Informa o Arquivo Nirez:
- Em 1922, exatamente há 100 anos, o então presidente do Ceará, Justiniano de Serpa promoveu o Primeiro Congresso de Prefeitos do Estado do Ceará, com a participação de todos os prefeitos dos 74 municípios então existentes.
A foto foi registrada na ocasião, mas não dá para identificar os presentes, trata-se da sessão de instalação do Congresso que se realizou no Salão Nobre do Palácio da luz.
Eis o Arquivo Nirez para 8 de janeiro na História do Ceará em 30 fatos:
- 1863 - Fundado o Ateneu Cearense, por João de Araújo Costa Mendes e Manuel Teófilo da Costa Mendes, irmãos, oriundos de Boa Viagem, na Praça do Ferreira.
- 1872 - José Antônio de Calazans Rodrigues deixa o governo, assumindo o 2º vice, coronel Joaquim da Cunha Freire.
- 1886 - Funda-se o Externato Santa Teresa de Jesus, de Rufina Maria Rosas, na Rua Senador Pompeu, 143-A (antigo). 1895 - Falece, pela madrugada, aos 70 anos de idade, o conselheiro Adriano José Leal, ministro aposentado do extinto Tribunal de Justiça, baiano de nascimento.
- 1905 - Inaugurada a loja maçônica Porangaba, que teve à frente a figura do venerável Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro (Casimiro Montenegro).
- 1910 - Surge a Tipografia Comercial, de Carlos Jatahy, na então Praça José de Alencar (não é a atual), espaço hoje entre o prédio do Correio Central e o da agência metropolitana do Banco do Brasil.
- 1922 - Então presidente do Ceará, Justiniano de Serpa promove o Primeiro Congresso de Prefeitos do Estado do Ceará, com a participação de todos os prefeitos dos 74 municípios então existentes.
- 1931 - Morre, em Fortaleza, Pedro Leon Capoulade (Pedro Francês).
- 1935 - Morre em Fortaleza Antônio Martins de Jesus, pai dos intelectuais poeta José Martins d’Alvarez, bacharel Francisco Martins (Fran Martins), tabelião Cláudio Martins e do Reitor Antônio Martins Filho.
- 1938 - O Crédito Popular São José é transformado em sociedade anônima passando a denominar-se Banco Popular de Fortaleza S. A-Banfort., tendo na presidência Manoel Antônio de Andrade Furtado.
- 1939 - Realiza-se a cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Apelação do Estado (atual Tribunal de Justiça do Estado do Ceará-TJCE), respectivamente, desembargadores Daniel Augusto Lopes (Daniel Lopes) e Carlos Livino de Carvalho. Abrindo a sessão, falou o desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa seguido da palavra de João Jorge de Pontes Vieira em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará.
- 1939 - Encerra-se a Feira de Amostras que esteve por 35 dias montada na Praça José de Alencar, tendo sido visitada por 150 mil pessoas.
- 1945 - Partem mais 700 nordestinos para os seringais da Amazônia. Eram os chamados Soldados da Borracha.
- 1946 - Assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, Oscar Barbosa, substituindo Vicente Alves Linhares.
- 1953 - Morre, aos 79 anos de idade, o médico Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes, ex-deputado federal e ex-prefeito de Fortaleza. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Cearense de Quixeramobim nascido a 14 de setembro de 1873, hoje é nome de Rua no Montese e Damas, em Fortaleza.
- 1953 - Empossada a diretoria da União das Classes Produtoras do Ceará, assumindo a presidência o comerciante Eliseu de Sousa Pereira, na sede provisória no edifício do Centro dos Retalhistas, na Rua Barão do Rio Branco.
- 1954 - Realizada a Assembleia Geral para escolha dos novos dirigentes da Sociedade Cearense de Fotografia e Cinema-SCFC, sendo eleitos para presidente do Conselho Superior Luciano Ribeiro Pamplona por unanimidade de votos, e, para presidente do Conselho Diretor, José Augusto Moura, que tem dessa maneira o seu mandato renovado. Chapa eleita para dirigir, durante o exercício de 1954, os destinos da SCFC: Conselho Superior: engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona (Luciano Pamplona) - Presidente Honorário: Francisco Bastos Filho, Eurico Cabral, Gontram Coelho Pinho, Luís de Oliveira Albuquerque, Murilo Hortêncio de Medeiros, Raimundo Ernane Castro e Silva e Adriano Saboia e Silva. Conselho Diretor - José Augusto de Moura - Presidente: Francisco Botelho de Sousa - Vice-presidente; José Humberto Ferreira da Ponte - 1º Secretário, Myrton Cabral, 2º Secretário; Jerônimo Pereira da Costa, 1º Tesoureiro; Antônio Barreto Filho, Adjunto-tesoureiro; e José Cordeiro Bastos, Diretor-social.
- 1962 - Chega em Fortaleza o deputado de Caxias-RJ, Tenório Cavalcante, famoso pela valentia. Usava uma capa preta e portava sua inseparável metralhadora a que deu o nome de “Lourdinha”. Veio para pregar as reformas de base.
- 1963 - O Selecionado Cearense de Futebol sagra-se Campeão de Futebol do Norte e Nordeste, ao derrotar o selecionado pernambucano por 1x0, gol de Charuto.
- 1972 - Fundada a Técnica Brasileira de Alimentos-TBA, em prédio na Avenida Visconde do Rio Branco, oriunda do antigo estabelecimento de Panificação Padaria Industrial Cearense, de 1924. Há 50 anos.
- 1973 - Em substituição ao magistrado José Maria Melo, assume o cargo de auxiliar do diretor do Fórum Clóvis Beviláqua o juiz Adalberto Barros Leal, que ficará respondendo cumulativamente pela 6ª Vara Criminal, de que é titular.
- 1975 - Encontra-se em Fortaleza o senador Marcos Freire (Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB-PE), para lançar o seu livro Oposição no Brasil Hoje.
- 1981 - Instalados dois congressos, no salão de reuniões do Hotel Esplanada, o I Encontro Siderúrgico do Norte e o I Encontro de Estruturas Metálicas do Norte/Nordeste.
- 1981 - Wagner Barreira Filho, Procurador da Prefeitura de Fortaleza, é aclamado presidente do Instituto Brasileiro de Direito Municipal no encerramento do VII Encontro Nacional de Procuradores Municipais, realizado em Fortaleza.
- 1989 - Morre, em Fortaleza, o médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vítima de enfarte agudo no miocárdio e edema pulmonar. Era professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC e médico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Era nascido em Fortaleza em 29 de dezembro de 1933.
- 1999 - Liminar expedida pelo juiz Francisco das Chagas Barreto Alves, garante a realização, mesmo fora da lei federal, do Código de Posturas (Lei 5.530) e da recente Lei Municipal 8.219, do Pré-Carnaval na Avenida Beira-Mar.
- 2002 - O procurador de Justiça Aírton Castelo Branco Sales falece por volta das 22 horas. Com sua morte cerebral anunciada pelos médicos desde a última sexta-feira. Airton Castelo Branco tinha passado por uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro, que surgiu durante uma das sessões de hemodiálise do seu tratamento para curar uma enfermidade nos rins. O corpo de Castelo Branco é velado no Cemitério Jardim Metropolitano, onde é sepultado.
- 2003 - A Polícia Civil do Ceará tem novo superintendente. O delegado especializado José Napoleão Timbó assume pela manhã o comando da instituição. O auditório José Feliciano de Carvalho fica lotado e muitos delegados são obrigados a acompanhar a transmissão de cargo nos corredores. Em discurso de despedida, o ex-superintendente César Wagner Studart Montenegro faz um balanço do trabalho realizado em quase dois anos à frente da instituição.
- 2003 - À tarde, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania, a posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, coronel José Ananias Duarte Frota.
- 2013 - Desativado, definitivamente, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira-IPPOO, que fora inaugurado em 1978, na Avenida dos Expedicionários, no Itaperi. Os presos são transferidos para o IPPOO II, em Itaitinga. O terreno deverá ser leiloado.
- 2016 - Morre, em Fortaleza, o médico, professor e articulista Antero Coelho de Araújo Neto. Foi o primeiro reitor da Universidade de Fortaleza-Unifor. Ultimamente dedicava-se a pregar a qualidade de vida. Era fortalezense nascido em 11 de junho de 1931.
Comentários
Postar um comentário