A Ciclofaixa de Lazer vai reunir, neste domingo (31 de outubro), ações educativas sobre Segurança Viária e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Adesivos para veículos que incentivam o respeito aos pedestres e ciclistas, kit educativo sobre o trânsito para crianças e as plaquinhas de sinalização para bikes serão distribuídos no local pela AMC.
Essas propostas de atividades de encerramento serão realizadas em espaço aberto, a fim de promover maior segurança sanitária. Também será disponibilizado um roteiro específico para pessoas com dificuldade de locomoção e acesso ao mar em cadeira de rodas.
Rota Leste - Parte do início da Ciclovia da Avenida Washington Soares em direção ao Passeio Público, passando pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso segue pela:
- Avenida Sebastião de Abreu.
- Avenida Padre Antônio Tomás.
- Avenida Senador Virgílio Távora.
- Avenida Antônio Justa.
- Avenida da Abolição.
- Avenida Beira-Mar (pela Ciclovia Paisagística).
- Avenida Historiador Raimundo Girão.
- Avenida Alberto Nepomuceno.
- Rua Doutor João Moreira.
- Passeio Público.
Rota Oeste - Liga a Praça Jonas Freitas (Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo), ao Passeio Público. O Circuito passa pela:
- Rua Braz de Francesco.
- Avenida Bezerra de Menezes.
- Rua Justiniano de Serpa.
- Avenida Domingos Olímpio.
- Avenida Antônio Sales.
- Rua Carlos Vasconcelos.
- Aterro da Praia, onde se conectará com a Rota Leste, em direção ao Passeio Público, no Centro.
Rota Sul - Liga a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida-Montese ao Passeio Público. O percurso parte da:
- Avenida Professor Gomes de Matos.
- Rua Jorge Dummar.
- Avenida Eduardo Girão.
- Avenida dos Expedicionários.
- Rua Barão do Rio Branco.
- Avenida Domingos Olímpio, onde se conecta com a Rota Oeste, em direção ao Passeio Público, no Centro.
Desde 2014 - Idealizada em dezembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer incentiva o hábito da prática esportiva e da bicicleta como meio de Transporte Sustentável e Saudável para o Corpo e a Mente. São oferecidos aos participantes o acompanhamento e o suporte de agentes da AMC e da Etufor.
Outubro Urbano Fortaleza - O Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), em parceria com diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza e sociedade civil, segue com a programação do Outubro Urbano Fortaleza.
Para comemorar o Dia Mundial da Cidade e encerrar a Campanha Outubro Urbano Fortaleza, o IplanforOR está propondo conectar um conjunto de atividades presenciais no Centro da cidade e na orla, contando com a parceria e estrutura da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Domingo Festivo - Além de fomentar o debate sobre cidades mais compactas, inclusivas, resilientes, seguras, participativas e sustentáveis, e a fim de experimentar a cidade a partir de diferentes perspectivas, o Instituto está propondo percursos urbanos a pé e de bicicleta, atividades do programa Praia Acessível, além de oficinas de educação ambiental e atividades do movimento Urban Sketchers Fortaleza.
Essas propostas de atividades de encerramento serão realizadas em espaço aberto, a fim de promover maior segurança sanitária. Além das atividades citadas acima, haverá também um roteiro específico para pessoas com dificuldade de locomoção e acesso ao mar em cadeira de rodas. Durante este mês, também foram lançados concursos públicos de ideias e boas práticas em arquitetura e urbanismo, dando visibilidade a boas propostas que, de alguma forma, apontam caminhos ou soluções para os diversos problemas vividos na cidade.
O evento Outubro Urbano Fortaleza realizou, ao londo do mês, uma série de atividades voltadas para Habitação, Metrópoles, Cidades Saudáveis, Mobilidade, Governança Ambiental e Urbanismo Sustentável Desenvolvimento, na perspectiva da Crise Climática.
Comentários
Postar um comentário