanto que a gente trabalha para mostrar um grande voleibol para quem vem assistir e prestigiar”, disse Rebecca, craque da partida da final feminina.
Com um novo formato para a temporada 2022, o Circuito Brasileiro passa a ser dividido em duas competições por etapa. O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying. Já o Top 8 será disputado pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance. O convite é mais um estímulo para a renovação da modalidade, pois todas as duplas podem brigar por uma participação no Circuito Mundial.
A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia será em Maringá (PR), com a disputa do Aberto. De 30 de março a 3 de abril, Itapema (SC) recebe a terceira etapa, que contará com Aberto e Top 8.
Todas as etapas somam pontos para o mesmo ranking, e o campeão da temporada 2022 será definido pela soma dos nove melhores resultados dos participantes.
CALENDÁRIO DO CIRCUITO BRASILEIRO 2022
CBVP - TOP / ABERTO
1ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - Saquarema/RJ de 3 a 6 de fevereiro.
2ª ETAPA - ABERTO - Maringá / PR de 24 a 27 de março.
3ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - Itapema / SC de 30 de março a 03 de abril.
4ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - Brasília / DF de 04 a 08 de maio.
5ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO – Várzea Grande / MT de 18 a 22 de maio.
6ª ETAPA - ABERTO - local a definir – de 1 a 5 de junho.
7ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO – Vila Velha / ES de 22 a 26 de junho.
8ª ETAPA - ABERTO - local a definir - de 7 a 10 de julho.
9ª ETAPA - ABERTO - local a definir – de 21 a 24 de julho.
10ª ETAPA - ABERTO - local a definir – de 04 a 07 de agosto.
11ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - local a definir – de 24 a 28 de agosto.
12ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - local a definir – de 21 a 25 de setembro.
13ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - local a definir – de 12 a 16 de outubro.
14ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - local a definir – de 9 a 13 de novembro.
15ª ETAPA - TOP 08 e ABERTO - local a definir – de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Comentários
Postar um comentário