A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entregou, na noite desta terça-feira (19 de outubro), no Plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza à primeira-dama do Ceará, Onélia Maria Moreira Leite de Santana.
A comenda é oriunda do Decreto Legislativo 968/2021, de autoria do vice-líder do Governo Municipal, vereador Léo Couto (PSB).
Nascida em Juazeiro do Norte, Onélia Santana tem se notabilizado pelo trabalho desenvolvido em prol das crianças cearenses, estando a frente de diversas políticas públicas relacionadas à infância, notadamente o Programa Mais Infância.
O presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT) comandou a solenidade. A Mesa Solene contou com:
- Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
- Presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT).
- Propositor da homenagem, vereador Léo Couto (PSB).
- Primeira dama do Ceará e nova cidadã fortalezense, Onélia Santana.
- Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
- Vice-governadora, Izolda Cela (PDT).
- Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
- Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
Léo Couto - Em seu pronunciamento de saudação, o vereador Léo Couto disse que a primeira-dama é hoje referencia em politicas públicas para as crianças.
- Ter a ideia desse decreto me deixa muito orgulhoso, mas essa comenda é muito mais que um título, é o agradecimento por sua trajetória de vida vitoriosa. Onélia é uma mulher forte e guerreira, como são as mulheres fortalezenses. Por sua inteligência cirúrgica, sempre se preocupou com os menos favorecidos principalmente com a primeira infância. É de sua autoria o projeto Mais Infância, que tem auxiliado milhares de crianças em nosso Estado e hoje é uma política pública. A vida tem nos ensinado que o mérito não vem por acaso, mas é fruto de lutas e de grande persistência. A primeira-dama enfrentou os percalços da vida, sem se acovardar e vem cumprindo sua missão, por isso, transformou sua trajetória em méritos. Essa homenagem é extremamente necessária, pois Onélia é uma pessoa que dá exemplo e é digna de ser seguida,” pontuou.
Em seguida, o vereador Léo Couto fez a entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à Onélia Santana, que fez seus agradecimentos pelo recebimento da honraria.
Onélia Santana - É com muita emoção e alegria que hoje divido essa honraria com todas as mulheres cearenses. Agradeço ao vereador Léo Couto que me concede essa importante honraria e todos os vereadores que aprovaram. Nasci na região do Cariri. Sou filha de dois funcionários públicos. Logo após o falecimento dos meus pais, eu e meus irmãos passamos a morar com nossa tia. Ela nos criou, educou e cuidou com muito amor e dedicação. Seus princípios tinham como base a fé em Deus e amor ao próximo. Eu conheci Camilo ainda na faculdade, casamos e tivemos nosso primogênito, o Pedro e depois vinhemos residir na Capital. A cidade que nos acolheu e que nos proporcionou muitas alegrias. Me sinto lisonjeada em receber esse título. Aqui nasceu minha filha Luíza e em breve também vai acolher José nosso terceiro filho”, disse Onélia Santana.
A primeira-dama passou a citar as diversas ações e projetos oriundos do programa Mais Infância, de sua autoria. Segundo ela, a neurociência diz que as experiências da infância vão influenciar toda a vida de uma pessoa.
- Baseado nisso, o Governo do Estado criou há seis anos, o programa Mais Infância, que tem um olhar voltado para a chamada primeira infância. O programa, hoje consolidado, em seus quatro eixos – Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar, estabelecem as fases sustentáveis para o desenvolvimento das crianças. Para nossa alegria esse programa e tornou-se politica pública com o apoio dos deputados estaduais e do nosso Governador”, frisou.
Ressaltou que o Tempo de Nascer atende a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal. Possibilita a realização de exames preconizados no protocolo de pré-natal de Alto Risco e vincula as gestantes estratificadas de alto risco às Policlínicas e Maternidades de Referência para Alto Risco.
O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais,:
- Foram mais de 5 milhões de visitas domiciliares em todo o Ceará, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN), Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz e Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental (PforR)”, detalhou.
Citou, o Mais Nutrição, com distribuição de mais de 1.800 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos; Formação Profissional, com mais de 42 mil profissionais capacitados das áreas da Saúde, Educação e Assistência; Núcleos de Estimulação Precoce, que realizam atendimentos aos bebês e crianças com atrasos no desenvolvimento, em espaços implantados nas 19 policlínicas do Estado.
No eixo Tempo de Aprender, disse compreender a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches, com a construção de Centros de Educação Infantil (CEI).
No Tempo de Brincar, citou as Brinquedopraças, tendo sido entregues 133 equipamentos e mais 260 em andamento; as Praças Mais Infância, compostas de playgrounds, quadras poliesportivas, áreas de convivência, bicicletário, para realização de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer; Brinquedocreches equipamento entregue em 35 municípios, que disponibiliza locais voltados para crianças da pré-escola, e mais 150 em licitação; o Espaço Mais Infância e o cartão mais infância, que na pandemia atendeu150 mil famílias, entre outros.
Antônio Henrique - No final da solenidade, o presidente Antônio Henrique afirmou que o Título de Cidadão é uma homenagem que o povo de Fortaleza presta as personalidades que têm trabalhado em prol da cidade.
- A Câmara reconhece o trabalho incansável da primeira-dama para a melhoria de vida de nossas crianças. Queremos, mais uma vez, agradecer em nome dos fortalezenses pelo seu trabalho e seu carinho em prol dos mais humildes, notadamente das crianças. Nos sentimos felizes por toda dedicação e amor que a senhora tem por nossa cidade, essa é na verdade, uma merecida homenagem”, disse o presidente da CMFor.
PERFIL - Onélia Maria Moreira Leite de Santana, nascida no Município de Juazeiro do Norte – CE, filha de Sebastião Leite de Lima e Maria de Lourdes Moreira Leite de Lima (in memoriam), casada com o Governador do Ceara (2015 – 2022). Camilo Sobreira de Santana, mãe de Pedro e Luiza e grávida de José.
Onélia Santana, graduou-se em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Politicas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP).
Onélia Santana é idealizadora do Programa Mais Infância Ceará do Governo do Estado do Ceará e presidente do Comité Consultivo Intersetorial das Politicas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).
Notadamente, o seu trabalho na vida pública é exemplar no Estado do Ceará, possuindo relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense, com amplo destaque na cidade, principalmente no desenvolvimento infantil e na compreensão de priorizar os investimentos na criança para a construção de uma sociedade melhor.
Com informações de Marcelo Raulino e fotos de André Lima, do cmfor.ce.gov.br
Comentários
Postar um comentário