Pular para o conteúdo principal

Mulheres vítimas de estelionato afetivo devem buscar o Nudem

O amor que deveria sarar, mas provocou feridas maiores. E.M.S, 53, estilista e arquiteta, encontrava-se numa situação de profunda dor após terminar um relacionamento de nove anos após uma tragédia que deixou o noivo tetraplégico. Vulnerável emocionalmente, ela se viu envolvida pela amizade de um estrangeiro, que conheceu em 2012. Mostrando-se amoroso e bastante apaixonado, ele veio ao Brasil visitá-la e iniciaram o namoro. “Parecia a companhia perfeita para que eu saísse daquela situação emocional”, relata.

Passado pouco mais de um ano de relacionamento, o namorado começou a manifestar seu interesse em morar no Brasil para se casar com ela e ajudá-la em seus negócios. Casados em 2014, passaram a viver juntos em Fortaleza e, a partir daí, as coisas mudaram. Ela conta que o marido mudou de atitude logo que se tornou sócio de suas empresas, passando a controlar seus bens e sua liberdade, afastando-lhe dos amigos, família e colocando-a sob uma circunstância de cárcere privado.

Ela era mais uma vítima de violência patrimonial e estelionato afetivo. “Ele tinha posse de tudo que eu tinha. Ele fez empréstimos bancários, fazia contas e pegava meus documentos, me levava e me obrigava a assinar, quando era necessário minha assinatura. Enfim, ele manipulou as coisas de modo a tomar tudo o que eu tinha. Ele fez uso do que eu tinha, trocando por investimentos que ele fazia em bancos, pegou dinheiro em troca dos objetos… Foi tudo usado por ele para se apoderar dos valores financeiros”, explana.

O estelionato afetivo se configura a partir de relações de caráter emocional e amoroso, cuja definição tem origem no artigo 171 do Código Penal, que define o estelionato propriamente dito: uma das partes tem a intenção de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício, ardil ou qualquer meio fraudulento”.

A defensora pública da 1ª Defensoria do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria (NUDEM), Ana Kelly detalha que “o estelionato afetivo tem características bem peculiares”. É considerado como crime pelo Código de Processo Penal, mas está envolvido dentro de uma relação de afeto, uma relação de confiança, onde a vítima (na maioria das vezes, uma mulher) consente porque está sofrendo uma violência patrimonial e psicológica. A mulher está totalmente dominada, manipulada por aquele agressor. E, por conta dessa manipulação, ela confia cegamente naquele agressor ou está acuada para responder, o que acaba, na prática, em comprometimentos que estão além da sua capacidade financeira para satisfazer o outro”, explica a defensora.

Ana Kelly pontua que é uma situação muito difícil para mulher que está inserida neste ciclo de violência psicológica e patrimonial, se perceber como vítima, o que só acontece muitas vezes quando o relacionamento se finda ou então quando ela já está com muitas dívidas. “Muitas vezes a mulher mesmo se reconhecendo como vítima, tem uma dificuldade muito grande de ir buscar ajuda, de pedir socorro, porque ela tem vergonha de ter se permitido estar naquela condição. Nenhuma mulher precisa ter vergonha, ela tem que buscar ajuda e estamos aqui para isso”, sublinha.

Foi isto que E. fez. Após alguns meses na situação de cárcere privado, ela conseguiu se libertar e pedir ajuda. Sofrendo de um grave trauma psicológico e emocional, passou um tempo com sua família, em Recife, enquanto o companheiro continuava seus negócios sem qualquer tipo de empecilho. “Até conseguir me libertar disso foi preciso muito tempo e muito tratamento. Esta situação ainda mexe muito comigo. Depois de um ano que eu fugi de casa, consegui dar entrada nos processos para reaver meus bens, obter o divórcio… Eu tinha medo dele, fiquei sem nada, sem dinheiro, sem emprego, sem o contato com as pessoas que eu conhecia. Tinha vergonha das pessoas, tudo foi muito difícil”, expõe.

Ela explica que moveu seis processos jurídicos contra o ex-companheiro, viabilizados depois de receber orientação no Nudem da Defensoria Pública. Até o momento, ela teve êxito apenas no processo de divórcio, mas requereu na Justiça uma ação por danos morais, queixas por crime de violência doméstica e um processo para dissolução da sociedade, entre outros. Com dívidas acumuladas no seu nome, ela ainda luta, só que na justiça, para reaver bens, dignidade e responsabilizar o ex-marido.

Supervisora do NUDEM, a defensora pública Jeritza Lopes ressalta o papel da Defensoria no momento em que a vítima precisa ingressar com ações judiciais cabíveis para tentar conseguir reaver sua vida e salienta que é necessário que se traga provas do crime de estelionato cometido pelo companheiro. “São muito importantes as provas, seja por aplicativo de mensagens, de voz e também até das pessoas próximas que reconhecem essa situação. Essa é uma das violências mais complexas, primeiro porque elas não têm consciência de que são capazes de ingressar na justiça com uma ação de danos materiais e danos morais. As vítimas não têm esse conhecimento e quando elas nos procuram, elas não têm nenhum meio de prova, a não ser a palavra dela”, alerta Jeritza.

Segundo a defensora, este crime ainda pode ser cometido por outras relações de afeto que não só o marido/companheiro. Filhos com mães, afilhados com tias, netos com avós também podem usar a relação afetiva para extorquir e usar o nome da pessoa indevidamente, usando chantagem para fazer empréstimos. Dentro do processo, a defensora explica que a princípio é necessário que se verifique se a dívida foi feita em benefício de ambos ou em benefício próprio. Como se trata de uma teoria nova, quem tem entendimentos diversos no judiciário, todas as provas são importantes.

O caminho é buscar a Defensoria munida de todas as provas possíveis para que alcance êxito nesta ação. “Nós vamos realizar o atendimento, entender a situação, orientar e acolhê-la. É importante este passo rumo a libertação deste tipo de violência porque ela dilacera não só o emocional, como toda a vida da pessoa profissional e financeira. Além da documentação pessoal dela, fotos, comprovantes desta relação, testemunhas, mensagens de texto, tudo é válido para tentar provar a situação da violência a que ela estava submetida”, explica. 

O Nudem defende os direitos das mulheres contra todo tipo de violência, assegurando sua integridade no âmbito físico, moral e psicológico através da assistência jurídica gratuita e equânime.

Leia também:




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF