No Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22 de setembro), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), celebra a marca de 400 quilômetros de Malha Cicloviária na Capital.
Desse total, 50 quilômetros foram implantados pela atual gestão. De acordo com o prefeito José Sarto, até o fim do mandato, serão implantados mais 100 quilômetros de Ciclovias e Ciclofaixas, chegando a uma malha total de 500 quilômetros.
Com os atuais 400 quilômetros de Ciclofaixas e Ciclovias, Fortaleza registrou aumento de 488% em comparação com 2013, ano em que se iniciou a implantação das primeiras Ciclofaixas e Ciclovias na Cidade.
Passeio Ciclístico - Para marcar a data, o prefeito José Sarto realizou um Passeio Ciclístico, na manhã desta quarta-feira (22), saindo da Praça Luiza Távora, na Avenida Santos Dumont, rumo à Heráclito Graça, onde foi inaugurada uma nova Estação do Bicicletar. Acompanharam a rota:
- Vice-prefeito Élcio Batista (PSB).
- Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa.
- Secretária do Urbanismo e do Meio Ambiente, Luciana Lobo.
- Superintendente da AMC, Juliana Coelho.
- O prefeito Roberto Cláudio inaugurou uma política revolucionária de Ciclofaixas e Ciclovias, fazendo de Fortaleza um referencial internacional. Inclusive, essa política de mobilidade privilegia o pedestre, em primeiro lugar, e o ciclista. Por isso, Fortaleza recebeu, este ano, o título de cidade caminhável. Aumentamos as Áreas de Trânsito Calmo e expandimos o passeio público. Agora, estamos totalizando 400 quilômetros de Ciclofaixas e Ciclovias. Já conseguimos entregar 50 quilômetros em oito meses de gestão", destaca José Sarto.
Lembrando que o uso da bicicleta é estimulado nas principais cidades do mundo, o prefeito também salientou a importância do respeito no trânsito para resguardar a segurança de todos.
- É preciso que o motorista respeite o pedestre e o ciclista. Quando a gente vai estudar a origem das cidades, os caminhos foram criados primeiro para os pedestres, depois para as bicicletas, depois veio o transporte público e, só depois, o carro. É uma hierarquia de prioridades", reforça José Sarto.
Saúde - A escolha pela bicicleta representa cuidado com a Saúde e economia para os usuários, principalmente, para os trabalhadores que utilizam o modal diariamente, frisou Sarto.
O prefeito Sarto enfatiza que essa é uma política também direcionada à economia. Segundo ele, 5% dos deslocamentos diários (ou das viagens de Fortaleza) são feitos por bicicleta, o que equivale a 235 mil viagens, e 17% das entregas na Capital são feitas por bicicleta.
- Além disso, tem o fator não poluente, e da saúde individual, sou médico e sei disso. Você ainda economiza. Imagina para o trabalhador. Tendo uma Malha Cicloviária toda feitinha, ele economiza 20% a 25% do salário, e economiza tempo", aponta Sarto.
Toda a Infraestrutura Cicloviária fez de Fortaleza a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas a ciclovias e Ciclofaixas, segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).
300 metros - Conforme a Pesquisa, na capital cearense, mais de 50% dos habitantes moram a menos de 300 metros de alguma Ciclovia, Ciclofaixa, Ciclorrota ou Passeio Compartilhado.
Novas Estações do Bicicletar - Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura entregou duas Estações do Bicicletar (Sistema de Compartilhamento de Bicicletas Públicas). Uma delas faz parte do Mini Bicicletar, feito para proporcionar a experiência de andar de bicicleta de forma segura e mais confortável para crianças.
A Estação 209 fica na Avenida Heráclito Graça com a Rua Rodrigues Júnior. E a Estação 210, para as crianças, foi instalada no Polo de Lazer do bairro Conjunto Esperança.
Com essas duas estações, Fortaleza chega 201 estações, sendo:
- 192 do Bicicletar.
- Nove do Mini Bicicletar.
O Sistema está presente em 61 dos 121 bairros do Município. Este ano, o Bicicletar ultrapassou quatro milhões de viagens realizadas por meio do sistema.
Segundo levantamento da AMC, o fortalezense já realizou 719 mil viagens só este ano, até o mês de setembro, pelo Bicicletar. A estimativa é que a política alcance o recorde de um milhão de viagens até o final de 2021. De março para agosto, o uso das bicicletas compartilhadas registrou crescimento de 177% por dia.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza e fotos de Thiago Gaspar e Marcos Moura.
Comentários
Postar um comentário