Pular para o conteúdo principal

Conheça as áreas mais promissoras para os profissionais da Engenharia Urbana e Ambiental

Dizem que o futuro é Verde.

E o presente também, de acordo com o coordenador do Bacharelado de Engenharia Urbana e Ambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor), um dos cinco novos cursos de Graduação da Unifor), Oyrton Azevedo Monteiro Júnior.

Segundo ele, as perspectivas sobre o Meio Ambiente, a partir de uma das decisões tomadas esse ano pelos países signatários do Fórum Econômico Mundial, têm sido fundamentadas em uma conduta ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance", ou seja, “Ambiental, Social e Governança”, em Português. 

Azevedo Monteiro Júnior explica que essa ferramenta foi criada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de cidades, órgãos, instituições e empresas de qualquer natureza.

- Essa nova cultura passa a influenciar toda e qualquer instituição que queira ter mais e melhores oportunidades de se manter e ganhar novos posicionamentos nos mercados, consequentemente, afetando também diretamente a área do trabalho”, diz. 

Nesse contexto, o curso de Engenharia Urbana e Ambiental da Unifor está em consonância com a tendência de crescimento de atividades geradoras de produtos e serviços com uma dinâmica ESG, já que a procura por profissionais qualificados está em andamento para atuação na área de planejamento urbano e projetos ambientais. 

- O Curso surge com o objetivo de se coadunar com as demandas da sociedade e do mercado local e global, formando profissionais detentores de competências de análise, planejamento, projeto, entre outras, inclusive de natureza transversal, como o empreendedorismo e a gestão”, elenca Oyrton Monteiro Júnior. 

No Mercado, as áreas de atuação para quem se forma em Engenharia Urbana e Ambiental passam por:

  • Eficiência Energética.
  • Mobilidade Urbana.
  • Equipamentos sociais de Saúde e Lazer.]
  • Fornecimento de Água.
  • Afastamento e Tratamento de Esgoto.
  • Drenagem Urbana.
  • Reuso de Água.
  • Gestão dos Resíduos Sólidos.
  • Licenciamentos Ambientais.
  • Monitoramento da Qualidade da Água, Ar e do Solo.
  • Conservação ou Preservação de Ecossistemas Urbanos.
  • Recuperação, Reabilitação ou Restauração de áreas degradadas.  

- Esse novo profissional é capacitado para planejar o uso e ocupação do solo de áreas urbanas e projetar os sistemas que permitam o funcionamento das cidades o mais sustentável possível”, completa o coordenador do Curso na Unifor, Oyrton Monteiro Júnior. 

Desafios - Os desafios para os profissionais da área também são muitos. Joisa Barroso, arquiteta e urbanista e professora da Unifor, aponta que estamos em uma árdua conjuntura de degradação climática e processo de favelização do planeta, o que impacta diretamente no contexto urbano. 

- Dentro desse cenário de uma cidade que está em crise com relação à gestão de seus recursos naturais e às condições de moradia do trabalhador pobre, que é um contexto não só de Fortaleza, mas da maioria das grandes e médias cidades do nosso país, o engenheiro urbano e ambiental tem a possibilidade de contribuir com soluções; sobretudo, no que tange à infraestrutura de saneamento, tão necessária para reverter o quadro de precariedade das comunidades em situação de favela, como também para questão do saneamento de uma forma geral, água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, em sua relação com os recursos hídricos, e demais recursos naturais no contexto urbano e regional”, avalia a professora Joisa Barroso.

Formação qualificada - A Unifor é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelos maiores rankings internacionais, como Times Higher Education e QS World University Rankings, e ainda a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais, o Ranking Universitário Folha (RUF), entre instituições de ensino superior particulares. 

- A Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula”, destaca o coordenador do novo curso de Engenharia Urbana e Ambiental da Unifor, Oyrton Azevedo, sobre os maiores diferenciais para quem se forma na instituição.

Para a professora Joisa, a contribuição da Unifor começa já no momento que a entidade assume a importância do debate urbano como estratégico e prioritário, incluindo-o de forma estrutural em um curso. Essa formação também na área do planejamento urbano seria o grande diferencial para os profissionais do campo. 

- Quando a universidade coloca foco nessa questão e a prioriza, é uma contribuição muito grande, um avanço. A área do planejamento urbano é pouco divulgada. A fala corrente do senso comum é: ‘vivemos todos esses problemas porque não existe planejamento’. Existe, sim. Nós temos processos de planejamento, Fortaleza está no seu sétimo plano diretor, temos planos setoriais importantes como o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Plano de Habitação de Interesse Social, entre outros. A questão é: quais são as prioridades? O que é que realmente está sendo efetivado pelo poder público desse planejamento? Hoje, esse profissional, ao se apropriar desse universo do planejamento urbano, pode realmente trazer um diferencial também para o processo”, afirma a arquiteta e urbanista.

Sobre o Curso - Os interessados em ingressar na primeira turma do curso de Engenharia Urbana e Ambiental podem realizar vestibular online quando desejar; usar a nota do Enem de exames realizados entre 2009 e 2020 as de processos seletivos da Unifor realizados entre 2017 e 2020; transferir o curso ou entrar como graduado. 

O Curso tem duração total de cinco anos, é noturno e vai ocorrer na modalidade semipresencial. Ou seja, algumas disciplinas devem ser cursadas em sistema Ensino à Distância (EaD). Os graduandos poderão contar com metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, com ênfase em resolução de problemas para garantir uma formação baseada no desenvolvimento de competências.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF