Com a pandemia sintomas como azia, dor no estômago, diarreia, prisão de ventre podem ter ganhado ainda mais força. Isso acontece pela relação entre nosso sistema digestivo e nossas emoções.
Pesquisadores da Aalto University, na Finlândia, confirmaram que sentimentos comuns como a alegria, a raiva, o medo e a ansiedade influenciam no funcionamento de vários órgãos, em especial, Estômago e Intestino.
Durante a pandemia de Covid 19 esses sentimentos estão ainda mais conflitantes e a flor da pele. Por isso, devemos ficar atentos a nossa saúde como um todo.
Neste sábado (29 de maio), Dia Mundial da Saúde Digestiva, a Organização Mundial de Gastroenterologia deseja orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
Para a gastroenterologista, Ana Márcia Feitosa, as doenças gástricas estão, normalmente, ligadas a hábitos alimentares inadequados, falta de exercícios físicos, tabagismo, história familiar, associação com outras doenças e o estresse, a falta de cuidado com a saúde mental.
A melhor forma de prevenir agravamentos é o diagnóstico precoce. Ao sentir sintomas como dores frequentes no estômago, diarreia, alteração nas fezes é fundamental procurar o gastroenterologista.
O que também devemos fazer a nosso favor é manter uma alimentação rica em frutas e verduras, especialmente frutas cítricas, diminuir a ingestão de carne vermelha, reduzir o sal, evitar álcool e alimentos processados, praticar atividades físicas e ter momentos de relax e lazer.
Com informações da especialista doutora Ana Márcia Feitosa – gastroenterologista.
Comentários
Postar um comentário