- O Blog do Lauriberto traz o 13 de março na História do Ceará, conforme o Arquivo Nirez.
- 1845 - Assume a Chefia da Polícia Joaquim José da Cruz Secco.
- 1878 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, equivalente hoje a Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, o desembargador Antônio Sabino do Monte.
- 1902 - Publicada, em Fortaleza, a revista Restauração, órgão monárquico dirigido por Guilherme Abreu.
- 1903 - Morre, em Fortaleza, o médico Venâncio Ferreira Lima, que trabalhava na Santa Casa de Misericórdia e na Câmara Municipal.
- 1904 - Publicado na cidade de Maranguape o jornalzinho intitulado A Flauta.
- 1925 - Incêndio no Boulevard Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 683 (numeração antiga), devorando a Fábrica de Redes Iracema, da firma Melo & Nogueira, de Casimiro de Melo e Benjamin Nogueira, matando duas pessoas.
- 1940 - São inumados em Fortaleza, os despojos mortuários do desembargador José Moreira da Rocha, ex-presidente do Estado e ex-deputado estadual, falecido no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1934.
- 1942 - Criada a Paróquia de Santa Luzia, na Aldeota. A Igreja de Santa Luzia fica na Rua João Cordeiro, 679 - Praia de Iracema.
- 1943 - Chega a Fortaleza, em avião do Serviço Especial de Mobilização dos Trabalhadores para a Amazônia-SEMTA, o ministro do trabalho, Marcondes Filho, sendo recebido no aeroporto do Pici pelo interventor federal Francisco de Menezes Pimentel.
- 1953 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador José de Sousa Prata, em substituição ao tenente coronel aviador Manoel Rogério de Sousa Coelho (Manoel de Sousa Coelho).
- 1956 - Toma posse no Rio de Janeiro, na direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, em substituição a Lohengrin Meira de Vasconcelos Chaves. Em sua gestão deu-se o arrombamento do Açude Orós em 27 de abril de 1960.
- 1960 - Assume o novo pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, padre Alberto Nepomuceno de Oliveira.
- 1969 - Morre em Fortaleza, o jornalista e escritor Carlos Acioli de Sá. Nascera a nove de março de 1886.
- 1971 - Gravam depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), os componentes originais do conjunto Quatro Ases e Um Curinga, os irmãos Permínio de Pontes Medeiros, José de Pontes Medeiros e Evenor de Pontes Medeiros, Esdras Falcão Guimarães (Pijuca) e André Batista Vieira (Coringa ou Melé), no Excelsior Hotel.
- 1972 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Carlos Osvaldo Pêgo de Amorim Azevedo, em substituição a Luís Carlos Veiga do Amaral, do mesmo posto.
- 1975 - Às 10h30 são inauguradas as novas instalações do Banco Industrial do Ceará-BIC, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 775, onde funcionou o Banco dos Proprietários, que fora incorporado ao BIC.
- 1975 - Pelo Decreto 1.233 é criada a Universidade Estadual do Ceará-Uece que tem como mantenedora a Fundação Educacional do Estado do Ceará-Funeduce
- 1981 - Decretado o fechamento da Organização do Pequeno Brasileiro, que estava sob intervenção e inquérito.
- 1994 - Acontece a primeira implosão de um edifício em Fortaleza, na Avenida Presidente Kennedy (Avenida Beira Mar), com fundos para a Rua da Paz é implodido pela Construtora Desmonte e Implosão Ltda.-CDI, o edifício Jalcy Beira Mar, que fora construído em 1968 por Nasser Hissa Arquitetos Associados Ltda.
- 1994 - O superintendente de obras da Rede Sarah (Hospital Sarah Kubitschek), administrador Jurandi Fermon Ribeiro, vem a Fortaleza para supervisionar pessoalmente a construção do hospital, cujo prazo de entrega estava previsto para dezembro de 1995, juntamente com as unidades de São Luís, Salvador, Curitiba e Maceió. Anuncia que em abril as obras serão paralisadas por falta de verbas.
- 2006 - Surge em Fortaleza o Jornal Goleada “JG”, semanário que circula às segundas feira, com redação na Avenida Antônio Sales, 2772, sala 17, no Dionísio Torres tendo o Conselho Diretor formado por Wagner Lopes, Márcia Gonçalves e J. Felipe. A responsável pela editoria é a jornalista Brígia Amaro.
- 2006 - Sequestrado, no Centro de Fortaleza, o industrial Jaime Tomás de Aquino, que é liberado após quatro dias de cativeiro, em Pacatuba, após pagamento de resgate. Jaime Aquino fundou a Companhia Industrial de Óleos do Nordeste-Cione.
- 2008 - Toma posse, em solenidade iniciada às 18h30, na Academia Fortalezense de Letras-AFC, como titular da Cadeira 34, cujo patrono é Francisco de Paula Ney, Ubiratan Diniz Aguiar (Ubiratan Aguiar), sendo saudado pelo acadêmico João Soares Neto. A solenidade tem lugar na sede da Academia Cearense de Letras-ACL, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário,1.
- 2011 - Morre, em Fortaleza, no Hospital São Matheus, vítima de parada cardíaca, o locutor esportivo José Jaime Bezerra Rodrigues (Jaime Rodrigues), que militou na Radiofonia Cearense nas décadas de 1950 a 1970. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte. Jaime Rodrigues era nascido em Icó, em 12 de abril de 1927. Residia no Icó no Sítio Saco de São Pedro.
Comentários
Postar um comentário