- Confira o Arquivo Nirez para 17 de dezembro na História do Ceará:
- 1824 - Volta ao Governo da Província o tenente. Coronel Pedro José da Costa Barros.
- 1878 - Terminada o ramal ferroviário ligando o porto (Poço da Draga) à Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité - EFB.
- 1894 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, em substituição ao engenheiro militar José Faustino da Silva, o engenheiro Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil.
- 1903 - Morre em Fortaleza o magistrado e político Antônio Monteiro do Nascimento Filho, ex-deputado estadual. Era cearense de Quixeramobim nascido em 29/07/1864.
- 1918 - Morre o ex-notário público de Fortaleza Luís Xavier de Castro, que substituiu o velho tabelião Feijó. Era cearense de Fortaleza nascido em 01/067/1848.
- 1922 - O arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, benze, solenemente, os quatro grandes sinos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha, batizados de Centenário, Brasil, Ceará e Fortaleza.
- 1930 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Orlando Marcondes Machado, substituindo o capitão de corveta Mário Hecksher.
- 1947 - O fortalezense não precisa mais deslocar-se de sua residência para telefonar para grandes distâncias como fazia até então. Foi instalado o Serviço de Tráfego Mútuo de Rádio da Companhia Rádio Internacional, em convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF.
- 1948 - Inicia-se a mudança do quartel da 10ª Região Militar, da Rua Pedro Pereira nº 461, esquina com Rua General Sampaio, para o quartel antes ocupado pelo 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, na Avenida Alberto Nepomuceno, esquina com Rua Dr. João Moreira. A 10ª Região Militar - 10ª RM, permanece até hoje no local.
- 1951 - Chega a Fortaleza o trem-hospital trazendo feridos do pavoroso desastre, próximo à estação de Acopiara, entre a cidade e a estação de Quincoê, com um trem de passageiros da RVC onde houve o descarrilamento da composição puxada pela locomotiva 612, prefixo P-2 precedente do Crato, e que partiu do Iguatu onde pernoitara. Prosseguindo viagem para Fortaleza, o trem deixou a estação de Iguatu exatamente às 5 horas da manhã. Toda a composição foi lançada fora dos trilhos, verificando-se o engavetamento de vários vagões. Apenas a locomotiva e o carro-correio permaneceram incólumes. Entre mortos cerca de 50, e feridos contam-se mais de 100 passageiros.
- 1952 - Abre-se a VII Festa da Imprensa, no recinto do Parque da Liberdade, em benefício da construção da Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI.
- 1953 - Instala-se, em Fortaleza, no Teatro José de Alencar, o I Congresso Estadual do Ministério Público.
- 1957 - Morre o compositor cearense Augusto Cabral, que nascera a 21/10/1873.
- 1961 - A Faculdade de Farmácia e Odontologia deixa o prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1321 e passa a ocupar o prédio da antiga Escola Normal, onde estiveram o Grupo Norte da Cidade, Grupo Escolar José de Alencar e a Faculdade de Medicina, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, hoje ocupado pelo IPHAN.
- 1964 - Inauguradas as novas instalações do Banco dos Exportadores e Importadores de Fortaleza.
- 1965 - Morre, em Fortaleza, o bacharel em Direito e poeta César Carneiro Leão de Vasconcelos. Nascera em Fortaleza a 17/03/1898.
- 1966 - Por iniciativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará é inaugurada a Escola Almirante Tamandaré, no bairro de Bom Jardim, com a presença do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM e do Secretário de Educação do Município.
- 1966 - Em Fortaleza o cantor Jerry Adriani, estreando no Parque Shangay na IV Festa da Mocidade. Depois apresentou-se no Ideal Clube, na Rádio Iracema e no Estádio Presidente Vargas.
- 1967 - O Fortaleza Esporte Clube sagra-se Campeão Cearense de Futebol de 1967.
- 1969 - Inaugurada, em Maranguape, a primeira indústria de tecidos felpudos da região Nordeste, Chenille do Nordeste S. A. - Chenosa.
- 1970 - Toma posse na Cadeira 17, da Academia Cearense de Letras - ACL, cujo Patrono é Joaquim Catunda, no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos, na vaga deixada por Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), o escritor Paulo Bonavides, sendo saudado pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
- 1971 - Com coquetel e uma exposição de fotografias, é inaugurada, no 5º andar da ACI, a nova sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.
- 1972 - Reinaugurado, após reforma e ampliação, o prédio do Fórum Clóvis Bevilacqua, na Avenida Alberto Nepomuceno, na Praça da Sé. A reforma deu-se em virtude de incêndio ocorrido em posto de gasolina em frente, na Avenida Alberto Nepomuceno e que prejudicou toda a fachada do prédio.
- 1973 - A diretoria da Associação dos Engenheiros-agrônomos do Ceará é renovada sagrando-se vencedora a chapa ''Engrandecimento Profissional'' composta dos agrônomos: Presidente - Antônio de Albuquerque Sousa Filho; Vice-presidente - Francisco Tavares Rocha; Secretário Geral - José Braga Paiva; 1º Secretário - Antônio Palmela Bastos de Oliveira; 1º Tesoureiro - José de Araújo Nunes; Conselho Deliberativo - Mauro Barro Gondim e José Almeida Franco; Suplentes - Raimundo Ademar Braga e Vicente de Paula Maia dos Santos Lima; Representantes junto à Federação da Associação dos Engenheiros-agrônomos do Brasil - José Eloísio Maramaldo Gouveia, Antônio Bezerra Peixoto e Antônio Lopes Bezerra de Menezes; Suplentes - Ellery Barreira, Geraldo Angelim de Albuquerque e Francisco de Assis Leite.
- 1973 - Publicada no Diário Oficial do Município - Diom nº 5.310, a Lei n 4.312, do dia 6, que denomina de Viaduto da FEB o elevado da Avenida Marechal Castelo Branco (Leste-Oeste) sobre a Avenida Alberto Nepomuceno, conhecido popularmente por “Tatazão”, alusão ao vulto popular Zé Tatá.
- 1981 - Sancionado, pelo prefeito biônico Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara), o novo Código de Obras e Posturas do Município, que ele próprio não cumpriu e mais quatro leis sobre parcelamento e ocupação de solo e uma de concessão definitiva do imóvel sede da IAB no Ceará.
- 1984 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) inaugura o Conjunto Residencial Morada do Sol, construído pelo Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC.
- 1986 - A prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida (foto) rompe com o Partido dos Trabalhadores-PT.
- 1987 - O Diário Oficial do Município 8773 publica o teor da Lei 6245, de 25/11/1987, que restabelece o título honorário de Cidadão de Fortaleza a Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), concedido em 14/12/1961 e cassado no período de exceção.
- 1989 - Eleito, no segundo turno, presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo do PRN, tendo como vice Itamar Augusto Cautiero Franco T.
- 1990 - Morre o radialista Cândido Olímpio Colares (Cândido Colares), cearense do Crato.
- 2001 - A quarta Casa de Mediação Comunitária, é inaugurada à tarde pelo subsecretário da Secretaria da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente - Soma, Kléber Calou, na Jurema, em Caucaia, localizado dentro da instituição filantrópica Lar Fabiano de Cristo, na Avenida Dom Almeida Lustosa, 4395 e atenderá em horário comercial problemas envolvendo vizinhos e membros da família. As outras já inauguradas anteriormente são a Casa de Mediação Comunitária na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste, 2.709; no Pirambu, Casa de Mediação Comunitária na Parangaba, na Avenida Júlio Braga, s/n; e Casa de Mediação Comunitária no Tancredo Neves, na Rua Copaíba, 39.
- 2006 - Morre, aos 94 anos de idade, o general do Exército Brasileiro José Gois de Campos Barros, que exerceu vários cargos no Ceará, entre eles o de Comandante da Polícia Militar do Ceará, suplente de senador, secretário de Segurança Pública, professor da Escola Preparatória de Fortaleza. Era nascido em Flores, PE, no dia 09/08/1912.
- 2012 - Morre, em Fortaleza, a ex-senadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes, irmã de Adauto Bezerra e Humberto Bezerra. Veio para Fortaleza transferida de Juazeiro do Norte, após sofrer um enfarte. Foi a primeira senadora do Ceará. O sepultamento acontece em Juazeiro do Norte, no dia seguinte.
- 2013 - Morre, à noite, aos 87 anos de idade, a escultora, tapeceira, desenhista e pintora, Heloisa Ferreira Joaçaba (Heloisa Joaçaba). Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino onde às 14 horas do dia seguinte é celebrada uma missa de corpo presente e em seguida enterrado no Cemitério de São João Batista. Heloisa iniciou sua carreira artística nos anos 1950 na Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP. Era presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo; Foi diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Fortaleza; Membro do Conselho Estadual de Cultura; Fundadora da Casa de Cultura Raimundo Cela, da Sociedade Amigos do Livro e o Museu de Arte e Cultura Popular na Emcetur. Nascera em 1926, em Guaramiranga.
Comentários
Postar um comentário