A Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Instituto de Cultura e Arte (ICA)/Curso de Licenciatura em Música informa a morte do professor Raimundo Edson Santos Távora Filho, nesta sexta-feira (24), em Fortaleza.
Nota de Pesar - Caros e caras. É com grande pesar que o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do músico e professor RAIMUNDO EDSON SANTOS TÁVORA FILHO dia 24 de dezembro de 2021. Mais conhecido como Edson Távora Filho, um legítimo herdeiro da musicalidade de seu pai, Edison Távora, honrou o legado paterno tornando-se um dos músicos mais talentosos do Ceará.
Iniciou a graduação no Curso de Música na UFC em 2008 e se formou em 2013. Ressalte-se que já chegou com uma imensa bagagem musical e enriqueceu muito o ambiente acadêmico.
Já atuava profissionalmente como pianista, arranjador e compositor reconhecido por todos da cena musical.
Ao lado de sua esposa Anna Canário, cantora de imenso talento, abrilhantou a cena musical no Ceará.
Dedicou-se com esmero à vida acadêmica cursando mestrado no Eixo Ensino de Música do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Onde defendeu sua dissertação intitulada “APRENDIZAGEM TÉCNICO-MUSICAL COLETIVA NO IFCE-CAMPUS FORTALEZA UTILIZANDO O TECLADO ELETRÔNICO”, sob orientação do professor doutor Luiz Botelho Albuquerque.
Ingressou como professor do Instituto Federal do Ceará–IFCE em 2015 onde desenvolveu com competência seu mister de músico e professor, inspirando estudantes e colegas.
Guardamos com carinho a recordação dos belos sons de seu piano e do bom coração de músico e professor.
Que o admirável legado de Edson Távora Filho conforte o coração dos familiares e amigos.
Com saudade,
Professor doutor Pedro Rogério-Coordenador do Curso de Música da UFC, em nome de todo o corpo docente".
- Em plena véspera de Natal, tristeza na música brasileira, principalmente no Ceará, onde se despediu o pianista, arranjador, compositor e professor Edson Távora Filho. A notícia de sua partida impactou colegas músicos, amigos, estudantes na tarde desta sexta-feira, 24/12.
- Por Dalwton Moura. Jornalista, compositor, produtor cultural. Com informações do grupo Música do Ceará.
- Companheiro da cantora Anna Canário, Edson Távora viu nos últimos tempos sua filha Ray Távora também se destacar na carreira musical. Edison Távora, com “i”, o “Edison Pai, falecido em 1999, é sempre lembrado por inúmeros colegas com quem fez história na música do Ceará para o Brasil, como o cantor, compositor e ator Rodger Rogério, a cantora Téti, o compositor e multi-instrumentista Luciano Franco e o compositor e médico Haroldo Ribeiro.
Edison Távora pai deixou, entre outros legados, um disco e a trajetória musical de Raimundo Edson Santos Távora Filho, que juntamente com Anna Canário gravou um DVD e participou de inúmeros discos, especiais audiovisuais, shows, festivais e projetos.
Edson Filho se formou em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, em 1990,mudou-se para São Paulo, onde atuou profissionalmente por 14 anos, inclusive com artistas de visibilidade nacional. Lá conheceu Anna Canário, regressando ao Ceará em 2004 e sendo, logo de cara, um dos grandes destaques do Festival Jazz & Blues, tocando seu piano em vários shows.
Conforme registra o programa “Sons dos Festivais”, mantido por Haroldo Holanda na FM Assembleia, o trabalho de composição de Edson Távora Filho foi documentado em um CD, além do disco de Anna Canário, produzido por ele, e da participação em festivais como o de Meruoca, no qual, em 2007, foi premiado com 1º. Lugar por sua música “Chuva no mar”, além de melhor intérprete para Anna Canário e melhor letra para a parceira Silvia Bezzato.
Em 2010 retornou ao Festival da Meruoca com a Música “Semente da Razão”, de sua autoria e de Sílvia Bezatto. Em 2019, conseguiu classificação para o Festival da Música de Fortaleza com a composição “Nossa Praia” e participou do disco “Sonho ou Canção”, de Luciano Franco e Dalwton Moura, unindo seu piano à voz de Anna Canário na música “Um sonho a mais”.
Edson foi aprovado em concurso para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, o IFCE, onde ministrou aulas inicialmente no Interior do Estado e pouco depois no Campus Fortaleza, na Avenida 13 de Maio. Era lá que ele podia ser encontrado quando colegas músicos e produtores o procuravam para visitas e para convidá-lo, assim como aos demais professores e estudantes, para shows promovidos na cidade, principalmente os de música instrumental e jazz.
Um desses shows foi comandado pelo próprio Edson em setembro de 2017, no projeto Jazz em Cena, com uma homenagem a Chick Corea e ao Return to Forever, apresentada no Centro Cultural Banco do Nordeste, com um grupo incluindo, além do pianista e de Anna Canário, músicos como o contrabaixista Jerônimo Neto, que também já se despediu, com forte impacto sobre Edson e colegas. As fotos para divulgação desse show foram feitas por Paulo Winz na linda sala de música mantida por Edson e Anna em casa, espaço que também abrigou ensaios de diversos espetáculos.
Em 2019 Edson defendeu dissertação de mestrado em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalho orientado pelo professor-doutor Luiz Botelho Albuquerque. A área de concentração do trabalho foi o ensino de Música, com o título “Aprendizagem técnico-musical coletiva no IFCE – Campus Fortaleza usando o teclado eletrônico”.
No começo deste mês Edson compareceu ao Teatro São José, na Praia de Iracema, para assistir à apresentação de Anna no IV Festival da Música de Fortaleza. Hoje, na mesma véspera deste Natal ainda em Pandemia, dia em que a música cearense se alegrou pela vitória de Giuliano Eriston no programa “The Voice”, levando seu canto a todo o País, os colegas, estudantes e ouvintes sofrem a notícia da partida de Edson Távora Filho, que tanto fez pela nossa cena. Que sua obra permaneça e seja revisitada, assim como seu exemplo como pai, companheiro, educador. Amigo a deixar muitas, muitas saudades.
- Músico (pianista).
- Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará-Uece (1990).
- Graduado em Licenciatura em Música pela UFC (2011).
- Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Signorelli.
- Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza.
- Mestrando em Educação Brasileira pela UFC.
- Como Músico realizou turnês pelo Brasil e Exterior e acompanhou diversos artistas como:
- Cauby Peixoto.
- Elza Soares.
- Wilson Simonal.
- Evaldo Gouveia.
- Pery Ribeiro.
- KLB.
- Eliana Pittman.
- Chrystian e Ralf.
- Adriana Ribeiro.
- Gilliard.
- Silvio Brito.
- Sérgio Senger.
- Nicole Borger.
- Ednardo.
Comentários
Postar um comentário