O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) confirmou, nesta terça-feira (31 de agosto), que o Programa de Carteira de Motorista Popular, conhecido como CNH Popular, será retomado com a oferta de 20 mil carteiras para a população cearense. Anúncio foi feito durante conversa semanal com a população pelas redes sociais.
- Nos próximos dias, vamos lançar o novo Programa de Carteira (de Motorista) Popular. Desta vez, eu vou dobrar: 20 mil carteiras populares serão autorizadas em breve aqui no Ceará”, garantiu Camilo Santana.
Criado em 2009, o Programa possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais vigentes. Até o momento, 139 mil pessoas foram habilitadas por meio da iniciativa.
Combate às Fake News - Durante a live, o governador fez críticas ao mecanismo de produção de notícias falsas que desrespeita agentes públicos e desinforma a população.
- As pessoas precisam fazer oposição com seriedade, respeito e verdade. Todo dia essas mesmas pessoas estão provocando fake news nas redes sociais. Aqui eu quero mandar um recado a eles, que são os mesmos de sempre. Isso não afeta a mim, vocês prejudicam a população do Ceará, com desinformação, mentira e ódio. Os cearenses saberão julgar cada um de vocês por essas medidas tão intolerantes, desrespeitosas e anti-democráticas que vocês têm apregoado ao longo desses anos”.
A resposta ao desrespeito é verdade e trabalho, declarou Camilo Santana.
- É importante as pessoas, quando receberem uma notícia, checarem se é verdadeira e saber qual é a fonte. Saibam que eu sempre estarei aqui, fazendo a minha live, esclarecendo as pessoas, com seriedade e respeito”.
Vale Gás Social - Ao responder um internauta sobre a volta do Vale Gás Social, o gestor confirmou que o benefício será transformado em política pública permanente após aprovação na Assembleia Legislativa. “A Assembleia deverá votar nesta semana, e nós vamos construir o decreto e estabelecer os critérios, conforme a lei prevê. Serão três entregas por ano à população mais vulnerável do Ceará”.
Vacinação contra a Covid-19 - Outro destaque da conversa foi a lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e já sancionada pelo chefe do Executivo, que estabelece sanções administrativas aos servidores e empregados públicos estaduais que se recusarem a tomar vacina contra Covid-19 sem a devida justificativa médica. As medidas poderão ir desde advertência, suspensão até exoneração do serviço público.
Vacinômetro - No Ceará, até domingo (29 de agosto), mais de 7,62 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 5,22 milhões em D1 e 2,24 milhões em Dose 2 (D2). Mais de 156 mil pessoas receberam a Dose Única (DU) da Janssen. Com isso, o Estado já ultrapassou a marca de 55% da população vacinada com, pelo menos, uma dose. Quase 26% dos cearenses já estão com o processo de imunização concluído.
Esporte - As cidades de Antonina do Norte, Assaré e Tejuçuoca receberam areninhas nessa segunda-feira (30). Até o momento, 224 equipamentos foram entregues pelo Governo do Ceará. Todos os 184 municípios terão esse tipo de equipamento, alguns até dois, três ou quatro, a depender do tamanho de cada cidade cearense.
Arena Romeirão - Camilo Santana destacou, que a Arena do Romeirão, quando inaugurada, será um importante equipamento para o futebol cearense e brasileiro.
- Nós vamos ter mais opção, que será o de Juazeiro do Norte, para poder receber jogos nacionais em um estádio de grande porte que vai ter autorização da Confederação Brasileira de Futebol-CBF”.
Avanços para a Educação - No bate-papo, Camilo Santana enfatizou a importância do Pacto pela Aprendizagem lançado pelo Governo do Ceará na quarta-feira, 26 de agosto. A pactuação tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de Pandemia da Covid-19.
- Vimos a necessidade de construirmos uma grande pactuação com poder público municipal, estadual, sociedade civil, estudantes e familiares, para que a gente possa acelerar e fazer um grande momento de recuperação dessas perdas que nós tivemos ao longo desse um ano e meio de Pandemia no Ceará e no Brasil”, disse.
A iniciativa será executada em 2020 e 2021, beneficiando 910.445 estudantes do 1° ao 9° do ensino fundamental da rede pública. O Estado vai investir R$ 130 milhões.
Investimentos - O gestor informou ao público da live que vistoriou, nessa segunda-feira (30), as obras do Hospital Universitário do Ceará, Estação das Artes e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Além disso, sobrevoou outras obras na Capital, como a do Centro Gastronômico da Sabiaguaba.
As obras representam o investimento que o Estado tem feito para garantir desenvolvimento e mais empregos. “Para vocês terem uma ideia, não só a importância da obra, em termos de emprego diretos e indiretos. Só nessa obra do Hospital chega de 800 a mil empregos, que é uma das maiores obras em execução no Ceará”, justificou Camilo Santana.
Bondinho de Ubajara- O governador explicou que o Bondinho de Ubajara aguarda licença de operação para ser inaugurado. “Como lá é uma unidade de conservação federal, do ICMBio, que é o Instituto Chico Mendes, a gente está aguardando essa licença para inaugurar”.
Recuperação de Estradas - O Governo do Ceará segue recuperando as estradas estaduais, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Doze trechos já foram concluídos (117 quilômetros) e outros 16 (cerca de 400 quilômetros) estão com intervenções e melhorias em andamento. No total, serão 2 mil quilômetros de CEs recuperados em todo o Estado.
- Não é tapar buraco, é tirar o asfalto e fazer um novo”, afirmou Camilo Santana.
O WhatsApp das Estradas é um canal aberto da SOP para que o cidadão compartilhe informações sobre a situação dos mais de 8 mil quilômetros de rodovias estaduais: (85) 98404-9800.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.
Comentários
Postar um comentário