O Paraguai será o primeiro país beneficiado por doação brasileira de imunizantes contra a Covid-19, ao amparo da Medida Provisória 1.081, de 20 de dezembro de 2021.
Desde o surgimento do Novo Coronavírus, a diplomacia da Saúde Brasileira tem priorizado a promoção de iniciativas de solidariedade internacional, a fim de alcançar soluções para a crise sanitária, que afeta a todos os países. Com esse gesto, o Brasil contribui com o objetivo de salvar vidas e dá mais um passo para a superação da Pandemia de Covid-19.
A iniciativa bilateral reforça os fortes laços que unem os dois países. Brasil e Paraguai mantêm importante diálogo e atuação conjunta na atual emergência sanitária. Ambos os países participam ativamente de mecanismos regionais de cooperação na área de Saúde, como no Mercosul e na Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
O Brasil reafirma o compromisso com a promoção efetiva do acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e demais insumos necessários à luta contra a Pandemia. Reitera, ademais, solidariedade com todos os países afetados pela Covid-19.
500 mil - Quinhentas mil doses de vacinas Covid-19 chegarão aos braços de paraguaios com uma doação realizada pelo governo brasileiro. O envio dos imunizantes foi anunciado pelo ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, e pelo ministro da Saúde do Paraguai, Julio Borba, durante encontro em Buenos Aires, na Argentina, nesta quarta-feira (22).
Para Queiroga, a doação mostra o compromisso do Brasil com a ampliação do acesso a vacinas, tanto na América do Sul, como no mundo inteiro.
- Recebam esse gesto do Brasil como uma prova da amizade, da solidariedade e da cooperação que existe entre os nossos países e o compromisso firme de melhorar a condição sanitária da nossa população”, afirmou o ministro brasileiro ao se dirigir ao ministro paraguaio.
Borba, por sua vez, agradeceu o governo brasileiro pelos imunizantes. “Essa importante doação vai nos ajudar a seguir com o todo o processo [de vacinação] no nosso plano nacional de imunização e seguir imunizando muitas pessoas que ainda nos falta imunizar. Vamos sair desta pandemia juntos, em bloco, e mostrar mais uma vez a irmandade entre os nossos países”, ressaltou o ministro da Saúde do Paraguai.
Medida do Governo Federal - A doação de imunizantes para auxiliar a cobertura global de vacinação contra a Covid-19 para outros países foi autorizada por meio de Medida Provisória editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última segunda (20).
O envio de imunizantes para outros países não trará prejuízo à vacinação da população brasileira e não impactará o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde será responsável por definir os quantitativos e os países a serem beneficiados pelos imunizantes. As doações serão realizadas em caráter de cooperação humanitária internacional para países afetados pela pandemia da Covid-19.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.
Comentários
Postar um comentário