Morreu nesta sexta-feira (3 de setembro), aos 82 anos, o ator, diretor, produtor, autor e artista plástico, Sérgio Duarte Mamberti.
Mamberti teve falência múltipla dos órgãos, após uma infecção pulmonar e morreu num hospital da Rede Prevent Senior, em São Paulo, onde estava internado há um mês.
O principal personagem de Sérgio Mamberti foi Doutor Victor (foto), do seriado infantil 'Castelo Rá-Tim-Bum', apresentado pela TV Cultura nos anos 1990.
Fez 36 novelas com destaque para:
- 'Ana', na Rede Record (1968).
- 'Vale Tudo', na Rede Globo com o personagem mordono Eugênio.
- 'Flor do Caribe', na Globo com o personagem Dionísio.
- 'Brilhante', na Globo (1981).
- 'Sol Nascente', na Globo (2016), sua última novela com o personagem Dom Manfredo.
Além de ator, Sérgio Mamberti foi produtor teatral e ocupou cargos no extinto Ministério da Cultura. Entre 2003 e 2013, foi secretário de Música e Artes Cênicas, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural e presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mamberti também foi secretário de Políticas Culturais e chegou a ocupar até mesmo o posto de ministro interino da Cultura em três ocasiões. Em 2013, o artista deixou o Ministério da Cultura para se dedicar novamente ao Teatro.
Sérgio Mamberti nasceu, em 22 de abril de 1939, em Santos-São Paulo. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, foi dramaturgo por mais de 50 anos. Sérgio Mamberti participou de 36 filmes, 36 novelas e 80 peças de teatro, entre essas obras, produziu 20. Deixa órfãos os filhos Duda (ator), Carlos (produtor) e Fabrício Mamberti (diretor).
Comentários
Postar um comentário