O Theatro José de Alencar (TJA) recebe o Webnário “Conecta SET Brasil” nesta sexta-feira (28 de maio), às 19 horas, com transmissão pelo canal do YouTube do equipamento.
Com mediação de Rachel Gadelha, presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), a roda de conversa será sobre o tema “Políticas Públicas Culturais e Gestão de Espaços Cênicos”, e contará com as presenças de Claudia Leitão (CE), Fabiano Piúba (CE) e Márcio Meirelles (BA). O webnário é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar - FATJA.
Sobre os convidados
Sobre os convidados
- Claudia Leitão - Mestra em Sociologia Jurídica pela USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). Foi a primeira gestora da Secretaria da Economia Criativa (Sec) do MinC, além de secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006). Dirigiu o Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020). É professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e sócia da Tempo de Hermes - Plataforma Colaborativa de Cultura, Turismo e Economia Criativa.
- Fabiano Piúba - Atual secretário da Cultura do Estado do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC. Foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
- Márcio Meirelles - Começa a fazer teatro universitário em 1972. Cria o grupo Avelãz y Avestruz (1976) e o Bando de Teatro Olodum (1990). É titulado Cavaleiro da Ordem do Mérito da Bahia (1990). Em 1994 lidera a reforma e revitalização do Teatro Vila Velha. Foi Secretário de Cultura do Estado da Bahia (2007/2011). Em 2011 reassume a direção do Vila Velha e cria a universidade LIVRE, em 2013. Em 2018, presidente da Sociedade Teatro dos Novos, retoma as atividades artísticas da Companhia Teatro dos Novos. Em 2019 recebe a Comenda 2 de Julho, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ao todo, já encenou mais de 100 peças.
- Rachel Gadelha - Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É gestora e produtora cultural com extensa atuação no campo da cultura no Estado. Hoje na presidência do Instituto Dragão do Mar (IDM), soma sua experiência como Diretora de Articulação Institucional do IDM à outras no campo das políticas públicas culturais no Ceará. Esteve à frente da gestão do Cineteatro São Luiz (2015-2021), participou do Conselho Municipal de Políticas Culturais e atua como parecerista em diversos editais e seleções públicas de projetos e programações vinculados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).
- Conecta SET Brasil: Webnário “Políticas Públicas Culturais e Gestão de Espaços Cênicos”
- Sexta-feira (28 de maio), às 19 horas
- YouTube do TJA.
Márcio Meirelles (foto Ananda Ikishima) |
Rachel Gadelha (foto Guilherme Silva) |
Mestra Cláudia Leitão |
Secretário Fabiano Piúba |
Comentários
Postar um comentário