Pular para o conteúdo principal



Ministro destaca importância da oferta hídrica para a reduzir desigualdades regionais

O ministro Rogério Marinho participou, na noite dessa segunda-feira (21 de junho), de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. Durante o evento, voltado à apresentação das ações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para os próximos dois anos, Marinho destacou que o acesso à água é o motor para estimular o crescimento econômico e social de regiões menos desenvolvidas do País.


- Somos o Ministério das Águas. O eixo é a busca do enfrentamento às desigualdades regionais e a busca pela melhoria de vida das cidades brasileiras e das suas populações. E a água é o vetor que nos une, nas diversas áreas de atuação do MDR", afirmou Marinho.

Um exemplo dado pelo titular do MDR é o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que vai beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas no semiárido nos estados do Ceará, Paraíba Pernambuco e Rio Grande do Norte - sendo que parte delas já têm acesso às águas do ‘Velho Chico’. O empreendimento já recebeu R$ 12,6 bilhões em investimentos federais, sendo que R$ 2,54 bilhões foram aportados desde 2019 nos Eixos Leste e Norte, além do Ramal e da Adutora do Agreste.

Para Marinho, o projeto é a maior expressão da redução das desigualdades regionais. 

- Este é um projeto do Estado brasileiro, fundamental nesse esforço de enfrentar a desigualdade regional, porque a segurança hídrica propiciada pela oferta da água de qualidade e com regularidade permite que se estabeleça o que eu chamo de pacto civilizatório", apontou. "Porque é a água que permite que as populações tenham acesso a uma saúde de qualidade, à diminuição da mortalidade infantil, à instalação do comércio e da indústria, que geram emprego, renda e oportunidade, agricultura irrigada. Todo um processo civilizatório se estabelece com a oferta de água. Vários países do mundo enfrentaram essa questão com um grande pacto nacional e é isso que tem sido feito por este governo", reforçou o ministro.

Saneamento Básico - Rogério Marinho também falou sobre o impacto positivo que a universalização dos serviços de saneamento básico terá para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ele lembrou que a aprovação do Marco Legal do Saneamento, no ano passado, possibilitará que 99% dos brasileiros tenham acesso a água tratada e 90%, a coleta e tratamento de esgoto até 2033.

- A universalização do saneamento básico até 2033 é um enorme desafio. Mais da metade da população ainda não tem tratamento de esgoto. O Marco Legal será muito importante para atingirmos esse objetivo, porque vai permitir um volume de investimentos na infraestrutura de saneamento que o Poder Público demoraria 100 anos para aportar", disse, referindo-se a recursos obtidos por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Habitação - No setor de habitação, Rogério Marinho destacou a implementação do Programa Casa Verde e Amarela. A iniciativa tem como foco o enfrentamento às diversas vertentes do déficit habitacional no País, atualmente estimado em 5,9 milhões de moradias. Para tanto, estão sendo desenvolvidas ações de produção de novas residências, redução de juros para o financiamento habitacional, regularização fundiária, melhoria de infraestrutura de imóveis, apoio a estudos para a implementação de aluguel social, estímulo à modernização do setor da construção e à inovação tecnológica, além da implementação de seguros para obras contratadas. A previsão, segundo o ministro, é que 3,5 milhões de famílias sejam beneficiadas pelo Casa Verde e Amarela nos próximos três anos.

Marinho também citou que foram entregues as chaves da casa própria para 422 mil famílias em 2020 - uma média de 1,1 moradias por dia. Desse total, 57,2 residências foram concedidas a famílias de baixa renda. Outro dado relevante apresentado pelo ministro do Desenvolvimento Regional foi a retomada da construção de 30 mil unidades habitacionais no ano passado.

- O setor habitacional é importantíssimo para a geração de emprego e renda e faz girar a economia. Mas o impacto que ele tem para as famílias que são atendidas por esse programa é gigantesco, pois dá melhores condições de vida e permite que elas tenham um lar", destacou Marinho.

Durante a apresentação, Rogério Marinho também detalhou ações propostas pelo MDR nas áreas de mobilidade e desenvolvimento urbano e de proteção e defesa civil.

Desenvolvimento da Amazônia - Também presente ao debate, a superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Louise Caroline Campos Löw, abordou a produção do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA). Ela reforçou a aderência do programa à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o estímulo a cadeias produtivas consolidadas na região.

- Nosso foco é na dinamização das cadeias produtivas para a geração de emprego e renda na região. Com isso, vamos promover um desenvolvimento includente e sustentável para o povo da Amazônia", reforçou.

Também participaram do encontro virtual:
  • Senadores Fernando Collor (foto Roque de Sá) e Lasier Martins.
  • Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Romildo Carneiro Rolim.
  • Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Flavio Amary.
  • Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...

Morre jornalista Laerte Bezerra

Colunista Salete Araújo : Notícia triste! Jornalista Antônio Laerte Bezerra de Menezes Soares faleceu, na última noite de 2024 (31/12). O velório acontece, no Complexo Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688-Aldeota-Fortaleza-Ceará), a partir das 14 horas com missa de corpo presente às 15 horas e encerrando às 17 horas desta quarta-feira (1/1/2025). Nossos sentimentos aos familiares e amigos, em especial aos filhos Ednice e Laerte Filho. Laerte Bezerra foi casado com dona Francinete Bezerra de Menezes". Laerte Bezerra  foi editor de Política do jornal Tribuna do Ceará, apresentou programas políticos na  Ceará Rádio Clube (Mat utino Pre 9), Rádio Cidade, Rádio Assunção, Rádio Dragão do Mar e na TV Educativa (atual TV Ceará-Canal 5). Foi assessor de imprensa da Polícia Militar do comandante coronel Luna, no Governo Gonzaga Mota. Era membro do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará e foi do Comitêde Imprensa e TV da CMFOR. Nasceu em 13 de fevereiro de 1939. M...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...

Morre jornalista Laerte Bezerra

Colunista Salete Araújo : Notícia triste! Jornalista Antônio Laerte Bezerra de Menezes Soares faleceu, na última noite de 2024 (31/12). O velório acontece, no Complexo Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688-Aldeota-Fortaleza-Ceará), a partir das 14 horas com missa de corpo presente às 15 horas e encerrando às 17 horas desta quarta-feira (1/1/2025). Nossos sentimentos aos familiares e amigos, em especial aos filhos Ednice e Laerte Filho. Laerte Bezerra foi casado com dona Francinete Bezerra de Menezes". Laerte Bezerra  foi editor de Política do jornal Tribuna do Ceará, apresentou programas políticos na  Ceará Rádio Clube (Mat utino Pre 9), Rádio Cidade, Rádio Assunção, Rádio Dragão do Mar e na TV Educativa (atual TV Ceará-Canal 5). Foi assessor de imprensa da Polícia Militar do comandante coronel Luna, no Governo Gonzaga Mota. Era membro do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará e foi do Comitêde Imprensa e TV da CMFOR. Nasceu em 13 de fevereiro de 1939. M...