Confira o 27 de março na História do Ceará, de acordo com o Arquivo Nirez:
1898 - Sai o primeiro número de O Rebate, jornal dirigido por Tibúrcio Rodrigues e José Martins, com Redação à Rua Major Facundo, 138 (antigo). Saíram apenas 22 números, sendo empastelado.
1912 - Chega a Fortaleza 49º Batalhão de Caçadores, procedente do Recife-PE, comandado pelo coronel Jesuíno de Albuquerque, com um efetivo de 679 praças e trazendo duas metralhadoras.
1926 - Sai o primeiro número do Dodge Jornal, órgão lítero-humorístico de propaganda da firma Camilo & Companhia, sob direção de Raimundo de Menezes.
1927 - Roubo ocorre, na Casa Avenida de onde são furtados também dinheiro e jóias de um mostruário de Krause & Cia.
1927 - São inauguradas duas bombas de gasolina da Standard Oil Company Of Brazil, ficando uma na esquina da Rua Major Facundo com Rua Pará e outra na Praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar).
1933 - O Decreto 960 determina o fim da venda de grãos por litro, passando a quilograma, determinando multas a quem desobedecer, obedecendo às normas da Lei 1.157. O Código da Prefeitura de Fortaleza, de três de agosto de 1865 já determinava o uso do sistema métrico decimal. Ainda hoje vendem litro de várias coisas não líquidas, desde o feijão verde até frutas como siriguela e cajá.
1937 - Inaugura-se a Casa Victor, de automóveis, caminhões, rádios, geladeiras, geradores, móveis, máquinas de escrever e de costurar, fonógrafos e discos, da firma Irmãos Pinto Ltda. que representava os produtos da RCA Victor e Frigidaire. Ficava na Rua Major Facundo, 346 com frente para a Rua Barão do Rio Branco, 871. Alberto dos Santos e os irmãos Júlia de Alencar Pinto, Meton de Alencar Pinto, Raimundo de Alencar Pinto, Danilo de Alencar Pinto e Fernando de Alencar Pinto se uniram e fundaram a firma Companhia Importadora de Máquinas e Acessórios Irmãos Pinto - Cimaipinto.
1948 - Morre, em São Paulo, Capital, após melindrosa operação, o poeta e padre Vicente Martins, cearense de Fortaleza nascido a 19 de julho de 1880.
1950 - Inaugurados, na área do porto do Mucuripe, modernos tanques para depósito de combustíveis, da Shell Mex.
1954 - Vem a lume a nova edição do Anuário do Ceará, obra de Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), que compreende dois grossos volumes, com mais de setecentas páginas e inúmeras gravuras com dados novos, atualizados e matéria inteiramente inédita e atraente.
1956 - Com bênção das instalações a cargo de Manuel Andrade Soares (frei Ambrósio Maria de Fortaleza), é inaugurado o Edifício Siqueira, localizado na Rua Guilherme Rocha entre a Rua Senador Pompeu e a Rua Barão do Rio Branco, obra pioneira no setor imobiliário, que marca em Fortaleza o início do sistema de condomínio, arrojada iniciativa do empresário José Alcy Siqueira. A obra foi confiada ao engenheiro Alberto Sá.
1956 - Inaugurada a Sapataria Ione, de propriedade de Raimundo Tomé de Aguiar, ex-gerente da Casa Clark. A nova loja de calçados fica localizada no Edifício Siqueira, inaugurado no mesmo dia pelo empreendedor imobiliário, José Alcy Siqueira, na Rua Guilherme Rocha.
1957 - Fundado o Maracatu Leão Coroado por José Pereira dos Santos e outros parceiros, em casa da Rua Gonçalves Dias, na atual Parquelândia.
1958 - Toma posse na presidência do Centro Médico Cearense o médico José Galba Araújo.
1963 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Cristóvão Peixoto de Holanda, que substitui o coronel do Exército Aloísio Brígido Borba.
1967 - A Biblioteca Pública do Estado inaugura sua nova sede, na Rua Franco Rabelo, 317, na Praça Cristo Redentor, o prédio da hoje Biblioteca Pública Menezes Pimentel, como parte das comemorações do centenário daquela instituição. Na verdade, a antiga Rua Franco Rabelo praticamente sumiu e hoje existe a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste). Os arquitetos foram Aírton Ibiapina Montenegro Júnior e Francisco Célio Falcão Queirós. O endereço hoje é Avenida Marechal Castelo Branco nº 255.
1967 - Inaugurado o Centro de Artes Visuais, depois com uma exposição individual do pintor Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica). Depois chamou-se Casa de Raimundo Cela, e ainda Casa de Cultura Raimundo Cela. Hoje reduziu-se ao Centro Cultural Raimundo Cela.
1968 - Inaugura-se o Mercado Público da Aerolândia, com antiga estrutura de ferro oriunda do Mercado de Ferro, da Praça Carolina, que dividiu-se, indo uma parte para a Aldeota (Pinhões) e outra para a Praça Paula Pessoa (São Sebastião), sendo que esta foi transferida para a Aerolândia.
1971 - Fundada em Fortaleza a Congregação São Vicente de Paulo, pelo arcebispo metropolitano dom José de Medeiros Delgado, nascendo assim a Paróquia de São Vicente de Paulo que tem à frente o vigário Antônio Souto Ribeiro da Silva.
1973 - Morre, aos 86 anos de idade, Euclydes Vasconcelos César (Euclides César), professor, funcionário aposentado do DCT, intelectual, maçom, fundador da Grande Loja do Ceará. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Era paraibano de Arêas. Tem seu nome em rua no Conjunto Vereda Atlântico.
1976 - O arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, é nomeado Cardeal, pelo Papa Paulo VI.
1976 - Sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, vitimado por colapso cardíaco, o ex-prefeito de Palmácia, Atanásio Perdigão Sampaio, líder político e comunitário do Maciço de Baturité. Radicado em Palmácia, onde foi subdelegado de polícia de 1934 a 1943 e Subprefeito, quando a Vila de Palmácia pertencia a Maranguape. Criado o município, foi eleito seu primeiro prefeito de 1958 a 1962, pelo Partido Social Democrata-PSD, com o apoio do deputado Almir Santos Pinto (Almir Pinto).
1978 - Inauguradas duas Delegacias de Polícia, o 13º Distrito Policial, em um prédio da Secretaria de Segurança Pública, na Praça Nossa Senhora da Assunção, na Cidade dos Funcionários e o 11º Distrito Policial no Bairro Pan-Americano.
1981 - A Rede Ferroviária Federal S.A no Ceará-RFFSA tem novo presidente. É empossado o engenheiro Francisco Roberto Sant’Ana, em substituição ao engenheiro Elzir de Alencar Araripe Cabral (Elzir Cabral) que passa a ser assessor.
1984 - Aberta a XIX Festa Anual da Árvore, enquanto a Prefeitura Municipal de Fortaleza distribui 10 mil mudas.
1989 - Chega em Fortaleza o presidenciável Mário Covas Júnior, do Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB.
2002 - Entregue ao público, após grande reforma, inclusive com cobertura para as torcidas, o Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), faltando apenas pequenos detalhes que deverão ser feitos nos próximos três meses.
2008 - Toma posse, na Cadeira 39, patroneada por Thomas Pompeu de Sousa Brasil, na Academia Cearense de Retórica, o advogado Hélio das Chagas Leitão (Hélio Leitão), que é saudado pelo consócio Ernando Uchoa Lima. A solenidade tem lugar na sede da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.
Comentários
Postar um comentário