Durante reunião com o Secretariado Municipal, no Hotel Gran Mareiro, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que a capital cearense tem hoje 137 obras em andamento e 90% delas estão na Periferia. Desse total de obras, 95 serão concluídas em 2021 e 42 em 2022. Outras 42 devem iniciar no ano que vem.
O Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), o maior conjunto de investimentos já realizado nos bairros não centrais, está transformando comunidades de alto nível de vulnerabilidade social. O projeto contempla 30 bairros e, até o momento, 14 obras já foram iniciadas.
Dentre as ações executadas na periferia, o prefeito citou ainda obras como:
- Rua do Comércio do bairro Vila Velha, na Avenida Mozart Pinheiro de Lucena.
- Urbanização do Projeto Beira-Rio, que já está com 40% de execução.
- Novo Calçadão na Orla da Barra do Ceará, que será integrado ao Projeto Vila do Mar, criando ampla área de lazer e fomentando o turismo e o comércio local.
- A cidade continua com as obras de saneamento, drenagem, pavimentação e urbanismo, localizados basicamente na periferia. É um privilégio ter iniciado a Rua do Comércio no Vila Velha, por exemplo, que cria um verdadeiro pólo econômico gerador de oportunidades e renda para os moradores do bairro”, declarou o gestor.
O Proinfra inclui, ainda, obras de construção de escolas de tempo integral, de novos centros de educação infantil, de Areninhas, de Escolas Areninhas por toda a Cidade.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, por trás das intervenções, há uma política de priorização daqueles que mais precisam, de forma a proporcionar saúde e garantir perspectiva de futuro às crianças que estão sendo contempladas com as novas estruturas, sobretudo as da área da Educação.
- Essa é uma ação prioritária da Prefeitura no sentido de transformar os bairros e retomar a dignidade das famílias. Com o pacote de obras em execução, teremos, ao longo dos próximos três anos, um grande conjunto de entregas em todas essas áreas”, explicou.
Retomada Econômica - Outro ponto levantado pelo secretário da Infraestrutura é a retomada econômica da Capital em razão do período pandêmico. Dias considera que a execução de obras nos bairros mais afastados se tornaram fundamentais por gerar, além das melhorias na Cidade, diversas oportunidades de trabalho.
- Está sendo gerado emprego e renda para a população de cada bairro, pois se emprega a mão de obra dos trabalhadores de cada local. São áreas onde é comum ter poucas oportunidades, e o recurso acaba sendo injetado, portanto, na economia de cada parte do território, realizando uma grande contribuição para a retomada econômica”, enfatizou.
Saiba mais - O Proinfra tem como critério de escolha para a realização das obras os locais que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), no intuito de garantir benefícios a longo prazo por meio de melhorias na qualidade de vida para toda a população
As Regiões da Cidade, cuja infraestrutura ainda é precária, recebe recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras foram iniciadas em setembro de 2019.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza e fotos de Marcos Moura.
Leia também:
Comentários
Postar um comentário