O Fortaleza doou 17 unidades do capacete de respiração assistida Elmo para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcântara, recebeu o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, os 17 Elmos, na sede da ESP/CE (fotos Daniel Araújo).
Os capacetes foram comprados pelo clube a partir dos valores arrecadados na campanha Fo²rtaleza. A iniciativa, lançada em abril de 2021, incluiu a venda de camisetas promocionais e outros tipos de doações feitas pelos torcedores e parceiros da equipe.
O superintendente da ESP/CE enfatizou a importância da ação e o engajamento da sociedade na causa solidária.
- Isso mostra que a sociedade entende e sabe o que fazer quando a iniciativa público-privada sinaliza a direção. Se essas iniciativas demonstram o caminho, a sociedade também se junta e forma-se uma corrente solidária. Essa corrente é o que traz benefícios e riqueza para a sociedade”, afirmou o gestor Marcelo Alcântara.
Marcelo Paz falou da iniciativa e do poder de mobilização e apoio das pessoas que somaram com a campanha.
- Através dessa ação genuinamente cearense, pela criação do Elmo, a gente entendeu que poderia usar a nossa força do Marketing e a força do nosso torcedor para ajudar em nível de solidariedade. Conseguimos um valor que gerou doação, gerou capacetes e, certamente, fez a diferença na vida de muitas pessoas”, disse Marcelo Paz.
Durante a visita, Marcelo Paz conheceu as instalações do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e o ElmoLab, espaço reservado exclusivamente para a realização dos treinamentos e capacitações no uso do capacete de respiração assistida.
Ao todo, a ESP/CE já realizou o treinamento de mais de 1.200 profissionais de saúde em todo o Brasil, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos. Além das capacitações presenciais, realizadas na ESP/CE, a instituição, por meio do seu Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), desenvolve treinamentos de habilidades do capacete Elmo à distância, com suporte online.
As instruções para manejo do dispositivo são realizadas no Centro de Simulação Realística e repassadas em tempo real, com espaço para interação dos profissionais treinados.
Doações - No contexto da segunda onda da Covid-19 e a exemplo do Fortaleza Esporte Clube, diversas empresas, entidades e pessoas físicas têm realizado campanhas para doação de capacetes Elmo à Sesa.
Até o momento, 2.392 unidades do dispositivo foram repassadas para a pasta. Com os equipamentos disponíveis, a Secretaria faz a distribuição do capacete para unidades da Rede Pública de Saúde de Fortaleza e do Interior do Estado. As informações sobre como as doações podem ser feitas estão disponíveis no site do Elmo (sus.ce.gov.br/elmo/).
Parceria - O capacete Elmo foi criado a partir de um trabalho de cooperação do Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.
Estácio - A Arena Universitária, evento sediado no Shopping Iguatemi Fortaleza até terça (3 de agosto), tem sido um grande sucesso de visitação para quem vislumbra planejar o futuro profissional, entendendo melhor como funciona cada segmento, as tendências do mercado de trabalho, além de orientações acerca das tantas possibilidades de cursos superiores.
O Centro Universitário Estácio do Ceará está devidamente inserido no projeto promovido pela Open Mall Desenvolvimento Comercial em Shopping, com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), e trouxe uma novidade que tem tudo a ver com o atual momento que o mundo está passando.
No sábado passado (24 de julho), foi apresentado ao público o Capacete Elmo, dispositivo elaborado por cearenses e que está sendo de extrema importância no enfrentamento à Pandemia da Covid-19 em todo o País.
As demonstrações reais de funcionamento e do manuseio prático do equipamento hospitalar serão feitas pelo doutor Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e ex-aluno da Estácio (fotos Fellipe Málaga), com o auxílio de um ator que representará um paciente necessitando do uso do capacete, simulando o atendimento realizado nas Unidades de Saúde do Estado em pacientes com agravamento do caso clínico devido ao Novo Coronavírus.
Para Rackel Viana, gestora da unidade Via Corpvs, o conhecimento precisa transcender os muros da universidade e ganhar expansão, chegando à sociedade como um todo.
- A Estácio sempre enxerga além das fronteiras acadêmicas, por isso estamos trazendo o ensino à Arena Universitária, para que todos possam prestigiar e, quem sabe, ter uma identificação. Queremos atrair olhares curiosos, atenções, despertar habilidades, descobrir vocações. É a universidade indo ao encontro do público”, detalha Rackel Viana.
A apresentação do dispositivo fez parte da Semana da Saúde Estácio destinando um dia específico para cursos voltados à área (Psicologia, Farmácia, Educação Física, Estética e Odontologia).
O evento - Com a finalidade do desenvolvimento e a divulgação de produtos voltados para a educação, cursos e crescimento profissional em diversas áreas, a Arena Universitária estimula os alunos em sua formação, inovação e novas habilidades. Em um único movimento, reúne interesse e produção de sinergia, fomentando o segmento educacional e o surgimento de novas possibilidades e estímulos para a Educação no Norte/Nordeste.
Comentários
Postar um comentário