A chuva de 69 milímetros neste sábado (13), em Juazeiro do Norte invadiu as obras da Arena Romeirão, inundando o Estádio. A chuva de Juazeiro alagou ruas e derrubou árvores.
Boletim da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) aponta as dez maiores chuvas neste sábado (13):
- Sede-Abaiara - 145 milímetros.
- Sede-Milagres - 96 mm.
- Sítio Macapá-Jati - 73,2 mm.
- Sítio Bonsucesso-Jardim - 70 mm.
- Sede-Juazeiro do Norte - 69 mm.
- Jamacaru-Missão Velha - 67 mm.
- Sede-Jati - 61 mm.
- Vila São Gonçalo-Marrocos-Juazeiro do Norte - 57 mm.
- Sede-Caririaçu - 50 mm.
- Novo Grangeiro-Granjeiro - 50 mm.
O Ceará segue com condições de chuvas mais concentradas na Faixa Litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba neste fim de semana. De acordo com análises realizadas na manhã deste sábado (13), as precipitações esperadas para tais regiões deverão ser isoladas, isto é, com tendência de abranger de 20 a 50% da área de cada região.
Em relação ao cenário apontado nesta sexta (12), somente o Cariri sofreu alteração nas condições de tempo devido à formação de áreas de instabilidade no oeste da Paraíba e que acabaram se deslocando em direção ao sul do Estado, onde se intensificou em virtude do relevo e de alta umidade disponível pela madrugada, passando de possibilidade para eventos de chuva. Deste modo, a macrorregião permanecerá com expectativa de mais acumulados entre a noite de hoje e a madrugada deste domingo
Quanto à nebulosidade ao longo destes dois dias, o Estado deverá permanecer com predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado.
Os acumulados esperados para a faixa litorânea (com exceção do Litoral Norte), em conformidade com o cenário apontado ontem, deverão se encontrar entre madrugada e manhã, tanto hoje como amanhã.
As atuais condições se dão, por exemplo, pela distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado. O principal sistema meteorológico indutor de chuva sobre o norte do Nordeste brasileiro neste período do ano deverá permanecer afastado – em torno da Linha do Equador – neste fim de semana. As precipitações que poderão ocorrer estão associadas à disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, formando áreas de instabilidade.
Com informações da Funceme.
Comentários
Postar um comentário