Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, comemorado em 2 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia (SMECT) realiza a I Semana de Conscientização sobre Autismo. Entre segunda (5) e sexta-feira (9 de abril), o Canal de YouTube do SMECT, serão debatidos diariamente temas como Saúde Emocional e Cases Pedagógicos voltados para os Autistas.
Para a coordenadora da Educação Especial de Caucaia, Ana Mara Melo, a Semana de Conscientização do Autismo servirá para “apresentar à sociedade e comunidade escolar o quanto temos feito e quanto podemos fazer para qualificar cada vez mais o processo de Inclusão das pessoas com TEA/Autismo em Caucaia”, espera Ana Mara.
Saiba mais - Antes conhecido apenas como Autismo, a partir de 2013 a condição recebeu uma nova nomenclatura, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Vale lembrar que autismo não é considerado uma doença, por isso não tem cura. Ele é caracterizado como um transtorno resultado de uma série de alterações nas funções cerebrais.
Desde 2002 a Prefeitura de Caucaia, junto com a Secretaria de Educação, por meio da Supervisão de Educação Especial-SEE, realiza várias ações voltadas para este público. Entre elas:
- Ampliação de salas de Atendimento Educacional Especializado-AEE, professores qualificados, estruturadas em todas regiões do Município.
- Dois Núcleos com Atendimento multiprofissional: Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado-NAPE, localizado na Sede e Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Caucaia-NAEESC, na Jurema.
- Palestras com mais variados temas inerentes às questões inclusivistas.
- Foram realizados dois concursos, em 2002 e 2009, com oferta de vagas para professores da Educação Especial.
Programação
- Segunda-feira (5), de 9 horas às 11 horas. Abertura Oficial. Apresentação e acolhida. Professores Emília Pessoa, Elaine Lima, Leonel Santos e Ana Mara Melo. Palestra. Tema: Conhecendo o Autismo. Convidadas: Gerlane Muniz (Neuropsicopedagoga e Terapeuta ABA). Mediadora: Professora Maria do Socorro Moraes.
- Terça-feira (6), de 14 horas às 15h30. Mesa Redonda - Tema: Vamos conversar? A importância do cuidado com a família dos estudantes com TEA/ Autismo no ensino remoto. Convidados: Thiago Falcão (NAPE), Elivania Magalhães (NAEESC) e Monique Joelma Souza (NAEESC). Mediadora: Professora Maria do Socorro Moraes.
- Quarta-feira (7), de 9 horas às 10h30 - Compartilhamento de experiência. Tema: ONG Espaço azul: conhecendo o trabalho para pessoas com TEA/Autismo Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes. Convidados: Cleudane Holanda (ONG Projeto Espaço Azul), Jailson Marques.
- Quinta-feira (8), de 9 horas às 10h30 - Compartilhamento de experiência. Tema: Da FUNPEM ao Centro de Atendimento Educacional Danilo Sá Magalhães: percurso histórico. Convidada: Emília Soares (FUNPEM). Mediadora: Professora Maria do Socorro Moraes.///14 às 15h30 - Compartilhamento de experiência. Cotolengo: História, conquistas e desafios no trabalho com as pessoas com TEA/Autismo.Convidados: Padre Ademar José dos Santos, Dirciane Sales, Elizabete Cruz (Cotolengo). Mediadora: Professora Maria do Socorro Moraes.
- Sexta-feira (9), de 9 horas às 10h30 - Palestra. Tema: O professor do AEE e o professor da Sala Comum no processo de inclusão do estudante com TEA/Autismo. Convidado: Professora mestre Domingos Sávio Araújo Chaves (CREAECE). Mediadora: Professora Maria do Socorro Moraes.
YouTube da Secretaria de Educação: clique aqui
Comentários
Postar um comentário