Morreu, na tarde deste sábado (8 de janeiro de 2022), em Fortaleza, aos 74 anos, o ex-ponta esquerda carioca João Rodrigues da Costa. Da Costa estava internado com problemas cardio-respiratórios, em Fortaleza.
Um verificado um minuto de silêncio. no começo do segundo tempo de Iguatu x Ferroviário, pela 1ª Rodada do Cearensão 2022, no Estádio Morenão, em Iguatu, em lembrança a Da Costa, que marcou época jogando ao lado do irmão Jorge Costa.
Da Costa nasceu no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1947. Começou pelo Botafogo-RJ e depois passou ao Vasco-RJ. Foi emprestado ao Porto (Portugal), onde ficou por um ano para retornar ao Vasco.
Em seguida jogou pelo Paysandu-PA, onde foi artilheiro por dois anos consecutivos. Depois defendeu o Ceará e seu ótimo desempenho despertou o interesse da Portuguesa de Desportos, onde conquistou o polêmico título paulista de 1973, dividido com o Santos.
Retornou ao Ceará, clube que totalizou oito anos de trabalho, tendo sido campeão estadual por seis vezes.
É o segundo maior artilheiro da história do Ceará, com 164 gols em 330 jogos, atrás apenas de Gildo, que marcou 244 gols.
Ponta-esquerda do Ceará, por muitos anos, e campeão paulista de 1973 pela Portuguesa, Da Costa residia em Fortaleza (CE), onde era funcionário aposentado do Juizado da Infância e da Juventude.
Em pé, da esquerda para a direita: Mauro Calixto, Hélio, Odélio, Joãozinho, Dimas e Paulo Tavares. Agachados: Téia, Samuel, Jorge Costa, Edmar e Da Costa. Foto: Arquivo Ceará Sporting Club
- Nota de Pesar do Ceará - O Ceará Sporting Club comunica e lamenta o falecimento de João Rodrigues da Costa aos 74 anos, por complicações cardiopulmonares, na tarde deste sábado (8) O Alvinegro decreta luto oficial de três dias e terá, no Cengtro de Treinamento (CT) de Porangabuçu a bandeira oficial hasteada a meio mastro neste período. Carioca de Inhaúma, Da Costa nasceu em agosto de 1947 e foi ponta esquerda do Ceará, estreando em 1971 com a camisa alvinegra. Com cinco títulos estaduais (1971, 1972, 1975, 1976 e 1977) e 330 partidas, é o 11º atleta que mais jogou pelo Vozão. Da Costa marcou 164 gols pelo Ceará; um dos mais importantes foi em dezembro de 1972, na vitória sobre o Santos por 2 a 1, no jogo 1.000 de Pelé. Além de jogar no Ceará, Da Costa vestiu as também as camisas de Botafogo-RJ, Vasco-RJ, Porto (Portugal), Paysandu-PA e Portuguesa-SP. Em nome da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, os presidentes Robinson de Castro e Evandro Leitão se solidarizam com parentes e amigos neste momento de perda e consternação".
- Jornalista Paulo César Karam - Ceará SC de luto. Morre Da Costa, o maior ponta esquerda da história do Ceará, aos 74 anos, vítima de complicações cardiorrespiratórias. O jogador mais raçudo que galera viu vestindo a camisa do Ceará".
- Radialista Chico Carloto - Tive o privilégio de vê-lo logar. Um dos melhores e mais completos jogadores que vi em ação. Dono de um potente chute fez história vestindo a gloriosa camisa do Ceará Sporting Club".
- Velório - A família de Da Costa ainda não divulgou informações sobre Velório e Sepultamento.
- Botafogo-RJ.
- Vasco-RJ.
- Porto-Portugal.
- Paysandu-PA.
- Ceará-CE.
- Portuguesa-SP
- Fortaleza-CE.
- Baraúnas-RN.
Comentários
Postar um comentário