Acreditando na importância da Educação Fiscal e Cidadã, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), lança, nesta quarta-feira (1º de setembro), o XIII Prêmio Sefin de Finanças Públicas. O evento será realizado no modo virtual, às 14 horas.
Com o tema “A importância dos tributos no combate à Pandemia da Covid-19”, a iniciativa visa levar educação fiscal e cidadã para a sala de aula. O trabalho da Sefin, em parceria com Secretaria Municipal da Educação (SME), tem como meta despertar em crianças, adolescentes e professores a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos, tanto em âmbito social como econômico.
- A ideia é estimular as crianças e os jovens a refletirem sobre a importância dos impostos para educação, habitação e limpeza da cidade, dentre outros serviços, além de destacar o cuidado com os bens públicos. Participar do Prêmio Sefin é um convite aos alunos conhecerem sua cidade e seu funcionamento”, destaca a gerente da Cédula de Educação Fiscal, Karina Oliveira.
Estarão presentes no evento as secretárias das Finanças e da Educação, Flávia Teixeira e Dalilla Saldanha, a titular da Secretária da Fazenda do Estado (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, o superintendente da Receita Federal do Brasil na 3ª Região Fiscal, João Batista Barros da Silva Filho, a secretária da Educação do Estado do Ceará, Eliana Nunes Estrela, e a representante das escolas particulares, Gisele Cohen de Lemos Bastos.
Sobre as inscrições - Poderão participar do Prêmio Sefin, os alunos de Escolas Públicas e Particulares do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até 19 de outubro. O prêmio é composto por três categorias:
I - Desenho, para alunos do 1º ao 4º ano;
II - Poema, para estudantes do 5º ao 8º;
III - Redação (texto dissertativo-argumentativo), para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
As inscrições para participar de qualquer categoria devem ser feitas somente pelo professor do aluno, por meio do site www.premiosefin.sefin.fortaleza.ce.gov.br.
Os estudantes autores dos três melhores trabalhos de cada ano, em cada categoria, receberão um smartphone. Ao todo, serão 36 alunos ganhadores. Os professores responsáveis por cada aluno, também, serão contemplados com incentivo financeiro, no valor de R$ 1.000,00, por cada trabalho premiado dos alunos sob sua orientação.
Sobre a avaliação dos trabalhos - Os trabalhos que concorrerão aos prêmios pelas Categorias I, II e III serão analisados e selecionados por uma comissão julgadora, conforme os critérios de avaliação próprios de cada categoria.
A Comissão Julgadora instituída por ato do Secretário Municipal das Finanças, especialmente para esse fim, será composta por representantes dos seguintes órgãos e entidades:
- Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin).
- Secretaria Municipal da Educação (SME).
- Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
- Receita Federal do Brasil (RFB).
- Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz).
- Secretaria de Educação Básica do Ceará (Seduc)
- Sindicato-Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc).
- Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).
- Associação Cearense de Pequenas e Médias Escolas (Acepme).
- Outros órgãos, associações ou entidades da sociedade civil ligadas ao fisco, à Educação e à Cultura, com sede em Fortaleza, que manifestem interesse em participar, a critério da Sefin.
SERVIÇO
Lançamento da 13ª edição do Prêmio SEFIN de Finanças Públicas
Quarta-feira (1º de setembro), às 14 horas
Transmissão via googlemeet.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site premiosefin.sefin.fortaleza.ce.gov.br.
Comentários
Postar um comentário