A Prefeitura de Fortaleza vacinou contra a Covid (Pfizer Pediátrica), desde o dia 15 de janeiro até a última quinta-feira (27 de janeiro de 2022), 23.046 crianças de 5 a 11 anos.
Além da Vacinação por agendamento por ordem decrescente de idade e por Comorbidades e deficiência permanente, foram vacinadas crianças restritas ao leito e crianças em acolhimentos institucionais.
- O Município tem pensado, desde o início da Vacinação das crianças, em estratégias para garantir a imunização desse público, o que inclui desde a garantia do cadastro no Saúde Digital até a Vacinação Domiciliar aos que não podem se dirigir aos centros”, ressalta a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite,.
Além de disponibilizar alguns centros de vacinação para aplicação do imunobiológico aos agendados, a Prefeitura entrega “Certificados de Coragem” aos vacinados, para incentivar as crianças. Na última semana, também foi disponibilizado um intérprete em libras para o público surdo.
Repescagem no fim de semana - Neste sábado (29) e domingo (30), crianças de 5 a 11 anos que faltaram à data do agendamento terão uma nova oportunidade. No sábado (29), a repescagem ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, de 9 às 17 horas, e em mais dez postos de saúde da Capital, de 9h às 16h. Já no domingo (30), o atendimento será no Centro de Eventos, de 9 às 17 horas.
Além desta segunda Repescagem, o Município atenderá também, ao longo do fim de semana, mais de 14 mil crianças com e sem Comorbidades. A lista dos agendados está disponível no Canal Coronavírus.
Vacinação em acolhimentos institucionais - Cerca de 57 crianças que vivem em 14 Acolhimentos Institucionais geridos pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará estão sendo vacinadas nas próprias instituições, por meio das equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A Programação da Vacinação vem ocorrendo de acordo com as particularidades de cada local. Além disso, como o número de crianças acolhidas é dinâmico, a Rede Assistencial, por meio das suas equipes de referência, pode solicitar o retorno dos vacinadores para que os novos abrigados sejam contemplados.
Vacinação domiciliar para restritos ao leito - Desde a última segunda-feira (24), as equipes da Atenção Primária à Saúde da SMS têm realizado a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos domicílios de crianças restritas ao leito. Após cadastro na Plataforma Saúde Digital, este público deve aguardar o contato telefônico e posteriormente a chegada das equipes de Vacinação, que atuam das 8 às 17 horas.
Comentários
Postar um comentário