A Cultura Cearense perdeu, neste sábado (14 de agosto), na véspera de fazer 76 anos, a sabedoria da professora e maestrina Izaíra Silvino (fotos Felipe Abud).
Izaíra Silvino nasceu, em 15 de agosto de 1955. Ela assumiu a regência do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1981, há 40 anos, e iniciou o trabalho de valorização da Música Brasileira e o projeto de multiplicação de corais, fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de Música da UFC.
Musicista de muitas competências, Izaíra foi bandolinista desde a infância, cantora e compositora. Bacharel em Direito pela UFC, licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestre em Educação pela UFC, foi regente de vários corais e ultimamente comandava o Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).
- Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - Recebi com muito pesar a notícia da morte da professora e maestrina Izaíra Silvino, aos 75 anos. Ex-regente do coral da UFC, a musicista marcou época na história da cultura cearense como compositora, cantora, arranjadora, violinista, coralista e escritora. Deixo meu abraço a todos os familiares, amigos e admiradores de Izaíra Silvino".
- Professor Custódio Almeida - O Coral da UFC é famoso há muito tempo, desde a regência da professora Izaíra. Muitos regentes nasceram a partir disso, muitos corais nasceram a partir daqui".
- Cantora e irmã-filha Aparecida Silvino - Eu estou sem palavras…O sol da nossa vida foi dormir.. ali dos lados onde Deus está mais presente! Minha irmã-mãe, faria 76 anos amanhã (domingo, 15 de agosto)… eu estou tão sem chão…Não tou não… estou no ar, com as asas que você me deu…Na hora que soube da sua passagem peguei o celular pra ligar pra você , pra lhe avisar…Alguém precisa me avisar que ela já foi.. e lá onde ela está é um lugar de luz, pois a Luz a habita! Todos os palcos sempre serão você, minha Bibita mais amada! Todos os palcos! Para sempre! Nem se preocupe que eu aqui vou dando conta, um dia de cada vez.. cada um de nós..Do meu amor e gratidão você já sabe, mas eu torno a dizer e sempre direi! Você me firmou no mundo e me abriu horizontes que nunca se fecharão! Plantou em mim sementes que já são florestas de tão ricas…Ah se eu tivesse asas..Ah se tivessem brotando Izaíras por aí!!!Eu não ouso dizer que você cumpriu a sua missão, por que sua missão se cumpre em nós todos os dias! Cada ser que entra em contato com a gente recebe a sua luz! Meu silêncio é só agora, viu? A luta continua!!! Te amo! Te amo! Te amo! Te amamos!
- Cantor Ricardo Black - Siga em paz e na luz, querida! Sou só gratidão! Que Deus e Meishu-Sama iluminem o seu caminho".
- Jornalista Fernando Brito - Perdi, há pouco, uma das pessoas mais importantes da minha vida. Ela me ensinou o sentido de trabalhar em grupo e o principal: me ensinou a amar a Música, a amar cantar. Meu coração está destroçado. A tristeza toma conta de mim. Vá em paz, minha eterna mestra. Lá no alto, ao lado de Deus, regerá os anjos em belas canções pra afagar nossos corações. Te amarei pra sempre! Jamais te esquecerei! Do seu Fernando Antônio, como gostava de me chamar! Esse foi nosso último abraço que registrei. Uma abraço de amor, de mãezona. Doe demais perdê-la. Mas, sei que está ao lado do Senhor num palco eterno e cheio de luz. Te amarei para sempre, minha mestra querida Izaíra Silvino".
- Professor Francisco Djacyr Sousa - Uma perda para a Música Cearense e para nossa Cultura...Um grande ícone da nossa cultura...é tristeza mas seu legado sempre foi e é pura alegria".
- Jornalista Juracy Mendonça - Passando para externar sentimento de tristeza e pesar pela passagem da minha querida prima, a renomada maestrina Izaíra Silvino. Uma guerreira, incansável, sempre com um sorriso nos lábios, uma vida inteira a serviço da arte e da cultura cearense. Hoje, com certeza, o céu está ganhando mais uma grande estrela!!
- Jornalista e atriz Lana Soraya - Acabei de saber da partida da nossa querida Izaíra Silvino...Tô ainda impactada com a notícia...mas é preciso dizer que pessoas como a Izaíra não partem...Ficam eternas em nós! Brilha, brilha estrelinha... Que tempos difíceis".
- Jornalista Lauriberto Braga - Entrevistei muitas vezes Izaíra Silvino para a Rádio Universitária de Fortaleza FM 107.9. Sempre atenciosa e dedicada pelo Coral da UFC. Em cada entrevista uma aula de Cultura.
- Professor Babi Fonteles - 15 de agosto de 2021. Izaíra Silvina, minha amiga-pássaro, bateu asas, levando sua voz de rouxinol e seu coração de beija-flor. Neste feriado de Nossa Senhora da Assunção de Fortaleza, o Ceará silencia para reverenciar nossa "sereia dourada", que nos brindou durante toda sua vida com seus talentos singulares, entre os quais, o de fazer amigos e amigas. Impossível conter as lágrimas e não sentir a orfandade que sua partida evoca. Por sorte, temos sua música a nos acalentar e confortar. UM BREVE ADEUS(Penélope Malveira)E eu vou seguirTecendo sonhosabrindo caminhosCompondo cançõesAs melodias me levamCantei, fiz cantarPlantei, colhiAmei, viviAinda sou meninaAlegre, risonhaFeliz, sonhadoraAgora serena... em pazUm coral de pássaros me segueE não digo adeusAté breve, até mais(Escrito em homenagem a Izaíra Silvino, após a notícia de sua partida, 14 de agosto de 0221, às 17h45)
Comentários
Postar um comentário