Uma explosão (foto reprodução O Povo) na fábrica de White Martins na esquina da Avenida Francisco Sá com Rua Padre Anchieta, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, feriu seis pessoas no final da manhã deste sábado (24 de abril).
Um funcionário foi em estado grave para o Instituto José Frota (IJF). Outros cinco foram recebidos na Emergência do IJF. Quatro já receberam alta. Dois ficaram internados. Segundo a nota do IJF os três primeiros acolhidos têm 19, 43 e 45 anos de idade.
Camilo Santana - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) lamenta a explosão:
- Lamento muito o fato ocorrido esta manhã, em Fortaleza, da explosão na Empresa White Martins, que faz o fornecimento de Oxigênio. Momentos após a explosão, nossos profissionais dos Bombeiros, Samu e policiais estiveram no local para o socorro das vítimas e isolamento da área. Nossa equipe da Secretaria da Saúde também acompanha a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de Saúde. Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas".
José Sarto - A explosão chegou a atingir casas vizinhas à White Martins e carros, que tiveram vidraças e vidros quebrados. O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) esteve no local vistoriando as casas atingidas.
- Pessoal, passando aqui para tranquilizar os fortalezenses, pois conversamos com representantes da White Martins e eles nos asseguraram que, neste momento, o abastecimento de oxigênio nas nossas unidades hospitalares não será afetado. Aproveito para agradecer às equipes de Saúde do IJF e também a todos os trabalhadores do Samu, em nome da médica Gabriela Melo, com quem conversei no local. Com sete ambulâncias e duas motolâncias, nossos profissionais prontamente atenderam a ocorrência, garantindo com agilidade os primeiros socorros aos feridos. Estive no Instituto Doutor José Frota (IJF) acompanhando o atendimento das três vítimas do acidente. Os pacientes, de 19, 43 e 45 anos de idade, seguem estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem", postou José Sarto na tarde deste sábado, no Twitter.
Interditado - Os Bombeiros estão no local, que foi interditado.
José Sarto anunciou a interdição da fábrica por meio da Defesa Civil de Fortaleza:
- Pessoal, em decorrência da explosão na empresa White Martins, a Defesa Civil de Fortaleza interditou o estabelecimento na avenida Francisco Sá neste sábado (24). Edificações no entorno afetadas pela ocorrência também estão sendo vistoriadas pelos agentes. A orientação é que a população siga as instruções e utilize apenas os desvios indicados pelos agentes de trânsito da AMC, que estão no local dando o apoio necessário. O bloqueio vai permanecer até que o Corpo de Bombeiros libere o acesso à área com segurança. Equipes de Infraestrutura e de Conservação da Secretaria Regional 1 também estão realizando limpeza em toda a região afetada".
Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT) - Fomos surpreendidos na manhã de hoje (24) com a explosão na unidade da empresa White Martins, uma das responsáveis pelo fornecimento de oxigênio na nossa cidade. Quero prestar solidariedade a todas as pessoas afetadas por esse fato, em especial às famílias das vítimas. Como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, lamentamos esse ocorrido e, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, vamos acompanhar essa situação para que a Capital não sofra com qualquer desabastecimento na rede hospitalar neste momento tão crítico da pandemia".
- Todos os eventos de segurança e lesões são evitáveis;
- Segurança, Saúde e Meio Ambiente é uma responsabilidade da liderança da operação;
- Somos responsáveis pela nossa própria segurança e pela segurança dos que estão no nosso entorno;
- Nossos funcionários e contratados são obrigados a interromper um trabalho ou se recusar a executá-lo, se não puder ser executado com segurança;
- Todos os eventos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente devem ser relatados para que aprendizados sejam obtidos;
- Nosso comprometimento e nossos esforços em segurança produzirão resultados;
- Agir com segurança é uma condição de empregabilidade para nossos funcionários e da manutenção do contrato com fornecedores.
Comentários
Postar um comentário