O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alcançou nesta semana, a marca de 1.509 pacientes recuperados de Covid-19 (Novo Coronavírus) durante a Pandemia.
Como forma de celebrar o número de altas registradas nos últimos dois anos na instituição, profissionais do São José ergueram balões dourados, formando a frase '1.500 Vidas Salvas'. O momento reuniu cerca de 50 colaboradores, entre funcionários da assistência e de outras áreas.
- Todas as vidas salvas possuem um valor incalculável para nós do Hospital São José. Para quem participa dessa instituição, é um presente ter contribuído para que mais de mil e quinhentas famílias pudessem receber de volta seus parentes e, com isso, retomar a rotina. É um prazer enorme ver todas essas pessoas restabelecendo suas vidas e olhar para trás e saber que todo nosso trabalho e empenho valeram a pena”, afirma o diretor-geral do HSJ, doutor Edson Buhamra.
Sus - Durante a celebração, os funcionários também comemoraram o aniversário do Sistema Único de Saúde (Sus), que completou 31 anos neste mês.
A ação foi organizada pela Assessoria de Comunicação do Hospital São José e pela equipe do Serviço Social da unidade.
- O Sus é muito importante para a população brasileira, tendo em vista que, em cada dez brasileiros, sete utilizam o Sus de forma direta do ponto de vista assistencial, mas todos os brasileiros usam o Sus. Fica muito claro que, se nós não tivéssemos essa grande arquitetura do Sus, com seus níveis de atenção, dificilmente conseguiríamos realizar o enfrentamento à Pandemia”, ressalta a gerente do Serviço Social do HSJ, Elisabeth Amaral.
Vidas Salvas - Ao todo, 675 pacientes venceram a Covid-19 no Hospital São José, em 2020. Já agora em 2021, quando teve a segunda onda da Pandemia, 834 pessoas foram reabilitadas no São José, totalizando 1.509 recuperados. Os dados foram contabilizados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HSJ.
Nilma de Oliveira - Maria Nilma de Oliveira, de 70 anos, e Andréa de Oliveira, de 43 anos, fazem parte destas estatísticas. Mãe e filha foram hospitalizadas juntas no HSJ em abril deste ano.
Recuperadas, elas retornaram à unidade na quinta-feira (23 de setembro) para uma consulta no Ambulatório do Pós-Covid, onde Maria Nilma tem sido acompanhada para tratar sequelas da doença.
800 atendimentos - Criado em abril de 2020, o Serviço de Ambulatório Pós-Covid realizou cerca de 800 atendimentos até agosto de 2021:
- Nós temos uma gratidão enorme por todos do hospital, do médico ao zelador. No tempo em que estive aqui, pude ver de perto todo o cuidado e carinho dos profissionais comigo e com a minha mãe. Hoje, nós estamos curadas. Deus, primeiramente, e [o Hospital] São José são responsáveis por isso”, pontua Andréa de Oliveira.
Enfrentamento à Pandemia - Referência no tratamento de Doenças Infectocontagiosas, o Hospital São José recebeu o primeiro paciente diagnosticado com Covid-19, em 20 de março de 2020 – cinco dias após a confirmação dos primeiros casos da doença no Ceará.
O HSJ, reconhecido pela qualidade dos serviços prestados e humanização no atendimento à população, precisou se adaptar aos desafios impostos pela Pandemia. Além de investir na capacitação dos colaboradores, a unidade contratou 160 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e funcionários de outras áreas.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.
Comentários
Postar um comentário