O legado do pensamento crítico, da educação popular, da relação opressor versus oprimido e tantas outras concepções Freireanas, norteiam e inspiram muitas ações, como a programação especial do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ): Rolê Freireano, até 30 de setembro.
Um dos maiores pensadores da Educação Brasileira, educador, filósofo, referência da Pedagogia Crítica completou 100 anos de nascimento, neste domingo (19 de setembro). O CCBJ está em festa, pois o educador é Patrono da Educação Brasileira e da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, que tem em toda sua metodologia de atuação as bases da pedagogia freireana. A pedagogia freireana e as concepções sobre formação humana são inspirações para o CCBJ, para o fazer arte e educação, deste centro cultural. Neste mês, em especial a data comemorativa, as lives e encontros da Escola foram pautados nas obras freireanas.
O Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE), outro pilar de atuação do Centro, que responde pelas ações de atenção social também apoia suas práticas e metodologias no legado de Paulo Freire, reforçando os preceitos de que o conhecimento pŕevio das realidades do povo é fundamental dentro do processo da arte-educação, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
A live de abertura da programação “Rolê Freireano”, aconteceu no Youtube CCBJ, com as presenças de:
- Fátima Macedo (educadora para infância NArTE-CCBJ/mediadora).
- Shirley Lima (educadora social NArTE-CCBJ/mediadora).
- Marcos Levi Nunes (gestão executiva CCBJ).
- Francisca Nobre da Silva (Gestão NArTE).
- Lenice Ferreira escritora e responsável pela Associação Quintal Cultural e participante das Iniciativas Comunitárias-NArTE.
- Bruno Soares cantor, produtor musical e Agente Criativo-NArte.
- Jam’s Willame poeta, educador e Agente Criativo-NArTE.
- Mais seis educadores do NArTE.
A Arte-Educação realizada pelo NArTE se apoia na perspectiva metodológica da Educação Social, de Paulo Freire. Tem como objetivo geral utilizar a cultura como ferramenta para a promoção de Direitos Humanos, vinculadas a conceitos como: dialogicidade, vínculo e horizontalidade, partindo do CCBJ como epicentro da incidência sócio pedagógica.
O CCBJ por meio do NArTE vem com uma série de ações presenciais e virtuais, uma delas é o Desafio do Rolê Freireano, que acontece pelo Instagram CCBJ, onde os seguidores são desafiados a partilhar leituras sobre o legado freireano, durante o mês de setembro. Confere as redes sociais CCBJ e o site www.ccbj.org.br e acompanhe a programação completa do Rolê Freireano, que vem com a proposta de manter viva a memória e o legado do mestre e professor.
Outra iniciativa é a ação interna “Correio Freireano”, em que os colaboradores do CCBJ, durante o mês, poderão depositar uma carta em formato online ou presencial, para um colega de trabalho ou falando de um momento especial vivenciado no CCBJ. O momento terá uma culminância na quinta-feira (30 de setembro) com a entrega aos destinatários e a leitura das cartas, na Praça Central do CCBJ. A ação tem como objetivo integrar as equipes que estão passando pela transição do remoto/presencial e híbrido, estabelecendo vínculos de afeto e amorosidade, assim como Paulo Freire apostava em suas ações dialógicas.
Um dos pontos altos da programação é a live “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, pela plataforma Zoom do artista, em apresentação única com transmissão pelo o Youtube CCBJ. A peça é sucesso no Brasil inteiro e enaltece os ensinamentos e a obra de Paulo Freire. Richard Riguetti (ator), Luiz Antonio (encenação) e Júnio Santos (dramaturgia) decidiram levar para os palcos a emocionante e inspiradora vida de Paulo Freire . O espetáculo, que estreou em 2019, em Vitória do Espírito Santo, vem sendo premiado e já percorreu vários estados e cidades brasileiras (37 cidades e 12 estados) e chega novamente ao Ceará, nos palcos virtuais do CCBJ.
O espetáculo acontece pela plataforma Zoom, em única apresentação, com participação interativa do público e transmitido em tempo real pelo Youtube CCBJ, seguido de bate-papo com Richard Riguetti (ator, diretor artístico, palhaço e fundador do Grupo Off-Dina e da Escola Livre de Palhaço, reúne mais de 30 anos de experiência em teatro ), a professora Ruth Cavalcante mediação (educadora biocêntrica agraciada com a Medalha Paulo Freire e com o Diploma Mulher-Cidadã Berta Lutz, conferido pelo Senado Federal, mediados por Isabel Mayara (jornalista, gestora de Comunicação do CCBJ e estudante das obras de Paulo Freire).
SOBRE A II PAULO FREIRE A BOMBORDO-CENTENÁRIO - Desde março, a rede de escolas criativas da cultura (SECULT-CE/IDM) realizou diversos eventos virtuais para celebrar o legado de Freire, durante o ”II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”. Além do CCBJ, integram a rede a Escola Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco."
PROGRAMAÇÃO DA ROLÊ FREIREANO
- DOMINGO (19) - ARTE INDICA - LIVE “ROLÊ FREIREANO” - DIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL - No dia 19 de setembro de 2021, Paulo Freire completa 100 anos, um século de sua passagem pelo mundo, 10 décadas de transformação na Educação Brasileira e Mundial. Neste domingo, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) homenageou e celebrou a vida de um dos maiores educadores do mundo. Através da leitura de sua escrita sensível e de poemas que versam sobre o universo Freireano, comemorou-se com arte e esperança através da live “Rolê Freireano”, no Canal do CCBJ no YouTube, com convidados especiais.
- SEGUNDA-FEIRA (20), às 17 horas - NArTE INDICA - ROLÊ FREIREANO RODA DE CONVERSA NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO SOBRE A TEMÁTICA: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA” - Compondo a programação da Semana Freiriana, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) promove mais um Rolê Freireano, com a roda de conversa na Comunidade São Francisco, no Grande Bom Jardim, ao lado do CCBJ. O momento irá abordar a temática “Educação ambiental de base comunitária”. Será articulado com a comunidade um momento de plantio e roda de conversa. O CCBJ irá construir o rolê com os moradores e moradoras da Comunidade São Francisco, sempre com uma vontade de fomentar o protagonismo da comunidade. O ato de aprender para além da sala de aula, aprender com aquelas e aquelas que nos rodeiam, com a terra e saber das importância de cada um. Os convidados são da própria comunidade. O educador social do CCBJ, Eduardo Marques irá mediar o momento presencial, seguindo os protocolos de segurança à Covid-19.
- TERÇA-FEIRA (21), às 14 horas - ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA - PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIREANOS “VIDA, FILOSOFIA, LEGADO DE PAULO FREIRE” - Compondo a programação da Semana Freiriana, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) traz para o Projeto Fortalecendo Redes o Grupo de estudos “Rolês Freireanos”. Durante três dias, os convidados (as) irão se reunir no espaço virtual na plataforma Google Meet. Os encontros acontecem na terça (21) com os temas Vida, Filosofia e Legado); na quinta-feira (23) com o tema Obra; e na sexta-feira (24) com Aplicabilidade, com link liberado nas redes sociais do CCBJ. O encontro desta terça-feira (21) vem com a temática: sobre a Vida, Filosofia, Legado e Obras de Paulo Freire, de uma forma bem cooperativa o grupo mergulhará neste estudo. A ideia é seguir no fluxo pesquisa-mergulho-partilha, a fim de embasar conhecimentos e refletir sobre a aplicabilidade no cotidiano. Pelo: Google Meet. O link de participação será divulgado nas redes sociais CCBJ: www.instagram.com/centroculturalbomjardim/ e facebook.com/centroculturalbomjardim
- QUARTA-FEIRA (22), às 15 horas- RODA DE CONVERSA “ARTE E EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES” -Roda de Conversa via Google Meet sobre o poder da arte e da Educação como ferramenta de emancipação das mulheres nas periferias, com Ingrid Rabelo (CDVHS), Cristina Sousa (CRIART) e Taynara Araújo (Fórum Cearense de Mulheres).
- QUINTA-FEIRA (23), às 14 horas - ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA - PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIREANOS: OBRA- O segundo encontro do Grupo de Estudos Rolê Freireanos vem com a proposta Obra de Paulo Freire. A atividade é o segundo encontro virtual do Projeto Fortalecendo Redes, realizada pela Articulação Comunitária do CCBJ, que acontece na plataforma virtual Google Meet. O link é liberado nas redes sociais CCBJ.///ROLÊ FREIREANO - OFICINA JOGOS PERCUSSIVOS- Compondo a programação da Semana Freiriana do CCBJ, será ministrada uma oficina de Jogos Percussivos presencialmente, às 16 horas, no Quintal Cultural Raimundo Viana, na Granja Lisboa. Os jogos percussivos se caracterizam por seu uma vivência lúdica e educativa, baseada nos jogos musicais e na pedagogia de Paulo Freire, com ênfase nas culturas populares e tradicionais. Nosso percurso de batuque tem como objetivo estimular a musicalidade e a percepção musical, bem como a presença de cada uma e um mundo.///ROLÊ FREIREANO APRESENTA TEATRO EM PAUTA: A LIVE E BATE-PAPO: “PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA", COM RICHARD RIGUETTI (RJ) - Um dos pontos altos da programação é a live “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, pela plataforma Zoom do artista, em apresentação única com transmissão pelo o Youtube CCBJ. A peça é sucesso no Brasil inteiro e enaltece os ensinamentos e a obra de Paulo Freire. Richard Riguetti (ator) estará nos palcos do CCBJ, com a apresentação do espetáculo que já passou por quase todo o país e agora estará na programação CCBJ, pela plataforma Zoom (link liberado nas redes sociais CCBJ) e com transmissão direta para o Youtube CCBJ. Na sequência da apresentação, Isabel Mayara (jornalista e comunicação CCBJ) recebe para um bate-papo, o ator Richard Riguetti e a professora Ruth Cavalcante (educadora biocêntrica agraciada com a Medalha Paulo Freire). "Paulo Freire, o andarilho da Utopia", aparece em nosso espetáculo como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança. É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira, que nossa história começa. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido à fome, tal qual grande parte da população brasileira. Na Infância da juventude, outra fome lhe ocupa o tempo: as palavras. E ele as devora como se fossem pedaços de comida. Começa às 16 horas.
- SEXTA-FEIRA (24), às 14 horas - ROLÊ FREIREANO APRESENTA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “REGULUS” E OFICINA DE TEATRO - Compondo a programação da Semana Freiriana do CCBJ, será apresentada a contação de história "Regulus", seguida de uma oficina de vivência teatral, presencialmente, para as crianças da Associação Florzinhas de Madre Verônica. “Regulus” conta a história de um menino pequeno, mas de olhos largos que miram o horizonte, apaixonado pelo conhecimento, mas sobretudo pelas perguntas, o menino cresce e viaja em seu balão em busca de aprendizados e encontros. Pousando em diversos lugares, aprende sobre humildade, amor e educação. A história homenageia um dos maiores educadores que o mundo já viu, Paulo Freire!///ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA - PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIREANOS: APLICABILIDADE-O grupo de estudos Rolês Freireanos, em seu terceiro dia, apresenta a temática da aplicabilidade da vida e obra de Paulo Freire. A atividade é o terceiro encontro virtual do projeto Fortalecendo Redes, realizada pela Articulação Comunitária do CCBJ, que também acontece na plataforma virtual Google Meet.
- DOMINGO (26), às 14 horas - ROLOU NO ROLÊ FREIREANO: COMPILADO DAS AÇÕES DO EIXO DA EDUCAÇÃO SOCIAL CCBJ - Os educadores sociais do Centro Cultural Bom Jardim integram a programação do Rolê Freireano e em homenagem a um dos maiores mestres da Educação Brasileira, de 19 a 26 de setembro realizam a campanha nas escolas do território. A campanha aconteceu em Escolas e Associações Comunitárias do território do Grande Bom Jardim, e o que você vai assistir no domingo, nas redes sociais do CCBJ é um compilado de todas essas ações. Atividades educativas, meio ambiente, arte, e contação de história, compartilhando o saber para ser em coletivo.
SOBRE O CCBJ - O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária, vinculado à Secult-CE, gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). O equipamento cultural nasce da luta popular, em 2006, e mantém como diretriz o acesso e a democratização no campo das artes, das culturas e dos Direitos Humanos, atuando prioritariamente, no território do Grande Bom Jardim (GBJ), composto pelos bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira.
Atualmente, o CCBJ sustenta-se em três pilares de atuação:
- Fruição e Difusão por meio da Ação Cultural.
- Pesquisa, formação básica, técnica e extensiva em seis programas de atuação (Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Cultura de Digital e Acessibilidade) pela Escola de Cultura e Artes CCBJ.
- Atenção social, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), que atua nos eixos:
- Educação Social.
- Cultura e Infância.
- Articulação Comunitária.
- Psicologia Comunitária.
- Assistência Social.
Comentários
Postar um comentário