Alguns dos mais talentosos artistas do País se reunirão em uma espécie de "ringue lírico" para a grande decisão nacional do Red Bull FrancaMente neste final de semana. Uma das principais batalhas de rimas do Brasil, o evento contará com 16 finalistas, de diferentes Estados, em busca do título da competição.
No comando da decisão e da transmissão, fortes referências do rap: Kamau, Mamuti e Carol Anchieta; e um júri de peso: Clara Lima, Max B.O. e Slim, que decidirão quem será o grande vencedor desta edição. Com transmissão ao vivo por meio do canal oficial do evento no YouTube, neste domingo (18 de julho), o público poderá acompanhar todos os duelos a partir das 17 horas.
Um dos representantes de Fortaleza na busca pelo título nacional é o MCharles, que batia cartão nos shoppings da capital cearense para apreciar os artistas que cantavam rap, funk e batalhavam por lá, e logo começou a praticar e participar das primeiras batalhas. Já FTZ começou a batalhar ainda adolescente.
- O maior impacto da minha arte é saber que algo que me salvou agora está salvando outras pessoas", conta. Em 2018, ele foi campeão da Liga Cearense de MC's, o que o fez acreditar ainda mais em seu potencial e perceber que pode realizar todos os seus sonhos. Tonhão sempre ouvia rap pelas ruas de Fortaleza, mas a primeira vez que ele soube o que era aquilo foi quando o pai, que vendia DVDs na cidade, trouxe um do Gabriel, o Pensador pra casa. "Meu pai era muito fã, tanto que meu nome é Anthony Gabriel", conta. Daí para as batalhas foi um passo, e foi nelas que o MC se sentiu pertencente a um lugar pela primeira vez.
Os três cearenses enfrentarão artistas de Norte a Sul do Brasil, que representam Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Os finalistas se destacaram, inicialmente, diante de mais de 300 MCs de todo o País que se inscreveram na disputa e, posteriormente, chamaram a atenção dos jurados durante a Seletiva Nacional do evento, que também contou com transmissão ao vivo e reuniu digitalmente um engajado público de mais de 6 mil pessoas simultâneas. Agora, os finalistas duelarão entre si e apenas um se consagrará como o grande campeão do torneio.
- Pelas seletivas, pudemos ver que o nível geral de competitividade foi bem bacana. Para a final, acredito que os MCs devem ter em mente quatro pilares: conteúdo (o que se fala), técnica (como se fala), musicalidade (flow), performance (entrega/presença de palco). Não adianta ser mestre em um dos fundamentos se não desenrolar nos outros também. É necessário equilíbrio para ser um artista completo”, conta Mamuti.
E MAIS: Confira, no canal do Red Bull FrancaMente, no YouTube, os melhores momentos das batalhas na Seletiva Nacional
Adaptada com exclusividade à língua portuguesa, a competição chega à segunda edição no Brasil e foi inspirada no Red Bull Batalla, evento expoente do rap no mundo que promove batalhas entre países de língua espanhola, e que já reuniu um público de mais de 14 mil pessoas. Neste ano, a versão nacional do evento trouxe novidades ao público brasileiro, como um formato mais digital e a criação de um aplicativo exclusivo, que funciona como uma rede social dos rappers e possibilita que artistas de diferentes localidades se conectem, interajam e, claro, batalhem.
O Red Bull FrancaMente conta com a parceria da TuneCore, distribuidora de músicas oficial do evento, e também com apoio da Secretaria da Juventude da Prefeitura de Fortaleza.
SERVIÇO
- Red Bull FrancaMente - Final Nacional
- Domingo (18 de julho), a partir das 17 horas.
- Transmissão ao vivo por meio do link: www.youtube.com/RedBullFrancaMente
- Ingresso: Gratuito
- De onde nasceu o Red Bull FrancaMente: O Red Bull Batalla é o maior evento de rap do mundo e acontece em países de língua hispânica. Ao longo de suas 14 edições, criou uma engajada comunidade ao redor do mundo, reunindo público de mais de 14 mil pessoas em um único ano, e revelou nomes como Aczino, mexicano tetracampeão nacional do evento e o único a vencer uma final nacional fora de seu país e Rapder, atual campeão internacional, que também tornou-se referência no México. O evento ainda inspirou batalhas adaptadas ao idioma local em outros países, como Japão, França, Rússia e também o Brasil - que este ano estende o Red Bull FrancaMente à Portugal, onde os lusitanos se reunirão, no mesmo formato, para disputar no segundo semestre do ano.
Comentários
Postar um comentário