Pular para o conteúdo principal

Vidas Trans que mudam a Saúde Cearense

 A diversidade amplia o entendimento do mundo pelos olhos do outro. O Dia Nacional da Visibilidade Trans, marcado neste sábado (29 de janeiro de 2022), destaca essa ideia e reforça a importância da ocupação desta parcela da população em todas as áreas. 

Na Saúde, as violências contra travestis e Transexuais vão desde a falta de informação até a assistência, passando pelo desrespeito ao uso do nome social - o que é Lei no Ceará desde julho de 2019.

Mas há quem lute para trilhar dias melhores para a comunidade LGBTQIAP+ e para a saúde pública cearense. 

Felipe de Oliveira Silva, que atua no Serviço de Referência Transdiciplinar para Transgêneros (Sertrans) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), é um deles.

Homem Trans, o enfermeiro hoje trabalha no ambulatório onde um dia esteve como paciente. 

- Nossa sociedade ainda não tem esse preparo. Nossos profissionais também não. Fui paciente do ambulatório; o atendimento que recebi foi muito importante, mas nem todos os espaços possuem essas características”, avalia.

Esta compreensão faz com que Oliveira, de 27 anos, use a profissão para educar e mostrar que é possível não estigmatizar pessoas Trans. Também professor de um curso técnico, o enfermeiro alegra-se por poder ser porta-voz para tantos. 

- Não tive acesso a esse universo durante a minha formação. Ocupar este lugar me dá a oportunidade de ensinar e encorajar os que estão passando pelo processo“, diz. 

A realidade do jovem, que tem formação em Nível Superior e emprego com carteira assinada, não é a mesma para todas as pessoas Trans, que muitas vezes são marginalizadas.

- Estou viva pela minha persistência”.

Dara Costa exibe o nome em seu crachá, o primeiro em 40 anos de vida.

Dara Raquel Costa, por exemplo, só entrou formalmente no mercado há oito meses, aos 40 anos. Atualmente, ela trabalha como auxiliar de Serviços Gerais no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), também da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Dara Costa é uma dentre tantas que recorreram à prostituição para ter comida na mesa. Aos 14 anos, saiu de Morada Nova, distante 155 quilômetros de Fortaleza, e foi para São Paulo, onde passou dez anos. 

- Sou uma sobrevivente. O mercado é complicado, a homofobia mata e eu estou viva pela minha persistência e oportunidade que amigos que me deram”.

Ainda na capital paulista, foi babá de algumas crianças, antes de retornar para o Ceará. Os serviços informais, ela pontua, são as opções mais comuns. 

- O Mercado de Trabalho é escasso para nós. Vivemos à margem da sociedade”. E continua: 

- Somos seres humanos, precisamos ser vistos como tal. Nosso tempo de vida não precisa ser curto. Precisamos vencer a homofobia”, protesta ela, que se reconhece como travesti.

Pesquisas apontam que a expectativa de vida de uma pessoa Trans no Brasil é de 35 anos, menos da metade da média nacional de 76,8 anos, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A auxiliar de Serviços Gerais do Hias é uma das poucas que não entram nesta estatística. Por isso, ela celebra não só a vida, mas onde se encontra. E comemora o nome “Dara” no crachá, símbolo de existência. 

- O respeito começa por aí”, ensina.

Luta por espaço - O medo da indiferença também não impediu a técnica em Enfermagem Esther Estevão da Costa, de 40 anos, de lutar por espaço. Nascida em uma família de quatro irmãos, ela conta que a mãe sempre desejou uma menina e que, ainda grávida, “conversava” com a barriga chamando o bebê pelo nome que hoje adota.

- Recebi o nome de Estevão. Mas sempre me senti diferente. E a minha mãe também, tanto que nunca me impediu de vestir o que desejasse. Quando precisava usar roupa masculina, eu não me gostava”, lembra.

Esther Costa preside a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Regional Norte

Já o pai acreditava que “era uma fase”. Pela incompreensão paterna, inclusive, aos 18 anos, decidiu sair de casa.

- Estudei, batalhei para ser gente na vida, para conquistar o meu lugar por competência”, afirma. 

Esforço que lhe rendeu 266 votos dos colegas do Hospital Regional Norte (HRN), onde trabalha, para ocupar a vice-presidência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

- Eu quase não acreditei. Trabalho com muita responsabilidade, carinho e respeito. Foi isso que me trouxe até aqui”, emociona-se. 

A profissional de Saúde, que também atua na Central de Transporte de Pacientes, sabe que sua realidade, infelizmente, não é a mesma para todas e todos. 

- Sou uma felizarda neste mundo. Fui sorteada. Tenho amigas que passam por situações humilhantes, indignas de um ser humano”, lamenta. “A abertura do Mercado de Trabalho é urgente. E precisa ser para todos”.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag