A programação de espetáculos de artistas e companhias cearenses da 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par Em Par termina neste domingo (22 de agosto) com sessões às 18 e 21 horas.
As apresentações são transmitidas ao vivo no canal da Bienal no YouTube. No dia seguinte de cada espetáculo é disponibilizada no canal uma edição em realidade virtual.
Domingo - A programação de encerramento da Bienal, neste domingo (22), começa às 18 horas com “Prelúdios para danças caboclas” da Cia Balé Baião. Uma “dança contemporAncestral” que evoca tempos, histórias, entidades de ontem e hoje, guerrilhas de resistência frente à tirania do domínio branco, eurocêntrico e racista.
A sessão das 21 horas terá dois espetáculos. O primeiro é “Corpos Embarcados”, com a Companhia Barlavento, fruto de um projeto de pesquisa e criação a partir das memórias do Fandango Cearense, dança dramática do ciclo marítimo, que narra, em seu enredo, as aventuras e conflitos de uma embarcação.
Na sequência, para encerrar a programação da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par Em Par, o Grupo Miraíra traz para o público o espetáculo “Povoado”, composto de quadros do último espetáculo do grupo de nome “Pátria Grande”. Povoado define a aldeia, a demarcação de território, de um lugarejo para as danças populares.
Sexta - Na sexta-feira (20), o público conferiu o espetáculo “Canil” do bailarino Edmar Cândido. A escrita corporal de Canil é permeada por uma sensorialidade imagética, descrita nas entrelinhas do movimento, num beco escuro à meia luz. Canil é uma proposição que integra o projeto “Um corpo sob suspeita”, idealizado no Laboratório de Dança Porto Iracema das Artes 2016.
Conferiu também Zé Viana Junior apresenta “CorpoCatimbó”. É um ritual cênico de encontro que espiraliza as presenças e nos convida a demandar nossos desejos na fumaça catimbozeira de medicina ancestral, potencializando a ciência do Catimbó no seu rito performativo de desenvolvimento artístico-espiritual. Com pesquisa, criação e performance de Zé Viana Junior, o espetáculo mestria, orientação e performance de Pai Mesquita de Ogum.
Sábado - Neste sábado (21), a Bienal de Dança De Par Em Par levou ao palco “Felizes para Sempre”, um espetáculo cênico com técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, desenvolvido por Clarissa Costa e Jhon Morais. De forma bem-humorada, eles tecem um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor.
Silvia Moura e Ricardo Guilherme unem suas artes em “Se Ela Dança, Eu Canto”, que foi às 21 horas. O espetáculo é cheio de improvisação a partir de pautas temáticas, letras de músicas e outros textos literários ou jornalísticos, constituindo uma obra de múltiplas possibilidades de abordagem e forma.
Bienal - A VII Bienal de Dança / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte. Toda a programação da Bienal é gratuita.
Comentários
Postar um comentário