Confira o Arquivo Nirez para 11 de dezembro na História do Ceará:
- 1868 - Acontece a Batalha do Avaí, no conflito contra o Paraguai, que embora com a vitória brasileira, deixa um saldo negativo de 297 brasileiros mortos, entre eles o bravo João Sorongo, encontrado morto, sem os braços, com a bandeira nacional nos dentes.
- 1904 - Morre, em Fortaleza, o padre Leandro Teixeira Pequeno. Ordenou-se no Seminário Episcopal do Ceará, atual Seminário da Prainha, em 30 de novembro de 1878. Foi vigário de Mombaça no período de 1884 a 1888. Nascera em Icó, em dois de fevereiro de 1855.
- 1913 - Inaugura-se a linha de bondes de tração elétrica da linha do Alagadiço, que saindo da Praça do Ferreira pela Rua Major Facundo dobrava à direita na Rua Clarindo de Queirós indo até a Praça Paula Pessoa (São Sebastião), Avenida Bezerra de Menezes e voltando pelo mesmo caminho até chegar a Rua Clarindo de Queirós, onde segue até a Praça do Carmo, dobrando na Avenida Duque de Caxias e entrando pela Rua Floriano Peixoto para voltar à Praça do Ferreira.
- 1916 - Fundado em Fortaleza o Tiro Brasileiro General Tibúrcio.
- 1919 - O 46º Batalhão de Caçadores passa a denominar-se 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, pelo Decreto nº 13.916. Seu 1º comandante foi o coronel Felipe Antônio da Fonseca Galvão.
- 1920 - Assume o comando do Regimento Militar do Estado o coronel do Exército, Gustavo Frederico Bentermuller.
- 1924 - O Capitão dos Portos do Ceará, capitão de corveta Edgar Antônio Lynch, passa o comando ao interino, capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca, que assume pela segunda vez o cargo.
- 1926 - Instituído, pelo jornal Correio do Ceará, o concurso da Rainha dos Estudantes.
- 1931 - Joaquim da Silveira Marinho divulga, pela imprensa, que adquiriu os direitos de propriedade do Almanaque do Ceará, a Sófocles Torres Câmara (Sófocles Câmara).
- 1933 - O Decreto 1163 cria uma escola para menores abandonados e delinquentes, subordinada à Chefatura de Polícia do Estado, com internato e ensino agrícola, no Santo Antônio de Pitaguari. Depois ficou conhecida por Santo Antônio do Buraco. Seria depois a Escola de Menores Carneiro de Mendonça.
- 1936 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o advogado cearense Oscar Peixoto de Alencar, que ali se encontrava para tratamento de saúde.
- 1941 - Fundado o Sindicato de Alfaiataria e Confecções de Roupas para Homens de Fortaleza, cujo primeiro presidente foi Manuel Bezerra Lima.
- 1942 - Por decreto do presidente da república, Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), vem de ser designado para o comando da 3º Brigada de Infantaria, o coronel João Felipe Bandeira de Melo, que comandava o 24º Batalhão de Caçadores, sediado em São Luiz do Maranhão. Durante a sua ausência, pois ainda permanecerá no Maranhão, responderá pelo expediente da Brigada de Infantaria o capitão Hermes Vieira Chaves.
- 1945 - Estreia, às 20h30, o pianista Alexandre Orlowsky, no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística.
- 1948 - Fundado em Fortaleza o Clube de Engenharia do Ceará.
- 1955 - Funda-se o Esperanto Klubo Demócrito Rocha, do Ginásio Presidente Vargas, em Messejana.
- 1955 - O vice-governador Flávio Portela Marcílio inaugura, na Praça da Escola Preparatória de Fortaleza (hoje, Colégio Militar de Fortaleza), o Estádio General Eudoro Corrêa, uma homenagem ao militar que durante muitos anos comandou o Colégio Militar do Ceará. A convite do coronel José Ventura, comandante da Escola Preparatória, o general Eudoro Corrêa cortou a fita simbólica do estádio que recebeu seu nome.
- 1958 - Morre, em Fortaleza, a empresária italiana Maria Pierina Rossi Hinko (Pierina Hinko), que foi casada com o comerciante Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho) e, viúva, consorciou-se com o arquiteto húngaro Emílio Hinko. Nascera em Milão, Itália, a 11/01/1889.
- 1967 - O Diário Oficial do Município 3.818 publica a Lei 3.488 do dia 5, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao ministro José Cláudio de Oliveira, cearense de Pacajus.
- 1972 - Com projeto assinado pelo arquiteto Wesson Monteiro Nóbrega têm início as obras de reconstrução da Praça Clóvis Beviláqua.
- 1972 - O prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho), sanciona a Lei 4.121, dando o nome de Praça Diplomata Ednildo Gomes Soárez a um espaço localizado, na Aldeota, entre a Rua Silva Paulet, Rua Tenente. Benévolo, Rua Pereira Filgueira e Rua José Vilar. No local existe o tradicional Campo do América. O professor Edílson Brasil Soárez, que agradeceu em nome da família.
- 1973 - Inaugura-se, na Avenida Aguanambi nº1439, entre a Avenida Soriano Albuquerque, a Rua Lauro Maia e a Rua João Lopes Filho o supermercado Mercantil São José, 11, pertencente ao Grupo Eudes Ximenes, com as presenças do governador César Cals de Oliveira Filho e do prefeito Vicente Fialho. Hoje o prédio é ocupado por um dos supermercados Extra, depois de ter abrigado um do grupo Pão de Açúcar.
- 1975 - Cai um avião do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, na Aerolândia, com a tripulação e engenheiro a bordo. Nenhuma vítima.
- 1975 - Lei publicada no Diário Oficial do Município 5.808, de 16 de dezembro de 1975, denomina o quarteirão entre a Rua Miguel Gonçalves, Rua Álvaro Fernandes, Rua João Firmino e Rua Senador Sá, nas Damas, como Praça Virgílio Nogueira Paes. Curiosamente hoje existe no local um bloco de apartamentos.
- 1976 - Inaugurada, às 20 horas, a nova sede do Clube de Engenharia do Ceará, na Praia do Futuro.
- 1977 - Presta depoimento ao Museu Cearense da Comunicação (hoje Arquivo Nirez), o compositor cearense de fama mundial Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), criador, com Luís Gonzaga do Nascimento, do baião urbanizado.
- 1984 - Entrega, pelo governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), da Medalha da Abolição a quatro personalidades: Dom Hélder Câmara, general Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso Albuquerque Lima) (falecido), o fazendário Audísio Mosca de Carvalho e o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).
- 1984 - No Centro de Convenções é aberta a I Exacta, Exposição Anual da Construção, Tecnologia e Arquitetura.
- 1984 - Morre o compositor e cantor cearense, de projeção nacional, Hermenegildo Evangelista de Paula (Catulo de Paula), cearense de São Benedito nascido a 13 de agosto de 1923.
- 1990 - Morre em Fortaleza, aos 75 anos de idade, o intelectual Antônio Girão Barroso, jornalista, poeta, escritor e político, um dos fundadores do movimento CLÃ. Era cearense de Brejo Seco, atual Araripe, onde nascera a seis de junho de 1914. Era filho de Antônio Teodorico da Costa Barroso.
- 1996 - Fundado, na Casa de Juvenal Galeno, o Movimento de Proteção ao Silêncio Urbano - Psiu, com sua diretoria formada pelo jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), presidente; arquiteto Delberg Ponce de Leon, vice-presidente; advogado José Estélio de Lima Melo, secretário; e professor Moacir Marinho, tesoureiro.
- 1996 - Morre, aos 68 anos de idade, o médico Francisco Carvalho Nunes, um dos fundadores do Pronto Médico. Nascera em Fortaleza no dia três de dezembro de 1931.
- 2000 - Incêndio destrói, na madrugada, uma das 18 enfermarias da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, já interditada para obras. Por ficar ao lado de berçários, provocou corre-corre e os recém nascidos foram levados por suas mães que ficaram no pátio enquanto várias pacientes foram transferidas para outras unidades, pois estavam em trabalho de parto.
- 2000 - A Socicam e o Governo do Estado inauguram à noite, na Rua Hipólito Pamplona, 45, o Terminal Rodoviário de Antônio Bezerra, que substitui a chamada Rodoviária dos Pobres.
- 2000 - Começa a transferência do maquinário e mobiliário da extinta Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, do prédio da Água Fria, para a sede da Imprensa Oficial Cooperativa e Gráfica Ltda., na Vila de Ligação 3, no Distrito Industrial 3, na Pajuçara.
- 2000 - Inaugurado à noite o Hospital Dia Peter Pan, localizado por trás do Hospital Infantil Albert Sabin, onde já vinha funcionando, destinado ao tratamento de crianças portadoras de câncer, construído com o trabalho voluntário da Associação Peter Pan. Sua diretora é a médica Olga Freire Maia.
- 2001 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF muda-se do Palácio João Brígido, antigo Palácio do Bispo, na Rua São José s/nº, onde ficava o gabinete do prefeito, para prédio na Avenida Luciano Carneiro nº 2235, onde funcionou a empresa Mudanças Confiança, no bairro Vila União.
- 2002 - Três médicos do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand recebem no auditório da MEAC, a Medalha Boticário Ferreira, por indicação dos vereadores José Maria Couto e Jaziel Pereira, da Câmara Municipal de Fortaleza, Eugênio Lincoln Maia, diretor geral do Hospital Walter Cantídio (das Clínicas); Francisco Manuelito Lima de Almeida, diretor geral da Maternidade-Escola e George Magalhães de Oliveira, chefe do serviço de medicina interna do HUWC.
- 2008 - Morre, em Fortaleza, o músico e compositor Manoel Ferreira Lima. Ingressara na Polícia Militar do Ceará em 1962. Foi regente da Banda de Música da PMC na década de 1980. Passou para a reserva em 1985 e prestou serviço na Secretaria de Cultura do Estado. É sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Iguatu,, a nove de janeiro de 1932.
- 2015 - Morre, à noite, aos 63 anos, o jornalista, professor, radialista, e ouvidor da Universidade Federal do Ceará-UFC, Agostinho Gósson, que lutava há alguns anos contra um câncer no fígado. O velório ocorre no dia seguinte seguido do sepultamento no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio. Agostinho nascera em São Paulo, SP, mudando-se para Fortaleza em 1978. Foi presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, da Rádio Universitária FM, do Sindicato dos Jornalistas do Ceará- Sindjorce, da Federação Nacional do Jornalistas-Fenaj e atuou nos principais órgão de comunicação de Fortaqleza. Agostinho recebera o Título de Cidadão Cearense pela Assembleia Legislativa do Ceará. Nascera em São Paulo, em 28 de junho de 1953.
Comentários
Postar um comentário