Neste sábado (8 de janeiro de 2022) até meio-dia, acontece a primeira edição de 2022 da Feira Agroecológica, no Parque, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará).
Para o secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno:
- Esta é uma excelente opção de lazer para iniciar o ano e curtir com a família, além de adquirir alimentos saudáveis, orgânicos e certificados, que saem direto da mão de quem produz para a de quem consome”.
A Sema lembra que o uso da máscara é obrigatório, realiza fiscalização para esse protocolo e disponibiliza álcool em gel.
Oriundos da Agricultura Familiar, a diversidade é grande. São mais de 80 tipos de produtos – com preços acessíveis – entre hortaliças, folhagens, frutas, leguminosas, mel, licores, arroz, café, doces, plantas ornamentais, itens de artesanato e outros mais.
Os orgânicos são produzidos por agricultores da:
- Serra da Ibiapaba.
- Maciço de Baturité.
- Sertão Central.
- Região Metropolitana de Fortaleza.
- Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA/MST).
O presidente Adalberto Alencar, da Fundação Cepema, lembra para que todos tragam uma sacola retornável.
- Aceitamos Pix, dinheiro e cartões. Apoie e compre os produtos da Agricultura Familiar Agroecológica, que além de contribuir para uma alimentação mais saudável contribui para a sustentabilidade dos produtores rurais”, diz Adalberto Alencar.
A feira quinzenal é uma promoção do Governo do Ceará, por meio da Sema e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Fundação Cepema e da Rede Eco Ceará.
Conta com o apoio do:
- Instituto Agropolos.
- União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias (Unicopas).
- Serviço Social do Comércio-Sesc Iparana Hotel Ecológico.
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
As equipes de Educação Ambiental, Educação em Saúde, Nutrição e Recreação, do Sesc Iparana Hotel Ecológico, realizam atividades voltadas para os feirantes e produtores.
Segundo a técnica, Massília Santos, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), o Sesc traz uma atração cultural surpresa e empresa Vida BR-Vestuário Sustentável doa máscaras para os feirantes e visitantes.
- Diante do cenário que estamos enfrentando de Covid 19 e gripe Influenza, as doações de máscaras chegaram em boa hora”, afirma Massília Santos.
JA Cagece fornecerá copinhos de água para os feirantes e produtores.
Comentários
Postar um comentário