Celebrando o Dia do Vaqueiro, neste domingo (22 de agosto), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), abre o Ciclo 'Mestras e Mestres da Cultura do Ceará: Memória, Tradição e Identidade', uma homenagem a essas matrizes da Cultura Popular, a partir de uma incursão pelo acervo do MCC.
Entre domingo (22) e terça-feira (31 de agosto), ações educativas, pesquisas e produções audiovisuais e entrevistas serão lançadas nos Canais de Comunicação do Dragão e do Museu. Inéditos, os conteúdos foram gravados agora em agosto de 2021.
Abrindo a programação, neste domingo (22), às 17 horas, no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), o MCC iniciará a Exposição Mestras e Mestres da Cultura-Acervo Mcc com o vídeo Dina Martins-Parte 1, que traz um registro da Mestra da Cultura falando sobre a cultura dos vaqueiros, as articulações políticas e a defesa desta importante tradição para cultura cearense e brasileira.
É a vaqueira Dina Martins, que encerra a programação em 31 de agosto, com a segunda parte do episódio, onde fala sobre o Sertão, a Paisagem, a Cultura do Couro e, principalmente, sobre sua vida vaqueira.
Ao longo dos próximos dias, Mestras e Mestres da Região do Cariri, nomes como José Maurício dos Santos, Françuli, Maria de Lourdes Cândido e Espedito Seleiro, também serão homenageados com conteúdos informativos e audiovisuais que trazem relatos de suas vivências e reflexões sobre tradição, o popular e a contemporaneidade.
Na segunda (23), terça (24) e segunda-feira (30 de agosto), o Museu realiza novas edições virtuais do Programa Museu vai à Escola (online), ações formativas direcionadas para professores e educadores, que serão ministradas pelos mestres Dina Martins e Espedito Seleiro e pelo professor convidado Titus Riedl. O acesso é gratuito e livre, mediante inscrição prévia.
O Ciclo - O Programa de Atividades busca revisitar, por diferentes perspectivas e plataformas, os diferentes saberes, tradições, materiais, ancestralidade, dessas matrizes da Cultura Brasileira.
As produções dialogam ainda com 'Vaqueiros', exposição de longa duração que foi renovada e que, em breve, será reaberta ao público com protocolos.
Estruturadas a partir da pesquisa e investigação do acervo do Museu da Cultura Cearense, as ações serão desdobradas em ocupações virtuais e presenciais que terão continuidade ao longo deste ano e em 2022.
PROGRAMAÇÃO
Domingo (22 de agosto)
- 18 horas - Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc - vídeo "Dina Martins-Parte 1" (fotos Bitu Cassundé). No YouTube do Dragão.
Segunda (23)
- 18 horas - Museu vai à Escola (online), com a vaqueira e mestra Dina Martins. Em plataforma fechada para inscritos. Inscrições: bit.ly/MVE_dinamartins.
- 18 horas - Museu vai à Escola (online), com o mestre Espedito Seleiro (fotos Filipe Alves). Em plataforma fechada para inscritos. Inscrições: bit.ly/MVE_ espeditoseleiro.
- 18 horas - Exposição Mestras e Mestres da Cultura-Acervo Mcc - vídeo com os Mestres José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira-Françuli (foto Filipe Akves). No YouTube do Dragão.
Sábado (28)
- 18 horas - Exposição Mestras e Mestres da Cultura-Acervo Mcc - vídeo com os Mestres José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira-Françuli. No YouTube do Dragão. Postagens sobre Maria de Lourdes Cândido. No Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar).
Domingo (29)
- 18 horas - Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc - vídeo com o mestre Espedito Seleiro. No Youtube do Dragão.
Segunda (30)
- 18 horas - Museu vai à Escola (online), com o pesquisador Titus Riedl. Em plataforma fechada para inscritos. Inscrições: bit.ly/MVE_titusriedl.
Terça (31 de agosto)
- 18 horas - Exposição Mestras e Mestres da Cultura-Acervo Mcc, com o vídeo "Dina Martins-Parte 2". No YouTube do Dragão.
Serviço
- Mestras e Mestres da Cultura do Ceará: Memória, Tradição e Identidade.
- De domingo (22) a terça-feira (31 de agosto de 2021), às 18 horas.
- Exibição: Canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar)
- Acesso gratuito e livre.
Comentários
Postar um comentário