Com o objetivo de armazenar Vacinas e Medicamentos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) triplicou a capacidade da Rede de Frio.
Atualmente com 26 metros cúbicos, o espaço faz parte do planejamento integrado, com a finalidade de garantir o Armazenamento de Imunobiológicos recebidos da instância estadual para utilização nas Salas de Imunização e Pontos de Vacinação.
Antes da Vacinação contra o Coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já contava com uma Rede de Frio de 12 metros cúbicos, ligada à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coaf). O novo local possui duas câmaras, uma com 18 metros cúbicos apenas para Vacinas e outra de oito metros cúbicos para Medicamentos.
A Rede de Frio segue uma série de Protocolos e Normas, instituídos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Conforme o PNI, as Redes devem possuir Câmaras Frias Positivas (dois a oito graus Celsius) para o armazenamento das Vacinas CoronaVac e Astrazeneca, utilizadas na Imunização dos Grupos Prioritários em Fortaleza.
Depois que as Vacinas são repassadas pelo Governo do Estado para Fortaleza, os profissionais da Rede são responsáveis pela carga e descarga dos Imunobiológicos e distribuição aos Pontos de Vacinação ativos. Nestes locais, as Vacinas ficam armazenadas em caixas térmicas com termômetros para verificação constante da temperatura, que pode ser mantida estável por até cinco horas.
Comentários
Postar um comentário